A Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul (SED-MS) receberá inscrições para o concurso público com 545 vagas para Professor de Educação básica.
Os profissionais contratados deverão ministrar aulas para os níveis Fundamental e Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa/Literatura, Artes, Biologia/Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira - Espanhol e Inglês, Matemática, Química e Sociologia.
Os profissionais contratados deverão ministrar aulas para os níveis Fundamental e Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa/Literatura, Artes, Biologia/Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira - Espanhol e Inglês, Matemática, Química e Sociologia.
O salário será composto pelo vencimento básico de R$ 994,44 e pelo Incentivo Financeiro de R$ 397,78, totalizando em R$ 1.392,22.
INSCRIÇÕES
Para concorrer, os interessados deverão se inscrever até o dia 14 de outubro, no site www.concurso.ms.gov.br, e pagar a taxa de R$ 126,88.
Ao inscrever-se o candidato deverá optar pelo município em que pretende atuar. As vagas estão distribuídas nas seguintes localidades:
· Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Bataiporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquirai, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jatei, Juti, Ladário, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porá, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selviria, Sete Quedas, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.
PROVAS
Esse concurso será composto de prova escrita objetiva, discursiva e análise de títulos.
A previsão é que as provas escritas sejam aplicadas no dia 13 de novembro, em locais e horários que serão confirmados posteriormente.
DOS PRÉ-REQUISITOS/ESCOLARIDADE:
Os pré-requisitos e a escolaridade por área de atuação/disciplina são os estabelecidos no quadro a seguir:
Cargo: Professor de Educação Básica nos níveis de Ensino Fundamental e/ou de Ensino Médio
Função: Docência
Disciplina | Pré-Requisitos/Escolaridade |
Artes | · Licenciatura Plena em Educação Artística; ou · Licenciatura Plena em Artes Visuais e Artes Plásticas |
Biologia/Ciências | · Licenciatura Plena em Ciências Biológicas; ou · Licenciatura Plena em Biologia; ou · Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Biologia |
Educação Física | · Licenciatura Plena em Educação Física |
Filosofia | · Licenciatura Plena em Filosofia |
Física | · Licenciatura Plena em Física; ou · Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Física |
Geografia | · Licenciatura Plena em Geografia |
História | · Licenciatura Plena em História |
Língua Estrangeira - Espanhol | · Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Estrangeira Espanhol |
Língua Estrangeira - Inglês | · Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Estrangeira Inglês |
Língua Portuguesa/ Literatura | · Licenciatura Plena em Letras; ou · Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Literatura |
Matemática | · Licenciatura Plena em Matemática; ou · Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática |
Química | · Licenciatura Plena em Química; ou · Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Química |
Sociologia | · Licenciatura Plena em Sociologia; ou · Licenciatura Plena em Ciências Sociais |
DAS VAGAS DESTINADAS AO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA, AO NEGRO OU AO ÍNDIO:
- Aos candidatos portadores de deficiência, aprovados no Concurso, será reservado o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas, conforme quantitativo indicado no anexo I e previsão expressa no item 1.10 deste Edital, desde que a deficiência seja compatível com o exercício das atribuições do cargo, observando-se os dispositivos constantes no Decreto Federal n. 3.298, de 20 de dezembro de 1999.
2.1.1 - Após a investidura do candidato, a deficiência não poderá ser arguida para justificar a concessão de readaptação ou de aposentadoria.
2.2 - Aos candidatos que, no momento da inscrição, se declararem negro ou índio, será reservada a cota de 10% (dez por cento) e de 3% (três por cento), respectivamente, das vagas oferecidas neste Concurso Público de Provas e Títulos - SAD/SED/2011, observado o quantitativo indicado no anexo I e previsão expressa no item 1.10 deste Edital, em conformidade com a Lei n. 3.594, de 10 de dezembro de 2008 e com a Lei n. 3.939, de 21 de julho de 2010.
2.3 - Na aplicação do percentual estabelecido nos itens 2.1 e 2.2 dever-se-á observar o estabelecido no Decreto n. 13.141, de 31 de março de 2011.
2.4 - Os candidatos portadores de deficiência, negros ou índios participarão do Concurso Público de Provas e Títulos - SAD/SED/2011 em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere a provas, conteúdos programáticos, critérios de avaliação e classificação, assim como à duração, ao horário e ao local de realização das provas, conforme o estabelecido em edital específico.
Para concorrer a uma das vagas o candidato negro ou índio deverá:
a) declarar-se negro ou índio no ato da inscrição;
b) realizar a inscrição via Internet, preencher a declaração disponível no site www.concurso.ms.gov.br e entregar pessoalmente ou encaminhar no endereço constante no subitem 2.5.1.
c) comparecer na entrevista na data e local previstos em edital específico.
2.10 - O candidato negro ou índio que não realizar a inscrição conforme as normas constantes neste Edital, que não comparecer na entrevista no prazo e local estabelecidos em edital próprio ou que não receber parecer conclusivo favorável da Comissão Especial, perderá o direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos optantes do programa de reserva de vagas, não podendo impetrar recurso dessa decisão.
2.11 - As vagas previstas nos itens 2.1 e 2.2 deste Edital, que não forem providas por falta de candidatos negros, índios ou portadores de deficiência, ou por reprovação no concurso, serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem de classificação.
- A Prova Escrita Objetiva integrará as matérias especificadas no quadro abaixo, com a pontuação mínima por matéria e no conjunto das matérias:
Código | Matérias | n. de Questões | Pontuação | |
Mínima por Matéria | Mínima no Conjunto das Matérias | |||
P1 | · Língua Portuguesa | 20 | 10 | 40 |
P2 | · Atualidade Brasileira | 10 | 5 | |
P3 | · Legislação e Concepções Pedagógicas | 20 | 10 | |
P4 | · Conhecimentos Específicos | 30 | 15 | |
Total | 80 |
A Prova de Títulos, de caráter classificatório, corresponderá ao total de 10 (dez) pontos, que serão somados à pontuação obtida na Prova Escrita. Os títulos serão aferidos observados os critérios, o valor correspondente em pontos e os limites dos pontos, conforme determinados no Quadro de Atribuição de Pontos, a seguir:
Quadro de Atribuição de Pontos para Avaliação de Títulos
Item | Títulos | Pontuação | |
Unitária | Máxima | ||
1 | Diploma ou certificado, devidamente registrado, de curso de pós-graduação em nível de doutorado na área da educação. | 2,5 | 2,5 |
2 | Diploma ou certificado, devidamente registrado, de curso de pós-graduação em nível de mestrado na área da educação. | 2,5 | 2,5 |
3 | Diploma ou certificado, devidamente registrado, de curso de pós-graduação, em nível de especialização, com carga horária mínima de 360 horas-aula, na área da educação. | 1,5 | 3,0 |
4 | Certificado de curso de capacitação ou treinamento relacionado à área da disciplina a que concorre para atuação, expedido por instituição oficialmente reconhecida, com carga horária igual ou superior a 40 horas/aula, com data de realização a partir de 2006. | 1,0 | 2,0 |
Total | 10,0 |
QUANTITATIVO DE VAGAS POR ÁREA DE ATUAÇÃO E POR MUNICÍPIO DE OPÇÃO
Cargo: PROFESSOR - (NOS NÍVEIS DE ENSINO FUNDAMENTAL E/OU ENSINO MÉDIO)
Função: DOCÊNCIA
Disciplinas Município | A R T E S | B I O L O G I A / C I Ê N C I A S | E D. F Í S I C A | F I L O S O F I A | F Í S I C A | G E O G R AF I A | H I S T Ó R I A | L Í N G U A E S T R A N G E I R A (E S P A N H O L) | L Í N G U A E S T R A N G E I R A (I N G L Ê S) | M A T E M Á T I C A | L Í N G U A P O R T U G U E S A / L I T E R A T U R A | Q U Í M I C A | S O C I O L O G I A |
Água Clara | 1 | 1 | 2 | 1 | |||||||||
Alcinópolis | 1 | ||||||||||||
Amambai | 1 | 1 | 1 | 1 | |||||||||
Anastácio | 1 | 1 | |||||||||||
Anaurilândia | 1 | 1 | 1 | ||||||||||
Angélica | 1 | 1 | 1 | ||||||||||
Antônio João | 1 | 1 | |||||||||||
Aparecida do Taboado | 1 | ||||||||||||
Aquidauana | 1 | 1 | 1 | 2 | |||||||||
Aral Moreira | 1 | 1 | 1 | ||||||||||
Bandeirantes | 1 | 1 | |||||||||||
Bataguassu | 1 | 1 | 2 | 1 | |||||||||
Bataiporã | 1 | 1 | |||||||||||
Bela Vista | 1 | 1 | 1 | 3 | 1 | 1 | |||||||
Bodoquena | 1 | 1 | 1 | ||||||||||
Bonito | 1 | 1 | 1 | 1 | 2 | 1 | 1 | ||||||
Brasilândia | 1 | 1 | |||||||||||
Caarapó | 1 | 1 | 4 | 1 | 1 | ||||||||
Camapuã | 1 | 1 | 1 | ||||||||||
Campo Grande | 2 | 6 | 2 | 45 | 5 | 5 | 5 | 55 | 7 | 30 | |||
Caracol | 1 | 1 | |||||||||||
Cassilândia | 1 | 1 | |||||||||||
Chapadão do Sul | 1 | 1 | 2 | 1 | 1 | ||||||||
Coronel Sapucaia | 1 | 1 | 1 | ||||||||||
Corumbá | 1 | 1 | 3 | 1 | 2 | 1 | |||||||
Costa Rica | 1 | 2 | 3 | 1 | |||||||||
Coxim | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 3 | 3 | 1 | |||||
Deodápolis | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 2 | 1 | ||||||
Dois Irmãos do Buriti | 3 | 1 | 1 | ||||||||||
Dourados | 1 | 3 | 1 | 13 | 2 | 12 | 7 | 1 | |||||
Eldorado | 1 | 1 | 1 | 1 | |||||||||
Fátima do Sul | 1 | 1 | |||||||||||
Figueirão | 1 | ||||||||||||
Glória de Dourados | 1 | ||||||||||||
Guia Lopes da Laguna | 1 | 1 | 2 | 1 | 1 | ||||||||
Iguatemi | 1 | 1 | 3 | 1 | |||||||||
Itaporã | 2 | 1 | 1 | 1 | 2 | 1 | 1 | ||||||
Itaquirai | 2 | 1 | |||||||||||
Ivinhema | 1 | 1 | 2 | 1 | 3 | 1 | |||||||
Japorã | 1 | ||||||||||||
Jaraguari | 1 | 1 | |||||||||||
Jardim | 1 | 1 | 1 | 1 | 2 | 1 | |||||||
Jatei | 1 | ||||||||||||
Juti | 1 | ||||||||||||
Ladário | 1 | 1 | 1 | ||||||||||
Maracaju | 1 | 1 | 1 | 3 | 1 | 1 | |||||||
Miranda | 1 | 1 | 1 | 1 | 3 | 1 | |||||||
Mundo Novo | 1 | 1 | 1 | ||||||||||
Naviraí | 2 | 1 | 1 | ||||||||||
Nioaque | 1 | 1 | |||||||||||
Nova Alvorada do Sul | 1 | 1 | |||||||||||
Nova Andradina | 1 | 1 | 3 | 1 | 1 | 2 | 6 | 2 | 2 | ||||
Paranaíba | 1 | 1 | 2 | 1 | 2 | 1 | 1 | ||||||
Paranhos | 1 | 2 | 2 | 1 | 1 | 3 | 1 | ||||||
Pedro Gomes | 1 | 1 | |||||||||||
Ponta Porá | 1 | 6 | 2 | 3 | 6 | 5 | 3 | 1 | 14 | 3 | 3 | ||
Ribas do Rio Pardo | 1 | 1 | 1 | ||||||||||
Rio Brilhante | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 2 | 1 | ||||||
Rio Negro | 1 | ||||||||||||
Rio Verde de MT | 1 | 1 | 1 | 1 | |||||||||
Santa Rita do Pardo | 1 | ||||||||||||
São Gabriel do Oeste | 1 | 1 | 1 | ||||||||||
Selviria | 1 | ||||||||||||
Sete Quedas | 1 | 1 | |||||||||||
Sidrolândia | 1 | 1 | 1 | ||||||||||
Sonora | 1 | ||||||||||||
Tacuru | 1 | ||||||||||||
Terenos | 1 | ||||||||||||
Três Lagoas | 1 | 1 | 2 | 1 | 1 | 8 | 1 | 2 | |||||
Vicentina | 1 | 1 |
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA DISCURSIVA
Critérios | Itens de Avaliação | Pontuação |
1) Aspectos Formais | - Linguagem: domínio da norma culta da modalidade escrita da língua portuguesa (grau de formalidade; adequação à situação comunicativa); - Pontuação. - Ortografia (acentuação gráfica, hífen, emprego de letras, divisão silábica). - Concordância; regência, colocação. - Morfossintaxe; - Adequação do vocabulário. | 30,00 |
2) Aspectos textuais | - Adequação ao tema proposto e ao tipo de texto solicitado; - Estruturação dos parágrafos (unidade lógica e coerência das ideias entre as partes do texto) | 30,00 |
3) Aspectos discursivos | - Coerência interna e externa; - Coesão textual; - Argumentação; - Concisão e clareza das ideias; - Adequação semântico-pragmática. | 40,00 |
Total | 100,00 |
ANEXO III
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I - CONTEÚDOS COMUNS A TODOS OS CANDIDATOS
A - LÍNGUA PORTUGUESA
Fonologia: sons e letras; ortoepia e prosódia; divisão silábica; acentuação gráfica, ortografia. Reforma ortográfica de 2009. Morfologia: estrutura das palavras; formação de palavras; classes de palavras: forma e função. Sintaxe: (a) analítica: período simples; período composto; (b) das relações: concordância, regência e colocação. Crase. Pontuação. Semântica: denotação, conotação; sinonímia e antonímia; campo semântico, hiponímia, hiperonímia, polissemia; ambiguidade. Estilística: linguagem figurada; figuras de linguagem. Textualidade: coesão, coerência. Variação linguística. Compreensão e interpretação de textos.
B - ATUALIDADE BRASILEIRA
Tópicos relevantes e atuais dos acontecimentos da realidade brasileira nas áreas social, econômica, saúde, educação, segurança, política, meio ambiente e habitação.
C - LEGISLAÇÃO E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
Pedagogia e Educação: conceitos e concepções. Tendências pedagógicas: tradicional, escolanovista, tecnicista. Relação escola e sociedade. Currículo: conceitos e concepções. Planejamento de ensino: conceitos e tipos. Avaliação da aprendizagem: conceitos e modalidades (diagnóstica, somativa e formativa). Avaliação institucional: conceitos e tipos (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, Exame Nacional do Ensino Médio, Prova Brasil, Provinha Brasil). Projeto Político-Pedagógico (PPP): conceitos, fundamentos teóricos, itens para construção do PPP. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (e suas atualizações). A organização da educação nacional e estadual, conforme a legislação em vigor: Princípios e fins da educação nacional; Educação Básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; Objetivos do ensino fundamental; Finalidades do ensino médio; Níveis, etapas e modalidades de ensino; Organização do currículo do ensino fundamental e do ensino médio: base nacional comum e parte diversificada. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990: Direitos fundamentais da criança e do adolescente; Do Direito à educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer ( Capítulo IV, Art.53 a 59); Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho (Art.60 a 69).
II - CONTEÚDOS ESPECÍFICOS POR DISCIPLINA
LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA
Linguagem: comunicação e interação. Linguagem verbal e não verbal; língua, códigos; variação linguística; uso da norma padrão culta e adequação da linguagem; gêneros textuais; texto, discurso, contexto e intertexto; análise linguística e suas inter-relações. Fonologia: sons e letras; ortoepia e prosódia; divisão silábica; acentuação gráfica, ortografia. Reforma ortográfica de 2009. Morfologia: estrutura das palavras; formação de palavras; classes de palavras: forma e função. Sintaxe: (a) analítica: período simples; período composto; (b) das relações: concordância, regência e colocação. Crase. Pontuação. Semântica: denotação, conotação; sinonímia e antonímia; campo semântico, hiponímia, hiperonímia, polissemia; ambiguidade. Estilística: linguagem figurada; figuras de linguagem. Textualidade: coesão, coerência. Variação linguística. Compreensão e interpretação de textos.
Literatura: Tendências contemporâneas do ensino de literatura: letramento literário; linguagem literária e não literária; metrificação e versificação; Gêneros literários: dramático, épico e lírico. Análise literária (elementos da narrativa); Tipos de textos narrativos: conto, novela, romance, crônica; Estéticas literárias: contexto histórico, literário, principais autores, obras e características: trovadorismo; humanismo; renascimento; classicismo; quinhentismo; barroco; arcadismo, romantismo (poesia); romantismo (prosa); realismo; naturalismo; parnasianismo; simbolismo; pré-modernismo; a semana de arte moderna; modernismo: primeira, segunda e terceira fases; literatura brasileira contemporânea (Pós-modernismo); a produção da literatura sul-matogrossense; Manoel de Barros: principais obras e características.
LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS
Grammar: Verb Forms (affirmative/interrogative/negative): The present simple; the present continuous; the past simple; the past continuous; the present perfect; the present perfect continuous ; the past perfect; the future; the near future; the future continuous . Modals and auxiliary verbs. Phrasal Verbs. Used to/get used to/be used to. If clauses and other conditionals. The Infinitive and the "-ing" form. Reported Speech. Articles: indefinite and definite articles. Nouns: singular and plural; countable and uncountable nouns. Quantifiers: much, many, a lot, little, few etc. Pronouns: subjective and objective pronouns; demonstratives; reflexive and emphatic pronouns: indefinite pronouns; possessive pronouns. Adjectives: the use and position of adjectives; comparatives and superlatives; adjectives ending in "-ed" and "-ing"; possessive adjectives. Adverbs: of manner, of frequency, time and place; adverbs of degree; "too" and "enough". Prepositions and Prepositional Phrases. Prepositions/Linking words. Relative clauses: with "who, which, that"; "where, whose, what"; defining and non-defining relative clauses; clauses with "- ing" or a past participle; "with" in identifying phases. Word order. Vocabulary, antonyms, synonyms, false cognates, meanings, idioms, collocations, ambiguity. Pronunciation: vowel sounds, consonant sounds, "-ed sounds", plural sounds. The Reading Process: techniques and strategies. The Listening-Speaking Skills. Phonetic/phonological aspects of the language. Theory: National Curriculum Parameters; techniques and Principles in Language teaching; foreign language teaching methodologies and approaches; second language acquisition. The knowledge of the history of english language and the culture of english speaking countries.
LÍNGUA ESTRANGEIRA - ESPANHOL
Acentuación. Adjetivo. Adverbio. Apócope. Artículo. Colocación pronominal. Complemento Directo e Indirecto. Comprensión e Interpretación de texto. Conjunción. Demostrativo. El español y sus variedades. Expresiones idiomáticas. Falsos amigos. Fonética y Fonología. Género. Nombre. Número. Numeral. Ortografía oficial de la RAE (Real Academia Española). Posesivo. Preposición. Verbo: conjugación, tiempo y modo. Vocabulario. Adquisición/Aprendizaje de segundas lenguas y lenguas extranjeras. Análisis contrastivo. Análisis de errores. Fosilización. Interlengua. Los métodos de Enseñanza y Aprendizaje.
ARTES
Artes: Fundamentos da Linguagem Visual; História do Ensino das Artes no Brasil; Fundamentos Didáticos e Pedagógicos para o Ensino das Artes Visuais. Artes Visuais em Mato Grosso do Sul: Arte Rupestre em Mato Grosso do Sul; História das Artes Visuais em Mato Grosso do Sul; Arte Contemporânea em Mato Grosso do Sul; Manifestações da Cultura Popular em Mato Grosso do Sul. Artes Visuais no Brasil: Arte Rupestre no Brasil; Arte Indígena no Brasil; Arte Afro-Brasileira; Arte Colonial Brasileira: Maneirismo, Barroco, Rococó; Influência da Arte Européia no Brasil: Missão Artística Francesa, Neoclassicismo, Romantismo, Realismo/Naturalismo; Modernismo, Vanguardas e Arte Contemporânea no Brasil. História Internacional das Artes Visuais: Da Pré-História ao Século XV: Arte Rupestre, Arte Egípcia, Arte Mesopotâmica e Persa, Arte Grega, Arte Romana, Arte Bizantina, Arte Românica, Arte Gótica (Gótico Italiano, Gótico Flamengo); Séculos XV e XVI: Arte Renascentista (Renascença Italiana, Renascimento Veneziano, Alta Renascença, Renascimento Nórdico), Maneirismo; Séculos XVII e XVIII: Barroco, Arte Japonesa, Rococó, Neoclassicismo, Romantismo; Século XIX e XX: PréRafaelitas, Realismo, Impressionismo, Pós-Impressionismo, Simbolismo, Primitivismo, Art Nouveau, Fauvismo, Expressionismo Alemão, Cubismo, Surrealismo, Futurismo, Orfismo, Raionismo, Suprematismo, Construtivismo, Dadaismo, Expressionismo Abstrato, Abstracionismo, Pop Art, Arte Conceitual, Minimalismo; Arte Contemporânea; Música: História da Música Popular Brasileira; História da Música no Ocidente; O ensino da música na escola: aspectos históricos, filosóficos e pedagógicos; A música, a indústria cultural e a cultura de massa; O ensino das propriedades do som (altura, duração, intensidade e timbre); O desenvolvimento do aprendizado musical do aluno; Avaliação em música: objetivos, métodos e aplicação; Instrumentos musicais e suas famílias, grupos e formações instrumentais; O aprendizado musical em grupo; Métodos de musicalização; Teatro: Fundamentos históricos, filosóficos e psicopedagógicos do ensino de Teatro; Metodologias e procedimentos pedagógicos, recursos materiais e objetivos do ensino do Teatro na escola; A Importância do Teatro na Educação; O Ensino do Teatro no Contexto Escolar; Pressupostos metodológicos e atividades para o ensino do Teatro; História do ensino das artes no Brasil; Conhecimentos específicos de Teatro quanto: ao desenvolvimento infantil e a sua prática específica; Aspectos culturais e históricos do teatro universal e brasileiro, em seus vários períodos até os movimentos contemporâneos; O Teatro em Mato Grosso do Sul; Dança: A corporeidade enquanto construção social; A estética da Dança e da Educação; Arte Dança e Educação; A Dança em Mato Grosso do Sul; Aspectos históricos e culturais da Dança; Cultura popular brasileira e danças folclóricas; Dança: linguagem e comunicação; História da dança; Metodologia do ensino da Dança; O ensino da dança no contexto escolar; Pressupostos metodológicos e atividades para o ensino da dança.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Educação Física Escolar na Educação Básica e na formação de professores - objetivos e fundamentação teórica; Principais características das Abordagens Pedagógicas da Educação Física; História da Educação Física no Brasil e as principais tendências que a influenciaram; Conhecimentos de natureza Atitudinal, Conceitual e Procedimental nos Conteúdos para aulas de Educação Física; Dimensões sociais do Esporte (participação, rendimento e educacional) funções e características; Pedagogia do Esporte; Definição de Jogo, relações e implicações na Educação e na Educação Física; Dança na escola - princípios e objetivos; Regras Oficiais dos Esportes nas modalidades de futsal, voleibol, basquetebol, handebol, tênis de mesa, dama e xadrez.
MATEMÁTICA
Teoria dos conjuntos (relações de pertinência e inclusão - operações com conjuntos); Conjuntos numéricos (operações com números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais); Potenciação e radiciação em R; Produtos notáveis; Fatoração; Porcentagem; Lógica matemática (lógica argumentativa, conectivos lógicos, lógica dedutiva); Grandezas direta e inversamente proporcionais; Regra de três simples e composta; Equações algébricas de 1° e 2° graus; Sistema decimal de numeração; Sistemas de unidades; Funções: definição e classificação; Composição de funções; Inversão de funções; Funções do 1° grau; Funções do 2° grau; Equações e inequações de 1° e 2° graus; Funções modulares; Equações e inequações modulares; Funções exponenciais; Equações e inequações exponenciais; Logaritmos (definição e propriedades); Logaritmos decimais (característica e mantissa de um logaritmo decimal); Funções logarítmicas; Equações e inequações logarítmicas; Composição de funções; Inversão de funções; Progressões aritméticas; Progressões geométricas; Tratamento da informação (organização, interpretação e resolução de situações problema); Medidas de posição (médias aritméticas simples e ponderada, moda, mediana); Medidas de dispersão (desvio absoluto médio, variância, desvio padrão); Matrizes (definição e operações); Determinantes (de 2ª e 3ª ordens - Teoremas de Laplace, Chió e Binet - Propriedades dos determianantes); Inversão de matrizes; Equações matriciais; Resolução de sistemas de equações lineares (escalonamento de sistemas lineares, regra de Cramer); Discussão de sistemas de equações lineares (sistemas determinados, indeterminados e impossíveis); Números binomiais; Triângulo de Pascal; Binômio de Newton; Análise combinatória (princípios da contagem, permutações simples e com elementos repetidos, arranjos e combinações); Probabilidades (espaços amostrais equiprováveis e não equiprováveis, adição e multiplicação de probabilidades, probabilidade condicional, distribuição binomial de probabilidades); Matemática financeira (juros simples e compostos, amortizações); Razões trigonométricas no triângulo retângulo; Identidades trigonométricas; Transformações trigonométricas (arcos, soma e diferença, arco duplo e arco metade); Equações e inequações trigonométricas; Funções trigonométricas; Funções trigonométricas inversas; Ângulos planos; Triângulos planos (soma dos ângulos internos e externos, teorema do ângulo externo, classificação dos triângulos); Cevianas notáveis nos triângulos; Linhas proporcionais (teorema de Tales, semelhança de figuras planas); Resolução de triângulos retângulos; Resolução de triângulos quaisquer (lei dos senos, lei dos cossenos); Quadriláteros notáveis (trapézios, paralelogramos, retângulos, losangos, quadrados); Polígonos convexos (soma de ângulos internos e externos - número de diagonais de um polígono convexo); Ângulos na circunferência (central, inscrito, de segmento, excêntricos interno e externo); Comprimentos na circunferência (perímetro da circunferência, potências de ponto); Áreas de figuras planas; Geometria espacial de posição (postulados fundamentais, posições relativas entre pontos, retas e planos); Poliedros convexos; Prismas; Pirâmides; Cilindros; Cones; Sólidos semelhantes; Troncos; Esferas; Coordenadas cartesianas; Distância entre dois pontos coordenados; Ponto médio de segmento de reta; Baricentro de triângulo; Equações da reta; Paralelismo e perpendicularismo entre retas; Ângulo entre duas retas; Distância de ponto a reta; Equações da circunferência; Cônicas (elipse, hipérbole, parábola); A unidade imaginária e suas potências; Número complexo e seu conjugado; Operações com complexos na forma algébrica; Forma trigonométrica de número complexo; Operações com complexos na forma trigonométrica; Funções polinomiais em C; Operações com polinômios - Teoremas do resto e de D'Alembert; Equações polinomiais - Relações entre raízes e coeficientes - Pesquisa de raízes racionais.
FÍSICA
Notações científicas, Algarismos significativos, Ordem de grandeza, Vetores e Análise dimensional. Cinemática: Cinemática escalar, Cinemática vetorial, Princípio de Galileu. Dinâmica: Leis de Newton, Atrito entre sólidos, Força Centrípeta, Trabalho, Energia, Teorema da Energia Cinética, Impulso e Momento Linear, Energia Mecânica e sua conservação. Momento Linear e sua conservação. Gravitação: As leis de Kepler, Lei da gravitação universal. Aceleração da gravidade. Estática do sistema rígido: Momento, Centro de massa, Binário - Máquinas simples em equilíbrio: alavanca (tipos de alavanca). Hidrostática e Hidrodinâmica. Termologia: Calorimetria, Mudanças de estado, Expansão térmica dos sólidos e líquidos, Transmissão de calor, Gases perfeitos, 1ª Lei da Termodinâmica e 2ª Lei da Termodinâmica; Óptica Geométrica: Fundamentos da óptica geométrica, Reflexão da luz, Refração da luz, Espelhos esféricos, Lentes esféricas, Instrumentos ópticos e óptica da visão. Ondulatória: Movimento harmônico simples, Ondas, Acústica. Eletricidade - Eletrostática: Carga elétrica, Campo elétrico, Potencial elétrico. -Eletrodinâmica: Corrente elétrica e resistores, Associação de resistores e medidas elétricas, Geradores e Receptores elétricos, Circuitos elétricos, Capacitores. Eletromagnetismo: Campo magnético, Campo magnético e corrente elétrica, Campo magnético e sua influência em cargas elétricas, Indução eletromagnética. Física Moderna: Radioatividade, A radiação do corpo negro e a teoria quântica de Planck, Efeito fotoelétrico, Modelo atômico de Bohr, O átomo de hidrogênio, Dualidade onda-partícula, O princípio da incerteza, Semicondutores, diodos e transistores, Relatividade Especial.
QUÍMICA
A Química e sua dimensão histórica: contribuições da alquimia e a importância do conhecimento químico no contexto econômico, político e social. A Matéria sua constituição e suas transformações: estados físicos, fenômenos físicos e químicos, substâncias puras e misturas e estrutura atômica. Classificação Periódica dos elementos: tabela periódica atual e sua estrutura, propriedades periódicas e aperiódicas. Ligações Químicas: ligações iônicas, ligações covalentes, ligações metálicas, geometria molecular, polaridade das ligações e ligações intermoleculares. Funções Inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos. Reações Inorgânicas: classificação, balanceamento e estiquiometria. Soluções: conceito, classificação, unidades e tipos de concentração, diluição, mistura de soluções e titulação. Termoquímica: conceitos gerais, equação termoquímica, calor de reação, formação, dissolução e decomposição, entalpia e lei de hess. Cinética Química: velocidade das reações químicas, fatores que afetam a velocidade das reações, energia de ativação e teoria das colisões. Equilíbrio Químico: constante de equilíbrio, deslocamento do equilíbrio, equilíbrio em solução aquosa, pH e pOH, solução tampão e produto de solubilidade. Eletroquímica: conceitos gerais, reações de oxirredução, pilhas eletroquímicas e eletrólise. Radioatividade: emissões radioativas, leis da radioatividade, cinética das desintegrações radioativas, fusão e fissão nuclear e aplicações da radioatividade. Estudo do carbono: hibridação do carbono, ligações sigma e pi, classificação dos átomos, cadeias carbônicas, radicais orgânicos nomenclatura. Funções Orgânicas: conceitos gerais, fórmulas estruturais, classificação e nomenclatura. Isomeria: isomeria plana e isomeria espacial. Reações Orgânicas: reação da substituição, adição, oxirredução, desidratação e esterificação. Equipamentos e Vidrarias utilizados em experiências e ensaios químicos no laboratório.
BIOLOGIA /CIÊNCIAS
Teorias da Origem do Universo, Sistema Solar e dos Seres Vivos; Evolução do Ser Humano. Componentes do ambiente: solo, ar e água - principais características e alterações ambientais. Classificação biológica e características dos principais grupos de seres vivos: Morena, Fungi, Protista, Animal, Vegetal e Vírus. Citologia, Anatomia e Fisiologia do Corpo Humano, Histologia e Embriologia do seres humanos. Seres humanos e saúde: alimentação, higiene dos alimentos, do corpo, do ambiente; prevenção a doenças. Conceitos gerais da Ecologia; Noções de Genética e Teorias Evolutivas. Estudo da Física: Introdução à Cinemática, à Dinâmica, à Mecânica. Estudo da Química: Matéria - propriedades gerais e específicas; Substâncias e Misturas, o estudo do Átomo; Os elementos químicos e a tabela periódica, Estados Físicos da Matéria e suas transformações; Fenômenos físicos e químicos. Introdução a bioquímica; Metabolismo energético; Fotossíntese.
GEOGRAFIA
Geografia, a ciência do espaço. A importância do estudo da Geografia para a compreensão do espaço geográfico. O ensino da Geografia. A Geografia: da natureza à sociedade. O planeta Terra um corpo dinâmico. A superfície terrestre, as estruturas e formas do relevo. Os processos endógenos e exógenos na esculturação das formas do relevo. A estrutura geológica e o relevo da Terra. O clima: a atmosfera e a vida terrestre. As características climáticas do Brasil. A biogeografia e a conservação da natureza. Questões ambientais mundiais e os problemas ambientais brasileiros. A evolução tecno-industrial e a qualidade de vida no planeta. Problemas ambientais urbanos e rurais. Princípios da Cartografia. A cartografia e as novas tecnologias. Mundialização do capitalismo e a divisão internacional do trabalho. A formação dos blocos econômicos (principais blocos econômicos). A inserção do Brasil no capitalismo monopolista mundial. Espaço Industrial brasileiro. População e Urbanização. A dinâmica da população mundial e brasileira. Os movimentos de população no mundo e no Brasil. A produção agrícola mundial e no Brasil. Estrutura fundiária brasileira. Produção agropecuária - reordenação territorial e as novas fronteiras agrícolas. Movimentos Sociais no campo e a reforma agrária. As grandes potencias mundiais e os países emergentes. Conflitos de ordem mundial. Principais problemas étnicos, culturais, religiosos e econômicos da atualidade. Geografia de Mato Grosso do Sul.
HISTÓRIA
História Geral: Pré-História: evolução das espécies, 1ª revolução agrícola, formação das sociedades; O Mundo Antigo: primeiras civilizações, Egito, Grécia e Roma; O Mundo Medieval: Sistema Feudal; Expansão Comercial, Mercantilismo, Transição do Feudalismo para o Capitalismo; O Mundo Moderno: Consolidação do Capitalismo, Conquistas e Imperialismo na América, Tranformações no Mundo do Trabalho, Revolução Francesa, Estados nacionais, imperialismo e revoluções, Industrialização e urbanização, a cidade e o campo; O Mundo Contemporâneo: Conflitos Mundiais, Estados Totalitários, O Mundo Pós-Guerras, Conflitos Ideológicos, Blocos Econômicos e o futuro da Economia Mundial. História do Brasil: Pré-História Brasileira: Brasil Colônia: Processo de Conquistas dos Nativos, Processo de Colonização Brasileira, Questões da Terra no Brasil Colônia, Revoltas do Período Colonial, Brasil Império: características da corte portuguesa no Brasil, aspectos econômicos, sociais e culturais; Brasil República: República Velha, Revolução de 1930, Era Vargas, Republica Democrática, mudanças políticas, econômicas e sociais de 1985 aos dias atuais. História de Mato Grosso do Sul: A realidade atual e passada dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul; A colonização do território sul-mato-grossense por colonos castelhanos nos séculos XVI e XVII; As investidas dos bandeirantes paulistas sobre o território sul-mato-grossense nos séculos XVII e XVIII (Ciclo das Monções e o ciclo minerador em Cuiabá); A pecuária no Planalto Maracaju-Campos de Vacaria na primeira metade do século XIX; A Guerra do Paraguai; O comércio no rio Paraguai e a expansão econômica de Corumbá; O ciclo da erva mate na primeira metade do século XX; Os conflitos políticos-militares entre as oligarquias no início do século XX; A Ferrovia Noroeste e a expansão urbana no sul de Mato Grosso; O movimento divisionista; O quadro político de Mato Grosso do Sul da sua criação aos dias de hoje.
SOCIOLOGIA
O processo de construção do conhecimento humano. Surgimento e formação do pensamento sociológico e formação do pensamento sociológico brasileiro. As Ciências Sociais e a sociologia. Conceitos fundamentais da sociologia. O processo de socialização como fator de humanização e formação dos grupos sociais humanos: comunidade e sociedade. O indivíduo e a sociedade; - As principais correntes sociológicas: Augusto Comte; Émile Durkheim; Karl Marx; Max Weber. A questão do método sociológico e a investigação científica. Intituições sociais e controle social. Estratificação e mobilidade social. Tipos de movimentos sociais. Cultura e ideologia, elementos da formação cultural, identidade e diversidade étnico cultural, multiculturalismo, minorias, a questão de gênero, a questão indígena, meios de comunicação de massa e mídia. Estado e poder político, tipos de Estado, os Estados Modernos, Estado democrático e sociedade, Soberania de Estado. Organização social e o mundo do trabalho: trabalho escravo e livre, o trabalho na sociedade globalizada. Desenvolvimento, subdesenvolvimento, dependência econômica, internacionalização e sustentabilidade ecológica. A cibernética e as relações sociais.
FILOSOFIA
Fundamentos teórico-metodológicos: o que é conceito; filosofia como criação de conceitos; problemas filosóficos; a importância do método. Filosofia como lógica: análise, investigação e crítica; a importância da leitura e da escrita; a atividade filosófica; o caráter não fragmentário da filosofia. Conteúdos estruturantes e conteúdos específicos: mito e filosofia. A importância das narrativas míticas e da oralidade. Filosofia da Linguagem: círculo de Viena, giro linguístico, pragmática, jogos de linguagem. Filosofia da Mente: dualismo mente e corpo e teoria da intencionalidade. Teoria do Conhecimento: critérios de verdade; possibilidade do conhecimento; âmbito e origem do conhecimento. Problemas metafísicos. Ética: o agir humano. Constituintes históricos da dimensão ética: sujeito ético, valores e meios; o caráter especulativo e normativo da ética; análise crítica dos valores e normas; a relação entre o sujeito e a norma; a liberdade. Filosofia Política: comunidade política; relação do poder; regimes políticos; o público e o privado; democracia antiga e democracia contemporânea; a constituição do Estado moderno; a questão da cidadania; o problema da representação; participação e apatia política. Filosofia da Ciência: o conhecimento científico, método e técnica; reflexão crítica dos princípios, das hipóteses e dos resultados das ciências; provisoriedade do conhecimento científico; ciência, tecnologia e poder; biotecnociências. Estética: a dimensão do sensível; criatividade; intuição; imaginação; o belo; a arte; fruição da obra de arte; reprodutibilidade da obra e arte; arte e mercado; arte e sociedade. Conceito e noções de lógica, ideologia, alienação, cultura e filosofia da diferença. História da Filosofia: pensadores do período pré-socrático, do período clássico da filosofia grega, do período medieval, do período moderno e a sociedade contemporânea. A História da Filosofia no Brasil e América Latina.
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