quarta-feira, 12 de outubro de 2011

concurso com 650 oportunidades para soldados na Polícia Militar do Espírito Santo (PMES)



A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) abriu novo concurso com oferta de 650 oportunidades para o curso de formação de soldados.
Interessados devem se inscrever entre 21 de outubro e 14 de novembro, pelo site www.exatuspr.com.br. A taxa é de R$ 39,50. Os concorrentes devem participar de sete etapas, entre elas prova objetiva e teste de avaliação física. A primeira etapa está marcada para acontecer no dia 11 de dezembro, no horário da tarde. 

Ao se matricular no curso de formação, o aluno receberá salários de R$ 1.023,32. Após o período de aprendizagem, a remuneração subirá para R$ 2.421,76.

O valor da inscrição é de R$ 39,50. Para solicitar isenção o candidato deve atender as condições discriminadas no edital, preencher o "Requerimento de Isenção de Taxa de Inscrição" e comparecer no Quartel do Comando Geral, em Maruípe, Vitória, entre os dias 24 e 26 de outubro.
Para participar da seleção, os candidatos precisam ter no mínimo 18 anos na data da matrícula e, no máximo, 28 anos, no primeiro dia de inscrição, altura mínima de 1,65 metro para o sexo masculino e 1,60 metro para o sexo feminino, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir na categoria B e ter concluído o ensino médio.
O concurso será feito em sete etapas, sendo a última o Curso de Formação, com duração de até nove meses. O subsídio bruto enquanto aluno é de R$ 1.023,32, que depois de formado passará a R$ 2.421,76.
A primeira etapa, que será a prova objetiva executada pela Exatus Promotores de Eventos e Consultoria, classificará os 1.300 primeiros colocados. A prova será de Português e Matemática.
A segunda etapa será o Teste de Avaliação Física (TAF), com os exercícios de teste dinâmico de barra, abdominal remador e corrida, 3.200 metros para homens, e para mulheres, 2.800 metros.
O candidato deverá, no ato da inscrição, optar entre Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Vitória como localidade de realização da primeira etapa, que será a prova objetiva. Após efetivação da inscrição, não será aceito pedido de alteração dessa opção.
A prova objetiva que terá duração de 3h30min está prevista para ser aplicada no dia 11 de dezembro, à tarde. O resultado dessa etapa deve sair no dia 27 de dezembro deste ano.

 A tabela abaixo apresenta o Curso de Formação de Soldados da PMES, especifica o grau de instrução exigido, o número de vagas, a remuneração por subsídio inicial enquanto aluno, remuneração por subsídio após promoção à graduação de Soldado e demais benefícios indiretos.
Curso de Formação
Requisito Básico
Subsídio Bruto enquanto aluno*
Subsídio Bruto após incorporação**
Vagas
Soldado Combatente (QPMP-C)
Instrução mínima: Ensino Médio completo ou equivalente
R$ 1.023,32
R$ 2.421,76 **
650

São requisitos para investidura no cargo:
a) ser brasileiro(a);
b) ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos de idade na data de matrícula e, no máximo, 28 (vinte e oito) anos de idade no primeiro dia de inscrição, conforme Lei Complementar n° 589/2011;
c) altura mínima de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino;
d) conhecer e aceitar as condições do presente Edital;
e) comprometer-se a servir em qualquer localidade do Estado, conforme legislação pertinente;
f) estar em dia com as obrigações junto à justiça eleitoral e ao serviço militar (apresentar Certificado de Reservista ou Dispensa de Incorporação);
g) ter como escolaridade mínima o ensino médio completo, comprovado através de diploma, declaração ou certidão devidamente registrada no Conselho Estadual de Educação (CEE), conforme legislação vigente, na data da entrega da documentação exigida na 6ª etapa do presente Edital;
h) ser julgado APTO por Junta Militar de Saúde competente, conforme o subitem 15.1 deste edital;
i) possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão para dirigir válida, no mínimo na categoria "B", ou comprovante de aprovação junto ao DETRAN para obtenção da CNH ou da Permissão; na data da entrega da documentação exigida na 6ª etapa do presente edital.
4.2 A primeira etapa classificará os 1.300 (mil e trezentos) primeiros colocados a serem submetidos às demais etapas, sendo que serão matriculados no Curso de Formação de Soldados QPMP-C/2011 os candidatos classificados nas 650 primeiras colocações dentre aqueles que não forem eliminados nas demais etapas.
4.2.1 Todos os demais candidatos classificados além da 1.300ª (milésima trecentésima) colocação estarão eliminados do concurso e não terão classificação alguma.

O concurso público para Admissão de Soldado Combatente (QPMPC) será realizado em 07 (sete) etapas, conforme discriminação a seguir:
ETAPA
DISCRIMINAÇÃO
Primeira
Eliminatória e classificatória - Prova Objetiva
Executada pela Exatus Promotores de Eventos e Consultoria
Segunda
Eliminatória - Teste de Avaliação Física (TAF)
Executada pela Exatus Promotores de Eventos e Consultoria
Terceira
Eliminatória - Avaliação Psicológica
Executada pela Exatus Promotores de Eventos e Consultoria
Quarta
Eliminatória - Investigação Social.
Consistirá na apresentação dos candidatos classificados que não forem eliminados na 2ª e 3ª etapa e entrega dos documento s exigidos no Capítulo XIV, item 14.7 deste edital, para fins de início do Exame de Investigação Social.
O Exame de Investigação Social consistirá de investigações a serem realizadas pela Diretoria de Inteligência da PMES, e poderá ser concomitante à execução das demais etapas.
Executada pela PMES
Quinta
Eliminatória - Exame de Saúde.
Consistirá de Exames de Saúde conforme Anexo II. Executada pela PMES
Sexta
Eliminatória - Apresentação, Entrega de Documentação e Matrícula.
Consistirá na apresentação dos candidatos classificados nos limites das vagas oferecidas e entrega da documentação prevista no Capítulo VIII, subitem 8.1, à Diretoria de Pessoal e encaminhamento à Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa para Matrícula.
Executada pela PMES
Sétima
Eliminatória e Classificatória - Realização do Curso de Formação de Soldados QPMP-C/2011.
9.2 Somente a primeira, a segunda e a terceira etapas serão executadas pela Exatus Promotores de Eventos e Consultoria. As demais etapas serão executadas pela PMES.
9.3 Por oportunidade e conveniência administrativa, algumas das etapas previstas neste subitem poderão ocorrer concomitantemente ou antecipadamente, bem como a entrega de documentação exigida.
9.4 A primeira etapa será realizada nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim/ES, Linhares/ES e Vitória/ES. As demais etapas serão realizadas em Vitória/ES.

A prova objetiva será realizada nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim/ES, Linhares/ES e Vitória/ES.
11.1.1 Havendo indisponibilidade de locais suficientes ou adequados na cidade de realização das provas, estas poderão ser realizadas em outras cidades.
PROVA/TIPO
ÁREA DE CONHECIMENTO
Nº DE ITENS
CARÁTER
Objetiva
Língua Portuguesa
60
ELIMINATÓRIO E CLASSIFICATÓRIO
Matemática
40
11.2 A prova objetiva terá a duração de 3 horas e 30 minutos e será aplicada na data provável de 11 de dezembro de 2011, no turno da tarde.

DA SEGUNDA ETAPA - TESTE DE AVALIAÇÃO FÍSICA (TAF)
12.1 O Teste de Avaliação Física (TAF) terá a finalidade de avaliar a condição física do candidato para as atividades inerentes ao cargo de Soldado Combatente, tendo caráter eliminatório.
12.1.1 Considerando as atividades inerentes ao cargo, o TAF é tão importante quanto a avaliação intelectual, devendo os candidatos, tanto masculinos quanto femininos, dispensarem a mesma atenção e o mesmo treinamento/qualificação para ambos os testes, tanto intelectual quanto físico.
12.2 Somente serão submetidos ao Teste de Avaliação Física (TAF) os candidatos classificados na etapa anterior e que se apresentarem em conformidade com o previsto neste edital.
12.3 Serão convocados para o Teste de Avaliação Física (TAF) os candidatos classificados na primeira etapa até a 1.300ª posição. Em caso de empate na última posição deverão ser adotados os critérios estabelecidos nos itens 11.7 e 11.7.1.
12.4 Os classificados na primeira etapa, mediante convocação, deverão comparecer no dia, horário e local especificados em edital, com vestimentas apropriadas para realização de testes físicos.
12.5 Para serem submetidos ao TAF, os candidatos convocados deverão apresentar, no momento da identificação:
a) documento original de laudo de teste ergométrico realizado; e
b) atestado médico indicando que o candidato se encontra em condições de realizar o Teste de Avaliação Física (TAF) especificado no presente edital.
12.5.1 O atestado médico indicando que o candidato se encontra em condições de realizar o Teste de Avaliação Física (TAF) poderá estar explicitamente incluído no laudo do teste ergométrico realizado.
12.5.2 O laudo médico de teste ergométrico realizado e o atestado médico deverão conter de forma legível o resultado do exame, bem como o nome e identificação do profissional que o assina, não podendo a data de emissão ser superior a 3 (três) meses da data da realização Teste de Avaliação Física (TAF).
12.6 Todos os exercícios do TAF deverão ser executados de acordo com o previsto no Regulamento de Aplicação do Teste de Avaliação Física da Polícia Militar do Espírito Santo (RATAF), instituído por força da Portaria do Comando Geral n° 489-R/2009, e no Manual de Aplicação de Teste de Avaliação Física, instituído pela Portaria n° 400-5/2005, alterada pela Portaria n° 525-R/2011, cuja tabela encontra-se no subi-tem 12.9 abaixo.
12.7 O resultado do Teste de Avaliação Física (TAF), constando apenas a relação dos candidatos considerados APTOS, será publicado no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo e divulgado nos endereços eletrônicoswww.exatuspr.com.br e www.pm.es.gov.br.
12.8 Após a publicação do resultado do Teste de Avaliação Física (TAF) o candidato terá o prazo de 02 (dois) dias úteis para apresentar recurso a Exatus Promotores de Eventos e Consultoria.

O Teste de Avaliação Física é constituído dos seguintes exercícios:
EXERCÍCIO
Referência de Aptidão no TAF
MASCULINO
Teste Dinâmico de Barra
5 repetições
Teste Abdominal Remador (1 minuto)
35 repetições
Corrida 3.200m/2.800m
Tempo Máximo de 17min10seg
12.10 Os exercícios deverão ser executados da seguinte forma: Flexão na barra fixa:
- Exercício de potência muscular que visa medir indiretamente a força muscular dos membros superiores e cintura escapular, através do desempenho em se elevar o queixo acima do nível de uma barra fixa horizontal.
- O (a) candidato (a) tomará empunhadura no aparelho com a palma das mãos voltadas para frente (pegada em pronação direta) e realizará o exercício em 02 (dois) tempos, da seguinte forma:
Posição inicial: O corpo estendido sob a barra. (Figura posição inicial) Tempo 1: Flexionará o braço elevando o corpo, ultrapassando o queixo à barra paralelamente ao solo (Figura 1).
Tempo 2: Extensão do braço (Figura 2).
- Números de tentativas: apenas 01 (uma) tentativa.
*IMAGEM NO FIM DO EDITAL
12.10.1 Será eliminado do concurso:
a) O candidato do sexo masculino que não realizar o número mínimo de 5 (cinco) repetições;
b) A candidata do sexo feminino que não realizar o número mínimo de 2 (duas) repetições.
Teste dinâmico de barra - índices mínimos
Número mínimo de repetições
Masculino
5
Feminino
2
12.11 Teste Abdominal (1 minuto - sexo masculino e feminino)
- Teste que objetiva a avaliação da resistência muscular da região abdominal.
- Será realizado partindo-se da posição deitada, em decúbito dorsal, braço estendido para trás e pernas estendidas e unidas. O exercício será executado em dois tempos (posição inicial): o primeiro tempo com flexão do tronco e joelhos, com os braços estendidos na horizontal à frente do corpo e com os cotovelos ultrapassando a linha dos joelhos (figura 1). No segundo tempo, o candidato estenderá as pernas e o tronco simultaneamente lançando as mãos à retaguarda da cabeça, voltando à posição inicial (figura 2), no tempo de (ou até) 01 (um) minuto.
- Números de tentativas: apenas 01 (uma) tentativa.
* IMAGEM NO FIM DO EDITAL
12.11.1 Será eliminado do concurso:
a) O candidato do sexo masculino que não realizar o número mínimo de 35 (trinta e cinco) repetições;
b) A candidata do sexo feminino que não realizar o número mínimo de 30 (trinta) repetições.
Teste de flexão abdominal - índices mínimos
Número mínimo de repetições
12.9 O Teste de Avaliação Física é constituído dos seguintes exercícios:
EXERCÍCIO
Referência de Aptidão no TAF
MASCULINO
Teste Dinâmico de Barra
5 repetições
Teste Abdominal Remador (1 minuto)
35 repetições
Corrida 3.200m/2.800m
Tempo Máximo de 17min10seg
12.12 Corrida 2.800m (feminino) / 3.200m (masculino)
- Exercício de resistência aeróbica, resistência muscular, endurance, equilíbrio dinâmico, velocidade de deslocamento, que visa verificar através de um esforço de média duração, a capacidade aeróbica do candidato, dentro dos seus componentes cardiovasculares e respiratórios.
- O avaliado deve percorrer, em uma pista de atletismo ou em uma área demarcada, a distância prevista (2.800m ou 3.200m), sendo permitido caminhar durante o teste. Depois de dada a largada, momento em que é acionado o cronômetro, o avaliado deverá percorrer, durante o tempo máximo estabelecido para a prova, a distância específica de acordo com seu sexo, existente entre a linha de largada e a linha de chegada.
- Números de tentativas: apenas 01 (uma) tentativa.
12.12.1 Será eliminado do concurso o candidato que não completar a prova no tempo máximo admitido.
Teste de Corrida - Tempo Máximo
Tempo Máximo
Masculino (3.200m)
17min10seg
Feminino (2.800m)
12.13 Disposições gerais sobre o Teste de Avaliação Física
12.13.1 Os candidatos reprovados no TAF não poderão repetir os testes.
12.13.2 O resultado do exame físico será publicado no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo e disponibilizado no site www.pm.es.gov.br.
12.13.3 Após o resultado do exame físico, caso queira, o candidato terá um prazo de 02 (dois) dias úteis para apresentar recurso à Exatus Promotores de Eventos e Consultoria.
12.13.4 A contagem oficial de tempo, de distância percorrida e do número de repetições dos candidatos em cada teste será, exclusivamente, a realizada pela banca;
12.13.5 Será considerado apto no Teste de Avaliação Física o candidato que atingir o desempenho mínimo em todos os testes e não tenha infringido qualquer norma prevista neste edital.
12.13.6 Será considerado inapto e, consequentemente, eliminado do concurso público, não tendo classificação alguma no certame, o candidato que:
12.13.6.1 Não comparecer para a realização dos testes;
12.13.6.2 Não realizar qualquer dos testes;
12.13.6.3 Não atingir o desempenho mínimo em qualquer dos testes, no prazo determinado ou modo previsto neste edital;
12.13.6.4 Infringir qualquer proibição prevista nesta Instrução, independentemente do resultado alcançado nos testes físicos.
12.13.6.5 Não apresentar os documentos mencionados no item 12.5.
12.13.7 Os casos de alteração psicológica e/ou fisiológica temporárias (estados menstruais, indisposições, cãibras, contusões, luxações, fraturas, demais lesões), e outras situações que impossibilitem a realização das provas do TAF pelo candidato ou que diminua a capacidade física dos candidatos, bem como as alterações climáticas e das condições adversas eventualmente apresentadas, não serão levados em consideração, não sendo dispensado nenhum tratamento privilegiado, nem realizados testes em dias, locais, horários ou condições diferenciados ou especiais.
12.13.8 Demais informações a respeito do Teste de Avaliação Física constarão de edital específico de convocação para essa fase.

DOS OBJETOS DE AVALIAÇÃO (HABILIDADES E CONHECIMENTOS)
HABILIDADES
Os itens da prova objetiva poderão avaliar habilidades que vão além de mero conhecimento memorizado, abrangendo compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, valorizando a capacidade de raciocínio. Cada item da prova objetiva poderá abordar mais de um objeto de avaliação.
CONHECIMENTOS LÍNGUA PORTUGUESA
I - ASPECTOS GERAIS: O candidato ao cargo de Soldado da PMES deve "demonstrar proficiência em Língua Portuguesa como instrumento de comunicação, de organização e expressão do pensamento". A prova de Língua Portuguesa tem por objetivo avaliar a competência comunicativa do candidato como usuário da língua. Essa competência deve manifestar-se no domínio das habilidades de leitura e compreensão de textos - literários e não literários - de diferentes tipos e gêneros. Deve manifestar-se na capacidade de estabelecer relações entre os textos e seus contextos de produção, sobretudo no que concerne à ligação entre o acervo literário nacional e os momentos históricos de sua criação. Deve manifestar-se também na capacidade para desenvolver ações reflexivas sobre a própria linguagem. Portanto, a competência esperada supõe conhecimentos linguísticos da organização estrutural da língua, tomada em seu conjunto de variedades, conforme se discrimina no item 2 a seguir. Espera-se, também, que o candidato ultrapasse a simples memorização dos conteúdos e demonstre habilidades para estabelecer relações, encontrar nexos entre conceitos e dados, discernir sobre aproximações e diferenças entre eles, elaborar conclusões, levantar hipóteses; enfim, posicionar-se, numa perspectiva crítica e global, diante das muitas informações com as quais entrou em contato no percurso de sua escolaridade. A capacidade de reflexão e de análise dos diferentes elementos envolvidos nas atividades públicas e privadas da interação verbal será abordada tendo em vista os diferentes usos sociais da Língua Portuguesa. Não devem ser diferentes os parâmetros que orientam o ensino da língua portuguesa e de línguas estrangeiras, sobretudo no ensino médio. A ideia de desenvolver competências em leitura, análise e produção de textos - orais e escritos - constitui, portanto, a referência para cada prática pedagógica. Na tentativa de organizar a distribuição dos conteúdos a serem explorados - em razão do desenvolvimento daquelas competências e habilidades - será apresentada a seguir a grade programática para cada uma das três séries do Ensino Médio. É fundamental se ter em conta que não existe uma discriminação rígida entre os conteúdos de cada série. Um mesmo conteúdo pode repetir-se de uma série para outra. O que muda deve ser a abordagem e a exploração mais aprofundada e mais complexa das questões. Evidentemente, as competências em linguagem perpassam todas as áreas do conhecimento e constituem forma de atuação dos grupos humanos em todo e qualquer contexto.
II - ASPECTOS ESPECÍFICOS: A avaliação do conjunto de habilidades referido acima terá como eixo programático:
1. LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E ANÁLISE LINGUÍSTICA - 1.1. Propriedades e modos de organização de gêneros textuais, de modalidade oral e/ou escrita, de esferas discursivas diversas como a escolar (por exemplo, resumo e seminário), a publicitária, a jornalística e a literária, vistas também quanto a especificidades relacionadas às tipologias narrativa, expositiva e argumentativa; 1.2. Gêneros digitais: usos, impacto e função social; 1.3. Interpretação de imagens, gráficos, tabelas, mapas, entre outros; 1.4. Relações do texto com seu contexto espaço-temporal e cultural de produção e circulação. 1.5. Papéis sociais dos interlocutores e sua repercussão na construção do texto; 1.6. Estratégias de manutenção da unidade temática do texto, de sua progressão e de sua coerência global; 1.7 Atribuição coerente de titulo, de divisão para-gráfica de um texto e outras normas gráficas de apresentação; 1.8. Princípio da intertextualidade (relações entre diferentes textos), inclusive, o reconhecimento de sínteses ou paráfrases de textos ou parágrafos e o valor argumentativo da citação; 1.9. Relações entre diferentes tipos de linguagem e seus respectivos recursos expressivos; 1.10. Efeitos de sentido provocados pelo uso da linguagem figurada (metáforas, metonímias, entre outras); 1.11. Efeitos de sentido (surpresa, dúvida, ênfase, contraste, adesão, discordância, ironia, humor etc.), provocados pelo uso de certas palavras e expressões ou de recursos gráficos como emprego de parênteses, aspas, travessões, tipos de letras e outros recursos multimodais; 1.12. Efeitos de sentido decorrentes do emprego expressivo dos sinais de pontuação; 1.13. Aspectos semânticos do vocabulário da língua (noções de polissemia, sinonímia, antonímia, hiperonímia, partonímia, campo semântico); 1.14. Traços semânticos de radicais, prefixos e sufixos; 1.15. Recursos lexicais e gramaticais da coesão e da coerência do texto, entre eles: os elementos da continuidade referencial do texto (substantivos e determinantes, pronomes e expressões de valor temporal ou espacial); recursos da coesão que promovem a sequência ou a continuidade do texto (paralelismo, paráfrase, repetição de palavras, substituição por pronomes, por advérbios ou pelo uso de palavras sinônimas ou hiperônimas); relações coesivas promovidas pelo léxico, evidenciadas pela repetição de palavra ou expressão ou pela associação de sentido entre palavras da mesma área semântica; 1.16. Relações semânticas (de causalidade, temporalidade, finalidade, condicionalidade, comparação, oposição, adição, conclusão, explicação, restrição etc.), entre orações, períodos ou parágrafos, sinalizadas pelos diferentes tipos de expressões conectivas ou sequenciadoras (conjunções, preposições, advérbios e respectivas locuções); 1.17. Norma e preconceito linguístico; variação linguística em decorrência da diversidade de contextos socioculturais em que a língua se insere; marcas dos vários níveis de linguagem (do mais formal ao mais informal), nas modalidades oral e escrita da língua; 1.18. Convenções ortográficas; 1.19. Recursos de ampliação do vocabulário da língua (processos de formação de palavras, neologismos e estrangeirismos, atribuição de novos significados a palavras já existentes); 1.20. Normas da flexão dos verbos (regulares e irregulares); 1.21. Padrões de concordância verbal e nominal; 1.22. Padrões de regência verbal e nominal; 1.23. Colocação das palavras, com destaque para a produção de sentidos em decorrência da posição da palavra no enunciado. 2. INTERPRETAÇÃO, ANÁLISE E EXPLORAÇÃO DE TEXTOS ARTÍSTICOS - 2.1. Funções da linguagem literária: função especifica e funções adicionais; 2.2. Relações entre literatura, outras artes e outros saberes. 2.3. Articulação entre os recursos expressivos e estruturais do texto literário e o momento sociocultural de sua produção 2.4. Associação entre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros.
MATEMÁTICA
Ser matematicamente competente diz respeito, nos dias atuais, de forma integrada, apresentar um conjunto de atitudes, de capacidades e de conhecimentos relativos à matemática. Esta competência matemática que todos devemos desenvolver, no percurso ao longo da educação básica, deve incluir:
1. Desenvolver a capacidade de usar a matemática para analisar e resolver situações-problema, para raciocinar e comunicar;
2. O gosto em realizar atividades intelectuais que envolvem raciocínio matemático e a concepção de que a validade de uma afirmação está relacionada com a consistência da argumentação lógica, e não com alguma autoridade exterior;
3. A aptidão para discutir com outros e comunicar descobertas e idéias matemáticas por meio do uso de uma linguagem, escrita e oral, não ambígua e adequada à situação;
4. A predisposição para procurar entender a estrutura de um problema e a aptidão para desenvolver processos de resolução, assim como para analisar os erros cometidos e ensaiar estratégias alternativas;
5. A aptidão para decidir sobre a razoabilidade de um resultado e de usar, consoante os casos, o cálculo mental, os algoritmos de papel e lápis ou os instrumentos tecnológicos;
6. A tendência para procurar analisar a estrutura abstrata que está presente numa situação, seja ela relativa a problemas do dia a dia, à natureza ou à arte, envolvendo elementos numéricos, geométricos ou ambos;
7. A tendência para usar a matemática, em combinação com outros saberes, na compreensão de situações da realidade, bem como o sentido crítico relativamente à utilização de procedimentos e resultados matemáticos, dentre outros.
Desta forma, a avaliação de Matemática para os processos seletivos da UPE tem por objetivo verificar um conjunto de capacidades e de conhecimentos relativos ao que significa ser matematicamente competente para a sociedade atual, analisando a predisposição para raciocinar matematicamente, isto é, explorar situações-problema, procurar regularidades, testar conjecturas, formular generalizações e pensar de maneira lógica.
1. ARITMÉTICA - 1.1 Números naturais: operações e ordem. 1.2 Números primos e compostos. 1.3 Divisibilidade, o maior divisor comum e o menor múltiplo comum. 1.4 Decomposição em fatores primos e o Teorema Fundamental da Aritmética. 1.5 Números inteiros, racionais e irracionais: conceitos, representações, operações e ordem. 1.6 Porcentagens. 1.7 Proporcionalidade entre números e entre grandezas, proporções e escalas. 1.8 Regra de três simples e composta. 1.9 Juros simples. 1.10 Média aritmética simples e ponderada. 1.11 Potência de expoente racional e real. 1.12 Correspondência entre os números reais e os pontos de uma reta. 2. CONJUNTOS - 2.1 Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais e reais. 2.2 Intervalos. 2.3 Propriedades das desigualdades. 2.4 Módulo de um número real. 3. FUNÇÕES - 3.1 Relações entre grandezas. 3.2 Conceitos básicos e representações gráficas. 3.3 Crescimento e decrescimento. 3.4 Relação entre os parâmetros de uma função e sua representação gráfica. 3.5 Função afim (polinomial do 1° grau). 3.6 Função quadrática (polinomial do 2° grau). 3.7 Função inversa. 4. FUNÇÃO EXPONENCIAL E FUNÇÃO LOGARÍTMICA - 4.1 Conceitos, gráficos e propriedades. 4.2 Compreensão da Função logarítmica como inversa da exponencial. 5. GEOMETRIA PLANA - 5.1 Ângulos, Triângulos, Polígonos e Circunferências: conceitos e propriedades. 5.2 Congruência. 5.3 Semelhança. 5.4 Relações métricas e trigonométricas nos triângulos retângulos. 5.5 Polígonos inscritos. 5.6 Lei dos senos e dos cossenos. 5.7 Área das figuras planas. 6. SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS - 6.1 Conceito. 6.2 Tipos de sequências. 6.3 Termo geral. 6.4 Progressões Aritméticas e Geométricas e suas propriedades. 7. MATRIZES E DETERMINANTES - 7.1 Matrizes retangulares e quadradas. 7.2 Tipos de matrizes. 7.3 Operações com matrizes. 7.4 Conceito e cálculo de determinantes. 7.5 Regra de Sarrus. 7.6 Matriz inversa. 8. SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES - 8.1 Equação linear. 8.2 Resolução de sistemas de equações lineares. 8.3 Sistemas equivalentes. 8.4 Escalonamento. 9. PRINCÍPIOS DE CONTAGEM - 9.1 Teorema Fundamental da Contagem. 9.2 Arranjos simples e com repetições. 9.3 Permutações simples e com repetições. 9.4 Combinações simples. 10. GEOMETRIA ESPACIAL - 10.1 Geometria de posição. 10.2 Poliedros. 10.3 Teorema de Euler. 10.4 Prismas, cilindros, pirâmides e cones: conceitos; tipos; propriedades; áreas e volumes. 10.5 Troncos de pirâmides e de cones. 10.6 Esfera e suas partes: áreas e volumes. 11. POLINÔMIOS E NÚMEROS COMPLEXOS - 11.1 Conceitos, propriedades e operações. 12. PROBABILIDADE - 12.1 Noções básicas de espaço amostral. 12.2 Conceito de probabilidade. 12.3 Probabilidade condicional. 12.4 Eventos independentes. 13. TRIGONOMETRIA - 13.1 Arcos e ângulos. 13.2 Círculo trigonométrico. 13.3 Arcos côngruos. 13.4 Funções trigonométricas: domínio, imagem e gráficos. 13.5 Redução ao primeiro quadrante. 14. GEOMETRIA ANALÍTICA - 14.1 Pontos no plano. 14.2 Distância entre dois pontos. 14.3 Estudo da reta. 14.4 Estudo da circunferência.

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