terça-feira, 27 de setembro de 2011

Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação RJ - Seeduc:880 vagas




            As Inscrições para as 880 vagas para Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação RJ devem ser feitas no site da Secretaria até 7 de outubro.
            Os pais de alunos entre 13 e 16 anos que querem ver seus filhos cursando a 1ª série do Ensino Médio integrado à Educação Profissional, em 2012, devem ficar atentos.
A Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) está coordenando o processo seletivo da Secretaria de Estado de Educação destinado à classificação de candidatos à matrícula do próximo ano letivo, em núcleos avançados de sete colégios estaduais que oferecem 880 vagas em várias áreas.
Portadores de deficiência têm assegurados 5% das vagas, da mesma forma que candidatos oriundos da rede particular de ensino.

As inscrições devem ser realizadas somente via internet nos endereços eletrônicos  www.educacao.rj.gov.br ou www.conexaoaluno.rj.gov.br, da Secretaria de Estado de Educação, até as 23h59 de 7 de outubro. 
            No site www.ceperj.rj.gov.br, da Fundação, está o edital do processo seletivo para que os responsáveis legais possam conhecer as normas que regem esta seleção.
O diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, Marcus São Thiago, explica que o candidato sem acesso à web pode se inscrever em qualquer unidade escolar da rede estadual que possua laboratório de informática, respeitado o seu horário de funcionamento. 
Não serão aceitas inscrições por via postal ou qualquer outro meio. 
Os sete colégios estaduais que oferecem a Educação Profissional são: José Leite Lopes, com os cursos Geração de Multimídia, Programação de Jogos Digitais e Roteiro para Mídias Digitais; Comendador Valentim dos Santos Diniz, com Panificação, Leite e Derivados; Erich Walter Heiner, com o curso de Administração; Dom Pedro II, com Produção de Áudio e Vídeo; Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto, com Agropecuária; Infante Dom Henrique, com o curso de Hospedagem; e o Centro Interescolar Miécimo da Silva, com os cursos de Administração, Edificações e Informática. 
O diretor Marcus São Thiago lembra aos interessados que no ato da inscrição, o candidato deve indicar a qual dos colégios pretende concorrer. Quem optar pelo Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz ou pelo Centro Interescolar Miécimo da Silva também precisa indicar qual o curso.
   Durante o preenchimento da ficha, o responsável legal pelo candidato deverá ficar atento a todas as informações solicitadas, atestando que os dados fornecidos são verídicos, sob as penas da lei. 
A ficha devidamente preenchida deverá ser assinada tanto pelo candidato quanto por seu responsável legal. Importante frisar que o responsável por candidato portador de deficiência, que necessite de atendimento especial para a realização das provas, deverá fazer esta notificação no ato de inscrição, no item próprio do requerimento. Este processo seletivo terá duas fases. 
Na primeira, os candidatos se submeterão a provas objetivas de Português e de Matemática, de caráter eliminatório classificatório. Na segunda fase, terão de fazer uma redação, também, de caráter eliminatório e classificatório. 
 Serão corrigidos os textos dos candidatos mais bem classificados na prova objetiva em até três vezes o número de vagas disponíveis, por colégio estadual de opção e por tipo de vaga - ampla concorrência, pessoas com deficiência e alunos provenientes da rede particular de ensino. 
O diretor Marcus São Thiago também lembra que o candidato classificado e convocado para matrícula deve obrigatoriamente atender aos seguintes requisitos básicos: data de nascimento entre 01/01/1995 e 31/12/1998; ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental ou a Fase IX da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em escolas que integrem a rede pública e/ou a rede particular de ensino, a ser comprovado no ato da matrícula; e estar representado por responsável legal quando for se matricular.

fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário