Inscrições para o concurso público da Prefeitura Municipal de Manaus, Amazonas, destinado à formação de cadastro reserva e contratação de 413 Professores nas disciplinas de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, Língua Portuguesa e Matemática, Professores do 1º ao 5º ano e Professores de Educação Infantil.
Os profissionais contratados deverão ter curso superior na área e irão atuar nos distritos de Ribeirinha, Rodoviária, Norte, Sul, Leste I e II, Oeste e Centro Sul. Os salários serão de R$ 1.029,15 por 20 horas semanais.
Para concorrer, os interessados deverão se inscrever até às 22h59 do dia 4 de outubro, no site www.funcab.org. A taxa de inscrição será de R$ 70,00.
O concurso será composto de provas objetivas com questões sobre conhecimentos básicos, Português, Atualidades, Noções de Informática, conhecimentos pedagógicos, Legislação e Conhecimentos Específicos. A prova está prevista para ser aplicada no dia 6 de novembro. Além disso, haverá análise de títulos.
Quadro 1- Cargos, Requisitos, Vagas, Carga Horária e Subsídio
Cod | Cargo | Requisitos | Total de Vagas | Carga Horária | Subsídio R$ |
S01 | PROFESSOR I ARTES | Conclusão de curso de graduação de nível superior em Educação Artística ou Artes - Licenciatura Plena em Artes ou complementação Pedagógica em Artes, conforme Resolução n.° 02/1997, para o exercício da docência nos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano). | 02 | 20h/s | 1.029,15 |
S02 | PROFESSOR I CIÊNCIAS | Conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências - Licenciatura Plena em Ciências Naturais ou complementação Pedagógica em Ciências Naturais, conforme Resolução n.° 02/1997, para o exercício da docência nos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano). | 04 | 20h/s | 1.029,15 |
S03 | PROFESSOR / EDUCAÇÃO FÍSICA | Conclusão de curso de graduação de nível superior em Educação Física - Licenciatura Plena em Educação Física ou complementação Pedagógica em Educação Física, conforme Resolução n.° 0211997, para o exercício da docência nos estabelecimentos de ensino da rede municipal, acrescido de registro profissional no Conselho Regional de Educação Física. | 07 | 20 h/s | 1.029,15 |
SO4 | PROFESSOR / GEOGRAFIA | Conclusão de curso de graduação de nível superior em Geografia - Licenciatura Plena em Geografia ou complementação Pedagógica em Geografia, conforme Resolução n.° 0211997, para o exercício da docência nos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano). | 04 | 20h/s | 1.029,15 |
S05 | PROFESSOR / LÍNGUA PORTUGUESA | Conclusão de curso de graduação de nível superior em Letras - Licenciatura Plena, com habilitação em Língua Portuguesa ou complementação Pedagógica em Língua Portuguesa, conforme Resolução n.° 02/1997, para o exercício da docência nos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano). | 40 | 20h/s | 1.029,15 |
S06 | PROFESSOR / MATEMÁTICA | Conclusão de curso de graduação de nível superior em Licenciatura Plena em Matemática ou complementação Pedagógica em Matemática, conforme Resolução n.° 02/1997, para o exercício da docência nos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano). | 66 | 20h/s | 1.029,15 |
S07 | PROFESSOR 1° AO 5° ANO | Conclusão de curso de graduação de nível superior em Curso Normal Superior ou Licenciatura em Pedagogia, com habilitação em magistério para o exercício de docência nos anos iniciais do Ensino. | 175 | 20h/s | 1.029,15 |
S08 | PROFESSOR I EDUCAÇÃO INFANTIL | Conclusão de curso de graduação de nível superior em Curso Normal Superior ou Licenciatura em Pedagogia, com habilitação em Educação Infantil para o exercício de docência nas fases da Educação Infantil. | 115 | 20h/s | 1.029,15 |
Quadro II - Vagas por Divisão Distrital
VAGAS POR DIVISÃO DISTRITAL | |||||||||
CARGO | NORTE | SUL | LESTE I | LESTE II | OESTE | CENTRO-SUL | RODO- VIÁRIA | RIBEI- RINHA | TOTAL |
PROFESSOR/ARTES | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 02 |
PROFESSOR / CIÊNCIAS | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 04 |
PROFESSOR / EDUCAÇÃO FÍSICA | 1 | 0 | 2 | 2 | 0 | 0 | 0 | 2 | 07 |
PROFESSOR / GEOGRAFIA | 0 | 0 | 0 | 3 | 0 | 0 | 1 | 0 | 04 |
PROFESSOR / LÍNGUA PORTUGUESA | 1 | 0 | 3 | 30 | 2 | 0 | 1 | 3 | 40 |
PROFESSOR/MATEMÁTICA | 5 | 0 | 13 | 34 | 0 | 1 | 5 | 8 | 66 |
PROFESSOR 11°A05°ANO | 34 | 0 | 14 | 75 | 11 | 2 | 7 | 32 | 175 |
PROFESSOR/EDUCAÇÃO INFANTIL | 28 | 3 | 23 | 49 | 4 | 4 | 4 | 0 | 115 |
TOTAL | 69 | 3 | 57 | 193 | 17 | 7 | 20 | 47 | 413 |
Vagas para Pessoas com Deficiência | 4 | 0 | 3 | 10 | 1 | 0 | 1 | 2 | 21 |
Quadro III - Bairros por Divisão Distrital
NÍVEL SUPERIOR
PROVA/TIPO | ÁREA DE CONHECIMENTO | N.º DE QUESTÕES | POR QUESTÃO | TOTAL | CARÁTER |
Objetiva | Conhecimentos Básicos Português Atualidades Noções de Informática Conhecimentos Pedagógicos | 20 | 0,10 | 2,00 | ELIMINATÓRIO E CLASSIFICATÓRIO |
Objetiva | Legislação | 10 | 0,20 | 2,00 | |
Objetiva | Conhecimentos Específicos | 30 | 0,20 | 6,00 | |
*Avaliação de Títulos | ‑ | - | - | 3,00 | CLASSIFICATÓRIO |
- | TOTAL | 60 | - | 13,00 | - |
* Fase compreendida somente aos candidatos que obtiverem nota final da prova objetiva igual ou superior a 6 pontos, e atenderem ao disposto no subitem 10.7 deste Edital.
9.2 As provas objetivas terão a duração de 04 horas e serão aplicadas na data provável de 06 de novembro de 2011, no turno matutino.
DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS
9.8.1 A Avaliação de Títulos valerá 3,00 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor.
9.8.2 Somente serão aceitos os títulos abaixo relacionados, expedidos até a data da entrega, observados os limites de pontos do quadro a seguir:
Alínea | Título | Valor de Cada Título | Valor Máximo dos Títulos |
A | Diploma, devidamente registrado, de conclusão de Doutorado ou Certificado de Conclusão de Doutorado, acompanhado do Histórico Escolar, no cargo/especialidade em que concorre. | 1,50 | 1,50 |
B | Diploma, devidamente registrado, de conclusão de Mestrado ou Certificado de Conclusão de Mestrado, acompanhado do Histórico Escolar, no cargo/especialidade em que concorre. | 1,00 | 1,00 |
C | Certificado de Conclusão de Curso de Pós-Graduação, em nível de Especialização de Curso acompanhada de Histórico Escolar, conferido após atribuição de nota de aproveitamento, na especialidade a que concorre, com carga horária mínima de 360 horas. | 0,50 | 0,50 |
TOTAL MÁXIMO DE PONTOS |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA TODOS OS CARGOS
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão de textos. Denotação e conotação. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Classes de palavras e suas flexões. Processo de formação de palavras. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Concordâncias: nominal e verbal. Regências: nominal e verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Colocação dos pronomes. Emprego dos sinais de pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem. Funções sintáticas de termos e de orações. Processos sintáticos: subordinação e coordenação.
ATUALIDADES: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas. Globalização. Compreensão dos problemas que afetam a vida da comunidade, do município, do estado e do país.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Ambiente operacional Windows (95/98/ME/2000/XP). Fundamentos do Windows, operações com janelas, menus, barra de tarefas, área de trabalho, trabalho com pastas e arquivos, localização de arquivos e pastas, movimentação e cópia de arquivos, pastas, criação e exclusão de arquivos e pastas, compartilhamentos e áreas de transferência; Configurações básicas do Windows: resolução da tela, cores, fontes, impressoras, aparência, segundo plano e protetor de tela; Windows Explorer. Ambiente Intranet e Internet. Conceito básico de internet e intranet e utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados à internet. Principais navegadores. Ferramentas de busca e pesquisa. Processador de textos. MS Office 2003/2007/XP - Word. Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e salvar documentos. Digitação. Edição de textos. Estilos. Formatação. Tabelas e tabulações. Cabeçalho e rodapé. Configuração de página. Corretor ortográfico. Impressão. ícones. Atalhos de teclado. Uso dos recursos. Planilha Eletrônica. MS Office 2003/2007/XP - Excel. Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Estilos. Formatação. Fórmulas e funções. Gráficos. Corretor ortográfico. Impressão. ícones. Atalhos de teclado. Uso dos recursos. Correio eletrônico. Conceitos básicos. Formatos de mensagens. Transmissão e recepção de mensagens. Catálogo de endereços. Arquivos anexados. Uso dos recursos. ícones. Atalhos de teclado. Segurança da Informação. Cuidados relativos à segurança e sistemas antivírus.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Educação, sociedade e cultura. A natureza do trabalho pedagógico: fundamentação filosófica, política, social e educacional. Teorias da aprendizagem. Estratégias de aprendizagem, Psicologia do desenvolvimento. Pedagogia Social. Contribuições de Piaget e Vygotsky à Educação. Políticas públicas Inclusivas de educação. Currículo: concepções, elaboração, prática, transdisciplinaridade e transversalidade. Pedagogia e intervenção social. Juventude e novas sociabilidades. Sexualidade e juventude. Relação escola-família e escola-cultura. Violência intraescolar. Integração docente e discente. Modalidades de gestão. Cotidiano da escola: conselho de classe, reuniões pedagógicas, treinamento, planejamento, avaliação e acompanhamento. Educar e cuidar. A construção coletiva do projeto político-pedagógico. Análise de erros. Aprendendo a aprender. Educação e cultura afro-brasileira. Princípios éticos profissionais.
CONHECIMENTOS DE LEGISLAÇÃO PARA TODOS OS CARGOS
LEGISLAÇÃO: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n° 9.394/96. Plano Nacional de Educação - Lei n° 10.172/2001. Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei n° 8.069/1990 (ECA): das disposições preliminares, dos direitos fundamentais, do direito à vida e à saúde, do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade, do direito à convivência familiar e comunitária, da família natural, da família substituta, do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, do direito à profissionalização e à proteção no trabalho, da prevenção, da prevenção especial. Constituição da República Federativa do Brasil: fundamentos constitucionais dos direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania e direitos políticos; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos; Poder Executivo: forma e sistema de governo; chefia de Estado e chefia de governo; ordem social; seguridade social.; educação, cultura e desporto; ciência e tecnologia; meio ambiente; família, criança, adolescente e idoso. Lei n° 11.645 de 10/03/2008. Aspectos relevantes da legislação do FUNDEB: Lei n° 11.494, de 20/6/2007, publicada em 21/6/2007. Lei Orgânica do Município de Manaus. Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios dos Profissionais do Magistério do Município de Manaus. Política Educacional do Estado do Amazonas e do Município de Manaus. Legislação para as pessoas deficientes.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
CARGO 1: PROFESSOR - ESPECIALIDADE: EDUCAÇÃO INFANTIL
Etapas do desenvolvimento psicomotor. Aprendendo a aprender. Planejamento curricular centrado na criança.. Processo de aprendizagem da leitura a da escrita. Proposta pedagógica. Função sócio-política e pedagógica. Eixos norteadores e prática pedagógica. Espaço e tempo. Diferentes linguagens da criança. Convivência e interação social. O professor como mediador. Lateralidade. Educar e cuidar. Espaço físico e recursos materiais. Contribuições de Piaget e de Vygotsky. Processo de aprendizagem da leitura e da escrita. A criança e o número. Jogos, brincadeiras e psicomotricidade. Trabalhando com histórias, com livros e revistas, com dramatização, com desenho infantil. A arte na escola. Rotina da sala de aula. Creche : organização do espaço escolar, rotina, atividades, gestão.Avaliação. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (Resolução n° 5 de 17/12/09). Diretrizes educacionais do Município de Manaus. Noções de primeiros socorros.
CARGO 2: PROFESSOR - ESPECIALIDADE: 1° AO 5° ANO
Letramento e alfabetização, processo de aprendizagem da leitura, da escrita e dos números. Jogos, brincadeiras e psicomotricidade. Trabalhando com histórias. A arte na escola: desenho, teatro, música, pintura. Rotina e gestão em sala de aula. Questões das relações do grupo. Relação família x escola. Ação pedagógica. Objetivos do ensino fundamental. Brincar e aprender. Aprendendo a aprender. Identificação da população a ser atendida, a atividade econômica, o estilo de vida, a cultura e as tradições Interação social. Resolução de problemas. Organização do currículo. Erro e aprendizagem. A construção do conhecimento. Abordagem holística dos conteúdos Língua portuguesa: o processo de aquisição da leitura e da escrita, letramento e alfabetização. O texto: apreensão de ideias básicas e acessórias. Interpretação de ideias sugeridas por imagens. A construção da leitura e da escrita pela criança. A arte na escola Metodologia da linguagem: objetivos do trabalho com a linguagem verbal na escola. Usos, funções e valores sociais da linguagem oral e da escrita. Linguagem: variação linguística; interlocução. Matemática: a construção dos conceitos matemáticos. Sistema de numeração em diferentes bases. Resolução de problemas envolvendoas quatro operações. Metodologia do ensino de matemática. Ciências: água, ar e solo - características físicas, químicas e biológicas e suas relações nos ecossistemas. Sol - fontes de energia e processos energéticos vitais na natureza. Transformações dos materiais na natureza. Seres vivos - suas relações e interações ambientais, cadeia e teia alimentar. Corpo humano: higiene, alimentação, estrutura, funções, reprodução e sexualidade. Meio ambiente. Impactos ambientais - manejo e conservação. Lixo. Poluição. Experiências. Estudos sociais: Brasil: aspectos sociais e políticos. Desigualdades regionais no Brasil de hoje. Brasil e estado do Amazonas: principais aspectos geográficos e econômicos. Município de Manaus: aspectos históricos, geográficos e econômicos Espaço e tempo: localização, organização, representação. Tempo físico. Linha de tempo. Maquetes. Mapas e globo terrestre. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais - Ensino Fundamental (Resolução CNE/CEB n° 4 de 13 de julho de 2010). Diretrizes educacionais do Município de Manaus. Noções de primeiros socorros.
CARGO 3: PROFESSOR - ESPECIALIDADE: MATEMÁTICA
Sistemas de numeração. Conjuntos numéricos. Operações: múltiplos, divisores. Frações. Números decimais. Medidas: área, perímetros, comprimento, capacidade, volume. Simetria. Função de primeiro e segundo grau. Porcentagens, possibilidades e estatísticas. Gráficos. Ângulos. Proporcionalidade. Equações e inequações de primeiro e segundo graus. Sistema de Equações. Polígonos. Funções e relações. Trigonometria no triângulo. Semelhança. Congruência. Teoremas: Tales e Pitágoras. Círculos. Noções de probabilidade. Geometria: figuras geométricas planas: quadrado, retângulo, triângulo, círculo; sólidos geométricos: cubo, paralelepípedo, prisma, cilindro, pirâmide, cone; esfera: cálculo de perímetros, áreas e volumes. Tópicos de matemática financeira: Juros Simples: Cálculo do montante e do Principal - Equivalência de capitais a juros simples. Juros Compostos: Cálculo do Montante e do Principal - Equivalência de capitais a juros compostos. Taxa de juros: Taxa de juros efetiva e nominal - Cálculo da taxa efetiva a partir da taxa nominal - taxas equivalentes em períodos quaisquer. Fatoração. Polinômios (operações). Lógica. Jogos e desafios da matemática. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais - Ensino Fundamental (Resolução CNE/CEB n° 4 de 13 de julho de 2010). Diretrizes Curriculares do Município de Manaus. Metodologia de ensino de matemática.
CARGO 4: PROFESSOR - ESPECIALIDADE: LÍNGUA PORTUGUESA
Noções de cultura, arte e literatura. O texto literário e o não literário. Aspectos básicos do texto literário: denotação e conotação; principais recursos expressivos. Gêneros literários: lírico, narrativo/épico, dramático. Principais aspectos da versificação. Elementos estruturais da narrativa. Formas narrativas: crônica, conto e romance. Texto: condições de leitura e produção textual: a enunciação. Coesão e coerência textuais. Intertextualidade. Tipologia textual. Modos de organização do discurso: narrativo, descritivo e dissertativo/argumentativo. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia. Sistema fonológico do português. Sistema ortográfico vigente. Morfossintaxe: classes de palavras. Formação de palavras. Morfologia nominal. Morfologia verbal. Morfologia pronominal. Processos sintáticos: subordinação e coordenação. Constituintes da oração e orações no período. Frase e discurso. Valores semântico-sintáticos dos conectivos. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Colocação dos termos na frase. Emprego do acento da crase. Normas de pontuação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais - Ensino Fundamental (Resolução CNE/CEB n° 4 de 13 de julho de 2010). Diretrizes Curriculares do Município de Manaus. Metodologia da Língua Portuguesa.
CARGO 5: PROFESSOR - ESPECIALIDADE: CIÊNCIAS
Biologia: Química celular: água e sais minerais; açúcares e gorduras; proteínas; ácidos nucleicos; vitaminas. Citologia: tipos de células; as membranas celulares e suas especializações; o citoplasma e suas organelas; o núcleo celular; a divisão celular; as enzimas e o metabolismo; síntese proteica; fermentação e respiração; fotossíntese; o metabolismo de controle. Virologia: estrutura virai; mecanismo de ação dos bacteriófagos; retrovírus. Histologia animal: embriologia; tecidos conjuntivos; tecidos conjuntivos de sustentação; tecido sanguíneo e hemopoético; tecido epitelial; tecido muscular; tecido nervoso. Taxonomia: reinos simples: Bactéria (monera), Protoctista (protista) e Fungi; reino animalia: poríferos, celenterados, plantelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos, equinodermos, artrópodes, cordados, ciclóstomos e peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos; reino Plantea: clorófitas, rodófitas, feófitas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Fisiologia humana: homeostase e proteção; metabolismo e nutrição; a digestão; a circulação; a respiração; a excreção; o sistema nervoso; o sistema endócrino; os sentidos; a locomoção; a reprodução; o sistema imunológico. Morfofisiologia vegetal: grupos vegetais e reprodução; flor, fruto e semente; raiz, caule e folha; tecidos vegetais; anatomia microscópica das espermatófitas; a água na planta; a energia na planta; crescimento e desenvolvimento nas plantas. Hereditariedade: primeira lei de Mendel; genética e probabilidades; cromossomos e alelos múltiplos; segunda lei de Mendel; linkage; interação gênica e herança quantitativa; anomalias genéticas na espécie humana. Evolução: teorias da evolução; seleção natural; causas genéticas da variação: mutação; formação de novas espécies; genética de populações; as origens da espécie humana. Ecologia: ecossistemas e nichos ecológicos; energia e matéria nos ecossistemas; níveis tróficos; populações e comunidades; interações biológicas na comunidade: relações entre os seres vivos; biomas e a fitogeografia do Brasil; o impacto da atividade humana sobre a biosfera. Física: Sistemas de unidades: o sistema internacional. Mecânica: partícula; posição, deslocamento, velocidade média escalares; movimento retilíneo uniforme; velocidade instantânea escalar; aceleração média escalar; movimento retilíneo uniformemente acelerado; queda livre; 1ª lei de Newton; forças colineares e concorrentes; equilíbrio de forças; forças peso, normal e de atrito; 3ª lei de Newton; 2ª lei de Newton; torque; equilíbrio de corpos rígidos; máquinas simples; trabalho e energia cinética; energia potencial gravitacional; conservação de energia mecânica; hidrostática; empuxo; pressão atmosférica e vácuo. Termologia: energia térmica, calor e temperatura; termometria; dilatação de sólidos e líquidos; calor específico; trocas de calor; calor latente; mudança de fase; comportamento anômalo da água; propagação de calor. Ótica geométrica: fontes puntiformes e extensas; sombra e penumbra; reflexão; refração. Física ondulatória: amplitude, freqüência e comprimento de onda; velocidade de propagação; ondas longitudinais e transversais; natureza ondulatória do som; natureza ondulatória da luz; a luz e as cores (composições cromáticas positivas e negativas). Eletricidade e magnetismo: ímãs; campo magnético e linhas de campo; pólos magnéticos; geomagnetismo; cargas elétricas; isolantes e condutores; eletrização por atrito, por contato e por indução; força entre cargas puntiformes: lei de Coulomb; campo elétrico; energia potencial elétrica; potencial elétrico e linhas equipotenciais; capacitância de condutores e equilíbrio eletrostático; fontes DC e AC: pilhas e geradores; corrente elétrica; resistores; circuitos elétricos resistivos; potência elétrica. Química: Tabela periódica: notação e classificação dos elementos químicos. Substâncias simples e compostas. Fórmula química. Equação química. Misturas homogêneas e heterogêneas. Separação de misturas. Soluções. Modelo atômico: número atômico, número de massa, íons, cátions e ânions, isótopos, isóbaros e isótonos. Massa atômica e molecular. Ligações químicas: regra do octeto, camada de valência, tipos de ligações. Reações químicas: velocidade de um reação, lei de Lavoisier, lei de Proust. Funções químicas: ácidos, bases, indicadores, sais, reação de neutralização, óxidos. Geociências: Água: aspectos físicos, químicos e biológicos; poluição; obtenção, purificação e tratamento. Ar: camadas atmosféricas e suas composições; camada de ozônio; poluição. Solo: composição da crosta terrestre; origens e tipos de solo; erosão; desertificação; poluição. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais - Ensino Fundamental (Resolução CNE/CEB n° 4 de 13 de julho de 2010. Diretrizes curriculares do Minicípio de Manaus. Metodologia do ensino de ciências naturais.
CARGO 6: PROFESSOR - ESPECIALIDADE: EDUCAÇÃO FÍSICA
Objetivos e conteúdos da Educação Física em função do nível de desenvolvimento e aprendizagem da criança e do adolescente. Fases do desenvolvimento. Psicomotricidade. Aprendizagem motora e cognitiva. Organização desportiva: torneios, campeonatos, competições, colônia de férias. Didática e Prática de Ensino específica da disciplina. Educação para o lazer. Recreação: conceito e finalidades. Jogo: conceito e valor. Desportos: técnicas fundamentais e regras oficiais. Técnicas e instrumentos de medida e avaliação em Educação Física. Métodos e técnicas da Educação Física. As novas tendências da Educação Física: Educação Física Humanista, Educação Física Progressista e a cultura corporal. Jogos cooperativos. Educação Física Escolar: diferentes abordagens. Fisiologia do exercício. Noções de primeiros socorros. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais - Ensino Fundamental (Resolução CNE/CEB n° 4 de 13 de julho de 2010). Diretrizes Curriculares do Município de Manaus. Lei Federal n° 9696/98.
CARGO 7: PROFESSOR - ESPECIALIDADE: GEOGRAFIA
Atuais concepções teórico-metodológicas da ciência geográfica e das relativas ao ensino e à aprendizagem. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Uma nova prática didática na construção do conhecimento geográfico (ensino fundamental). As conexões da Geografia com outras disciplinas, a Interdisciplinaridade e a Transdisciplinaridade. A linguagem cartográfica: o planeta ao alcance do estudante e aplicações do conhecimento geográfico ao cotidiano escolar. A Terra como nossa morada no Universo: o pensar consciente e o agir respeitando o meio ambiente e a atitude de um cidadão plenamente informado sobre problemas cruciais que afetam a humanidade. A dinâmica demográfica mundial e o patrimônio ambiental: por um conhecimento geográfico sem dramas, mas com uma interpretação pluralista do mundo e do Brasil. Uma nova Globalização ou um novo olhar geográfico sobre o Sistema Mundial? As questões ambientais e a humanidade: seus desafios e necessidades de superação. Os recursos hídricos e energéticos e a inserção do território brasileiro neste contexto. A unificação dos mercados nacionais, as tecnologias e o espaço geográfico. O processo de urbanização mundial e sua espacialização no Brasil. A indústria e seus fatores locacionais. A agricultura e a segurança alimentar no mundo; o agronegócio no Brasil (sua concentração/desconcentração). O sistema mundial: os EUA, a UE (União Européia) e os países que formam o BRIC (Brasil, Rússia, índia e China); o Japão na ordem mundial; o Oriente Médio e os conflitos atuais; o sistema sul-americano; a unidade e a diversidade da África;. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais - Ensino Fundamental (Resolução CNE/CEB n° 4 de 13 de julho de 2010). Diretrizes Curriculares do Município de Manaus. Metodologia de ensino de geografia.
CARGO 8: PROFESSOR - ESPECIALIDADE: ARTES
História da arte. Movimentos artísticos. O lúdico na obra de arte. Arte - educação. Psicologia da arte. Processo de criação. Percepção. Cor, disco cromático, espectro. Criatividade: conceito, originalidade, criatividade e desenvolvimento, inibição, processo e produto. Percepção: o mundo sonoro, o visual, o tátil. Aspectos formais da Arte: linha, forma, superfície, volume, espaço, tempo, movimento, som, ruído, intensidade, timbre, altura, duração, ritmo, dinâmica. Integração através da arte. Artes Cênicas: história das artes cênicas; Papel das artes cênicas no processo educacional, teoria e prática; teatro e jogo, criatividade e imaginação. Artes Plásticas: história geral das artes; história e ensino da arte no Brasil; teoria da arte: arte como produção, conhecimento e expressão; a obra de arte e sua recepção. Artes visuais: elementos de visualidade e suas relações; comunicação na contemporaneidade. Artes visuais e o multiculturalismo. Música: aspectos históricos da música ocidental; elementos estruturais da linguagem musical; tendências educacionais quanto ao ensino da música, na sala de aula; visão interdisciplinar do conhecimento musical. Música e expressão. Dança: história da dança; papel da dança na educação; estrutura e funcionamento do corpo para a dança; proposta triangular: fazer, apreciar, contextualizar. As danças como manifestações culturais. Cultura musical brasileira. Cultura local. Folclore do Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais - Ensino Fundamental (Resolução CNE/CEB n° 4 de 13 de julho de 2010). Diretrizes Curriculares do Município de Manaus. Metodologia do ensino de artes.
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