Visando o preenchimento de 603 vagas e formação de cadastro reserva, a Prefeitura Municipal de Vila Velha, Espírito Santo, abriu inscrições para o concurso público de Professores.
De acordo com o edital publicado no site da empresa organizadora, a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), os candidatos deverão ter formação em curso de nível Superior para exercer as funções de Professor Coordenador, Professor de Educação Básica (Professor Bilingue, de Libras, Tecnologias Educacionais), Professor Pedagogo, Professor Tradutor e Intérprete de Libras, Professor I Educação Especial (Altas Habilidades, Deficiência Intelectual e Deficiências Múltiplas, Deficiência Visual e Orientação e Mobilidade), Professor I de Educação Infantil e Séries Iniciais e Professor II (Ciências, Educação Artística, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática e Música). A remuneração para todos será de R$ 1.208,04 em jornadas de 25 horas semanais.
É necessário destacar que 5% das vagas oferecidas serão reservadas às pessoas com deficiência.
Os interessados em participar do concurso terão até às 23h59 do dia 12 de fevereiro para preencher a ficha de inscrição no site www.funcab.org e pagar a taxa de R$ 78,00.
A previsão é que o concurso seja composto de prova objetiva, com questões sobre Língua Portuguesa, Noções de Administração Pública Municipal, Conhecimentos Pedagógicos e Conhecimentos Específicos. Ela deverá ser aplicada no dia 4 de março de 2012. Além disso, haverá prova prática e análise de títulos.
Esse concurso terá a validade de dois anos, mas poderá ser prorrogado por igual período a critério da Administração.
QUADRO DE VAGAS
CÓDIGO | CARGO | REQUISITO | VAGAS | VAGAS PARA PCD | CARGA HORÁRIA SEMANAL | SALÁRIO BASE INICIAL |
S01 | Professor Coordenador | Licenciatura Plena em Pedagogia ou em área específica de conhecimento ou Normal Superior. | 200 | 10 | 25h | R$ 1.208,04 |
S02 | Professor de Educação Básica - Professor Bilingue | Profissional com curso de nível superior na área de educação, em nível de licenciatura plena em qualquer disciplina do currículo de 6ª a 9ª ano, OU Pedagogia com habilitação em séries iniciais do ensino fundamental; OU Normal Superior; E Certificado de proficiência em LIBRAS (PROLIBRAS); OU Curso de LIBRAS com carga horária mínima de 120 horas; E Comprovante de tempo de serviço de efetivo exercício profissional na específica da surdez com atuação em trabalhos sociais com comunidade surda que totalize, no mínimo, 10 meses; OU Declarações de Diretores de Unidades de Ensino do Sistema Público que comprovem a atuação do profissional na escolarização de alunos com surdez em sala de aula no ensino regular, no mínimo, 10 meses. | CR | - | 25h | R$ 1.208,04 |
S03 | Professor de Educação Básica - Professor de Libras | Comprovadamente surdo (exame audiométrico), com formação de nível superior na área de educação, em nível de licenciatura plena de Letras libras OU Pedagogia, com habilitação em séries iniciais do ensino fundamental; OU Normal Superior; E Certificado de proficiência em LIBRAS (PROLIBRAS); OU Curso de formação de Instrutores surdos, com, no mínimo, 120 horas, promovido por instituições de ensino superior ou instituições credenciadas pelas Secretarias de Educação ou Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - FENEIS/MEC. | CR | - | 25h | R$ 1.208,04 |
S04 | Professor Educação Básica - Tecnologias Educacionais | Habilitação em nível superior em curso de Licenciatura plena na área do magistério com Curso de, no mínimo 80 horas, em Tecnologia Educacional; ou Ciência da Computação com Complementação Pedagógica; ou Sistema de Informação com Complementação Pedagógica; ou Processamento de Dados com Complementação Pedagógica; ou Cursos de tecnólogo em área de conhecimento afim com Complementação Pedagógica. | 50 | 03 | 25h | R$ 1.208,04 |
S05 | Professor Pedagogo | Curso Superior de Licenciatura Plena em Pedagogia em conformidade com a Resolução CNE/CP 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11; OU Curso Superior de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar, Orientação Educacional, Inspeção Escolar, Administração Escolar ou Gestão Escolar ou Gestão Educacional ou Organização do Trabalho Pedagógico, anteriores a referida resolução. | 10 | 01 | 25h | R$ 1.208,04 |
S06 | Professor Tradutor e Intérprete de Libras - Língua Portuguesa - Libras | Profissional com curso de nível superior na área de educação, em nível de licenciatura plena em qualquer disciplina do currículo de 6º a 9º ano, OU Pedagogia com habilitação em séries iniciais do ensino fundamental; OU Normal Superior; E Certificado de proficiência em tradução e interpretação da LIBRAS - LínguaPortuguesa-LIBRAS PROLIBRAS); OU Curso de formação de tradutor e intérprete LIBRAS- íngua Portuguesa‑ LIBRAS, com no mínimo 120 horas, promovido por instituições de ensino superior ou instituições credenciadas pelas Secretarias de Educação ou Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - FENEIS/MEC. E Comprovante de tempo de serviço de efetivo exercício profissional como interprete de libras /língua portuguesa com atuação em trabalhos sociais com comunidade surda que totalize, no mínimo, 10 meses OU Declarações de Diretores de Unidades de Ensino do Sistema Público que comprovem a atuação do profissional como interprete de libras de alunos com surdez em sala de aula no ensino regular, no mínimo, 10 meses. | CR | - | 25h | R$ 1.208,04 |
S07 | Professor I Educação Especial - Altas Habilidades | Curso superior completo em: Licenciatura Plena na área do magistério, e Curso específico na área de altas Habilidades que totalize carga horária mínima de 180 horas. | CR | - | 25h | R$ 1.208,04 |
S08 | Professor I Educação Especial - Deficiência Intelectual e Deficiências Múltiplas | Curso de licenciatura plena em Pedagogia com habilitação em Educação Especial; ou outra licenciatura plena em qualquer área do conhecimento com curso de especialização em Educação Especial ou curso na área de educação especial/deficiência mental com carga horária igual ou superior a 180h;e/ OU Curso específico na área de Deficiência Mental e/ou Deficiência Múltiplas e/ou deficiência Física e/ou transtorno Global do Desenvolvimento que totalize(m) carga horária mínima de 180horas. | CR | - | 25h | R$ 1.208,04 |
S09 | Professor I Educação Especial na área de Deficiência Visual | Curso superior completo em: Licenciatura Plena na área do magistério, e Curso específico na área de Deficiência visual que totalize carga horária mínima de 120 horas, e Domínio do sistema Braille e sorobã. | CR | - | 25h | R$ 1.208,04 |
S10 | Professor I Educação Especial - OM Orientação e Mobilidade | Curso superior completo na Área do magistério e Curso específicona Área de Orientação e Mobilidade, que totalize carga horária mínima de 120 horas e domínio do sistema Braille. | CR | - | 25h | R$ 1.208,04 |
S11 | Professor I Educação Infantil | Curso Superior de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Infantil; Ou Curso Superior de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil; OU Curso superior de Licenciatura Plena em Pedagogia E Especialização em Educação Infantil; ou Curso Normal Superior com Habilitação em Educação Infantil; ou Curso Normal Superior E Especialização em Educação Infantil. | 50 | 03 | 25h | R$ 1.208,04 |
S12 | Professor I Séries Iniciais | Curso Superior de Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação para as Séries Iniciais do Ensino fundamental; OU Normal Superior com Habilitação para as Séries iniciais do Ensino Fundamental. | 50 | 03 | 25h | R$ 1.208,04 |
S13 | Professor II Ciências | Licenciatura Plena em Ciências ou Biologia ou Química. | 15 | 01 | 25h | R$ 1.208,04 |
S14 | Professor II Educação Artística | Licenciatura Plena em Educação Artística. | 10 | 01 | 25h | R$ 1.208,04 |
S15 | Professor II Educação Física | Licenciatura em Educação Física com Registro no CREF. | 20 | 01 | 25h | R$ 1.208,04 |
S16 | Professor II Ensino Religioso | Formação profissional obtida em curso superior completo de Licenciatura Plena que habilite ao Ensino Religioso; Licenciatura em qualquer área do conhecimento acrescida de curso Pós-Graduação latu sensu de 360h no mínimo em Ensino Religioso ou Ciências da Religião nos termos da Proposta Pedagógica; Licenciatura Plena ou curta em qualquer área de conhecimento, acrescida de formação em Ensino Religioso com 300h no mínimo, oferecidas por instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC ou habilitação em curso de formação emergencial, com 150h no mínimo, em ensino Religioso aprovado em conformidade com o CONERES. | 20 | 01 | 25h | R$ 1.208,04 |
S17 | Professor II Geografia | Licenciatura Plena em Geografia. | 20 | 01 | 25h | R$ 1.208,04 |
S18 | Professor II História | Curso superior de Licenciatura Plena em História. | 20 | 01 | 25h | R$ 1.208,04 |
S19 | Professor II Língua Espanhola | Licenciatura Plena em Letras/Língua Espanhola. | 10 | 01 | 25h | R$ 1.208,04 |
S20 | Professor II Língua Inglesa | Licenciatura Plena Letras/Língua Inglesa. | 15 | 01 | 25h | R$ 1.208,04 |
S21 | Professor II Língua Portuguesa | Licenciatura Plena em Língua Portuguesa. | 30 | 02 | 25h | R$ 1.208,04 |
S22 | Professor II Matemática | Licenciatura Plena em Matemática. | 30 | 02 | 25h | R$ 1.208,04 |
S23 | Professor II Música | Licenciatura Plena em Música. | 20 | 01 | 25h | R$ 1.208,04 |
Legendas:
CR = Cadastro de Reserva
PCD - Pessoas com Deficiência
ANEXO II - CRONOGRAMA PREVISTO
EVENTOS | DATAS PREVISTAS | |
Solicitação de isenção do valor da inscrição | 12/01, 13/01 e 16/01/2012 | |
Divulgação das isenções deferidas e indeferidas | 24/01/2012 | |
Recurso contra o indeferimento da isenção | 25/01 e 26/01/2012 | |
Resultado do recurso contra o indeferimento da isenção | 02/02/2012 | |
Período de inscrições pela Internet | 12/01 a 12/02/2012 | |
Último dia para pagamento do boleto bancário | 13/02/2012 | |
Divulgação dos locais da Prova Objetiva | 27/02/2012 | |
Realização da Prova Objetiva | 04/03/2012 | |
Divulgação do gabarito da Prova Objetiva (a partir das 12 horas) | 06/03/2012 | |
Período para entrega dos recursos contra a Prova Objetiva | 07/03 e 08/03/2012 | |
Divulgação da resposta aos recursos contra a Prova Objetiva Divulgação das notas da Prova Objetiva Convocação para a Prova Prática | a partir das 12 h | 23/03/2012 |
Realização da Prova Prática | 31/03 e/ou 01/04/2012 | |
Divulgação das notas da Prova Prática | 04/04/2012 | |
Convocação para entrega dos Títulos | 04/04/2012 | |
Prazo para entrega dos Títulos | 10/04 e 11/04/2012 | |
Divulgação das notas dos Títulos | 26/04/2012 | |
Data para recurso das notas dos Títulos | 27/04/2012 | |
Divulgação das respostas aos recursos dos Títulos Divulgação do Resultado Final | 04/05/2012 |
ANEXO III - POSTO DE ATENDIMENTO
LOCAL | FUNCIONAMENTO |
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Luiz Malizeek - Rua Jaime Duarte Nascimento, S/N - Bairro: Divino Espírito Santo - Vila Velha / ES. Ponto de Referência: Rua da Feira, próximo ao Campo do Tupi e da Caixa Econômica Federal. | Segunda a sexta-feira (exceto feriado) 9:00 às 12:00h - 13:00 às 17:00h |
ANEXO IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS:
LDBEN/9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o Ensino Básico (Resolução CNE/CEB nº 4 de 13 de julho de 2010). Lei n° 10639 de 09/01/2003 (dispõe sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira). Tendências pedagógicas atuais. Educação, sociedade e cultura. Psicologia do desenvolvimento. Concepções sobre aquisição do conhecimento Contribuições de Piaget e Vygotsky à Educação. Educação inclusiva. Concepções e elaboração do currículo escolar. Fundamentos pedagógicos do trabalho do professor. Violência intraescolar. Integração docente/discente. Gestão do trabalho em sala de aula. Conselho de Classe, reuniões pedagógicas, treinamento, planejamento, avaliação e acompanhamento. A construção. coletiva do projeto político-pedagógico. Aprendendo a aprender. Educação de jovens e adultos e educação especial. Princípios éticos profissionais.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
PROFESSOR COORDENADOR
Noções de Psicologia da criança e do pré-adolescente. Crise da adolescência. Interação com os discentes e com os docentes. Como lidar com os diferentes tipos de personalidade e com os conflitos sociais. Relacionamento Interpessoal. Políticas públicas de inclusão social. Preconceito. Direitos sociais e cidadania. Ensino fundamental de nove anos: aspectos legais (Lei n° 11274/2006). Importância da elaboração, articulação e características do Projeto Político Pedagógico na Escola. Coordenador como educador. A instituição escolar como espaço sociocultural. Questões emergentes na rotina educacional (tecnologia e informação, religião, etnias, juventude e infância). LDBEN/9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.Lei n °4670/2008 (institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério). Lei n° 10639 de 09/01/2003 (dispõe sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira). Regimento interno da escola.
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA: PROFESSOR BILINGUE
Visão histórica da educação de pessoas surdas; Políticas públicas educacionais brasileiras na área de educação de surdos; O ensino de LIBRAS para a formação de professores da educação Básica; A pesquisa em educação de pessoas surdas: enfoques e questões emergentes; A inclusão da pessoa surda ou com deficiência auditiva: o ensino e a aprendizagem de Libras; a oralização, o bilinguismo e a escrita na língua portuguesa como segunda língua; O papel do intérprete de LIBRAS em sala de aula; Aspectos gramaticais da Língua Brasileira de Sinais; Aspectos básicos da escrita de sinais (SignWriting); Recursos didáticos e metodológicos para o ensino de LIBRAS a ouvintes; Comunicando-se em LIBRAS nas diferentes situações de interação social: na escola, no trabalho e no lazer.
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA: PROFESSOR DE LIBRAS
Políticas públicas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. A Educação Especial na Lei n°9394/96. Decreto n ° 3298/1999. Legislação específica: a Lei nº 10.436, de 24/04/2002 e o Decreto nº 5.626, de 22/12/2005. Lei n° 10639 de 09/01/2003 (dispõe sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira). Declaração dos direitos das pessoas deficientes - ONU. Concepções sobre o atendimento especializado para o portador de necessidades especiais. Conceitos de deficiência. Concepções de aprendizagem na área de deficiência. Conceito de Libras. Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Lingüísticos da Libras. A Língua de Sinais Brasileira e a constituição lingüística do sujeito surdo. Breve introdução aos aspectos clínicos, educacionais e sócio-antropológicos da surdez. Introdução à Libras: características da língua, seu uso e variações regionais. Noções básicas da Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões não-manuais, números. Expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento, desculpas, expressões socioculturais negativas: desagrado, verbos e pronomes. Noções de tempo e de horas. Prática introdutória em Libras: diálogo e conversação com frases simples. Introdução à Libras: alfabeto manual ou datilológico. Nomeação de pessoas e de lugares em Libras. .Noções gerais da gramática de Libras. Prática introdutórias de Libras. noções básicas de fonologia e morfologia da Libras. Componentes não-manuais. Aspectos morfológicos da Libras: gênero, número e quantificação, grau, pessoa, tempo e aspecto. Práticas introdutórias de Libras: diálogo e conversação com frases simples. Noções básicas de morfossintaxe. A sintaxe e incorporação de funções gramaticais. O aspecto sintático: a estrutura gramatical do léxico em Libras. Verbos direcionais ou flexionados.
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Situação atual da informática na educação no Brasil. O computador como ferramenta de construção do conhecimento. Formas de utilização do computador na educação. A história do software livre: conceito e desenvolvimento. O impacto que o uso do software livre traz para a educação. As implicações pedagógicas e sociais do uso da informática na educação. Redes de colaboração. Objetos de aprendizagem. Tecnologias da educação e informação (TIC) na prática pedagógica. Ambientes de aprendizagem virtual e a tecnologia na Ead. Internet e educação com apoio POIE. Políticas públicas de ciência e tecnologia e os softwares livres e softwares publico. Ambientes de aprendizagem abertos no Brasil e possíveis utilizações: plataformas elearnin; AMEM/UFSM; TelEduc/UNICAMP; AulaNet/PUCRio. Ferramentas e uso do Writer, Calc e do Impress. Núcleos de aprendizagem. Arquiteturas pedagógicas nos ambientes virtuais. Videoconferência e educação. Informática na educação especial.
PROFESSOR PEDAGOGO
Bases Legais da Educação Escolar Brasileira: Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e alterações posteriores. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (Resolução nº 5 de 17/12/09). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais - Ensino Fundamental (Resolução CNE/CEB nº 4 de 13 de julho de 2010). Aspectos relevantes da legislação do FUNDEB (Lei nº 11.494, de 20/6/2007, publicada em 21/6/2007). Lei n° 10639 de 09/01/2003 (dispõe sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira). Lei Orgânica do Município de Vila Velha. Temas Transversais. Diretrizes e fundamentos legais para a educação básica, educação de jovens e adultos, educação especial. Políticas públicas de educação. Educação inclusiva. Teorias de aprendizagem. A natureza do trabalho pedagógico: fundamentação histórica,filosófica, política, social e educacional. Estratégias de aprendizagem,.Educar e cuidar. Projeto político-pedagógico. Análise de erros. Educação e cultura afro-brasileira. Didática e Prática de Ensino. Planejamento, organização curricular, estratégias pedagógicas, gestão e avaliação das práticas educacionais. Avaliação da aprendizagem. Impacto das inovações tecnológicas no ensino e na aprendizagem. Liderança. Relações interpessoais.. Gestão democrática e autonomia da escola. Interdisciplinaridade. Cotidiano escolar (ensino, trabalho, currículo). Ensino fundamental de 09 anos: aspectos legais, princípios metodológicos. Educação de jovens e adultos: aspectos legais. Princípios norteadores e marcos legais do atendimento à Educação Especial. Diversidade étnico racial e cultural na educação escolar. Dinamização do processo de comunicação como fator de gestão da ação pedagógica. O conselho de classe no processo avaliativo. Plano de ensino e plano de aula. A relação do trabalho do Pedagogo com os demais componentes da escola. Contribuições para a melhoria contínua das condições técnicas, organizacionais e humanas do processo educacional desenvolvido nas instituições de ensino. Pedagogia de projetos. Pedagogia social. Educação escolar e qualidade de ensino. Educação Ambiental em uma perspectiva intercultural e interdisciplinar. Educação, cidadania e ética.
PROFESSOR TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS-LÍNGUA PORTUGUESA LIBRAS
Histórico das línguas de sinais: Origem e evolução da Língua de Sinais. Origem da LIBRAS. Importância da Língua de Sinais; LIBRAS: Principais parâmetros. Aspectos gramaticais da LIBRAS Legislação: Lei Federal nº 10.436, de 24/04/02, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e dá outras providências. Decreto Federal nº 5.626, de 22/12/05, que regulamenta a Lei nº 10.436; Lei n° 10639 de 09/01/2003 (dispõe sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira). Educação Bilíngüe para Surdos: O papel do instrutor/professor de LIBRAS. O papel do Tradutor e Intérpretes de LIBRAS. Libras. A forma e a estruturação da gramática da Libras e o conjunto do seu vocabulário. Aspectos lingüísticos e legais da LIBRAS. Introdução à Libras: características da língua, seu uso e variações regionais. Noções básicas da Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões não-manuais, números. Expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento, desculpas, expressões socioculturais negativas: desagrado, verbos e pronomes. Noções de tempo e de horas. Diálogo e conversação com frases simples. Introdução à Libras: alfabeto manual ou datilológico. Nomeação de pessoas e de lugares em Libras. .Noções da gramática de Libras. Noções de fonologia e morfologia da Libras. Componentes não-manuais. Aspectos morfológicos da Libras: gênero, número e quantificação, grau, pessoa, tempo e aspecto. Práticas introdutórias de Libras: diálogo e conversação com frases simples. Noções básicas de morfossintaxe. A sintaxe e incorporação de funções gramaticais. O aspecto sintático: a estrutura gramatical do léxico em Libras. Verbos direcionais ou flexionados. Parâmetros fonológicos. Sistematização do léxico da morfologia e da sintaxe com apoio de recursos audiovisuais. Prática da LIBRAS: diálogos contextualizados. Sondagem/diagnóstico em aulas com intérprete de Língua de Sinais para conhecimento da realidade e análise do processo de articulação teoria/prática, nos locais onde realiza as atividades autônomas. Teoria da Interpretação e tradução nas Línguas de Sinais. Mecanismo do uso do espaço na LIBRAS. A ética e o papel do intérprete na sala de aula. Leitura e produção de textos. A legislação e regulamentação da profissão Intérprete. As estratégias do uso das expressões faciais e corporais na interpretação. Técnicas de interpretação LIBRAS X Português. Vícios de linguagem e variações lingüísticas da interpretação em LIBRAS. As nuances da enunciação em Língua de Sinais - LIBRAS. Adaptações curriculares e a elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PIE). Oficinas de Adaptações curriculares, na escola regular para atender à inclusão. Apoios diferenciados, planejamento e organização do Projeto Político Pedagógico, alterações curriculares e avaliação. materiais e jogos para diferentes ambientes de aprendizagem (salas de recursos multifuncionais, escola especial) desde a educação infantil até o ensino médio. Relação escola e família.
PROFESSOR I EDUCAÇÃO ESPECIAL: ALTAS HABILIDADES
Políticas públicas e princípios sobre educação inclusiva. Concepções sobre o atendimento especializado para o portador de necessidades especiais. Discussões sobre a inclusão na escola regular no Brasil. Prevenção, intervenção e acompanhamento precoce. Necessidades educacionais especiais e a intervenção pedagógica. Estudo da organização e estrutura de currículos e conteúdos programáticos utilizados na educação especial. Diversidade e aplicabilidade. Conceito de superdotação e talento. Tipos de talento. Precocidade e talento. Processos de identificação da criança e/ou adolescente superdotado. Como organizar o enriquecimento e aprofundamento curricular na rede regular e em Centros de Apoio. Caracterização dos aspectos biopsicossociais envolvidos nas altas habilidades. Análise da especificidade da atuação do educador frente ao aluno com altas habilidades. Reconhecimento do papel da família e do contexto educacional para o desenvolvimento do aluno com altas habilidades. Analisar as diferentes abordagens teóricas sobre inteligência e criatividade. .Características de aprendizagem, social e emocional do aluno com altas habilidades e suas interações familiares, sociais e educativas. Processo de identificação dos alunos com altas habilidades. Diferentes tipos de atendimento: segregação, aceleração e enriquecimento curricular. Adaptações curriculares e a elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PIE). Oficinas de adaptações curriculares, na escola regular para atender à inclusão. Metodologias e didática escolar, apoios diferenciados, planejamento e organização do Projeto Político Pedagógico, alterações curriculares e avaliação. Materiais e jogos para diferentes ambientes de aprendizagem (salas de recursos multifuncionais) desde a educação infantil até o ensino médio. Relação escola e família. Lei n° 10639 de 09/01/2003 (dispõe sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira).
PROFESSOR I EDUCAÇÃO ESPECIAL: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS
Políticas públicas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. A Educação Especial na Lei n°9394/96. Decreto n ° 3298/1999. Lei n° 10639 de 09/01/2003 (dispõe sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira). Declaração dos direitos das pessoas deficientes - ONU. Concepções sobre o atendimento especializado para o portador de deficiência intelectual. Conceitos de deficiência. Concepções de aprendizagem. na área de deficiência. Discussões sobre a inclusão na escola regular. Definição de deficiência intelectual. Habilidades adaptativas, desenvolvimento neurossensório - motor. Síndromes, características sindrômicas e processos de aprendizagem. Atividades de apoio e de estimulação precoce para pessoa com deficiência. Adaptações curriculares e a elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PIE). Incidência. Síndromes mais comuns. Características sindrômicas(Down e Autismo). Como é feito o diagnóstico do Autismo e da Síndrome de Down. Estratégias e ações pedagógicas na escola especial e inclusiva. Métodos de comunicação facilitada. Caracterização do atendimento educacional especializado. Atividades da vida diária. Reabilitação e educação. Comunicação do indivíduo portador de deficiência intelectual. Identificação do aluno com distúrbio de comunicação. Técnicas de trabalho para portadores de dificuldades na linguagem oral e na linguagem escrita. Estratégias de estimulação da linguagem oral e escrita. Atividades e recursos para atender às crianças com dificuldades acentuadas de aprendizagem. Psicomotricidade e educação infantil. O desenvolvimento físico - motor da pessoa com deficiência intelectual. Crescimento físico. Mudanças no desenvolvimento motor. Jogos e brincadeiras para crianças com N.E.E. Abordagens teóricas para crianças com deficiência física em decorrência da Paralisia Cerebral. Tecnologias de informação e comunicação para a autonomia do aluno com necessidades especiais. Trabalho com adultos portadores de necessidades especiais. Deficiência múltipla: conceito, tipos e inclusão. Características das etiologias mais freqüentes e formas de prevenção. Causas, síndromes, fatores de risco, identificação. Principais questões educacionais que envolvem o trabalho com a inclusão do deficiente múltiplo no espaço educativo. .Prevenção, intervenção e acompanhamento precoce. Necessidades educacionais especiais e a intervenção pedagógica. Estudo da organização e estrutura de currículos e conteúdos programáticos utilizados para atender o portador de deficiência múltipla. Processo de desenvolvimento e aprendizagem. Possibilidades de aprendizagem. Preconceitos. Necessidades educacionais. Atividades funcionais. Estimulação. Cooperação. Interação social e comunicação. Independência e autonomia. Equipamentos. Inclusão na Creche e na Pré-escola. Oficinas de adaptações curriculares, na escola regular para atender à inclusão, metodologias e didática escolar, apoios diferenciados, planejamento e organização do Projeto Político Pedagógico, alterações curriculares e avaliação. materiais e jogos para diferentes ambientes de aprendizagem (salas de recursos multifuncionais, escola especial) desde a educação infantil até o ensino médio. Relação escola e família.
PROFESSOR I EDUCAÇÃO ESPECIAL: ÁREA DE DEFICIÊNCIA VISUAL
Políticas públicas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. A Educação Especial na Lei n°9394/96. Decreto n ° 3298/1999. Lei n° 10639 de 09/01/2003 (dispõe sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira). Declaração dos direitos das pessoas deficientes - ONU. Concepções sobre o atendimento especializado para o portador de necessidades especiais. Conceitos de deficiência. Concepções de aprendizagem. na área de deficiência. A deficiência visual através dos tempos. Sistema e função visual. Conceituação de deficiência visual. Principais patologias e prevenção da deficiência visual na infância; Desenvolvimento visual e aprendizagem. Metodologia de avaliação clínico-funcional da visão. Adaptação de recursos ópticos e não-ópticos específicos. Programa de estimulação visual e intervenção precoce na abordagem pedagógica. Caracterização do aluno com deficiência visual. Estimulação visual. Estimulação dos sentidos remanescentes. Ajudas técnicas. Adaptação de materiais. Braille. Soroban. Orientação e Mobilidade. Atividades de vida diária. Procedimentos didáticos e metodológicos. Recursos tecnológicos:acesso á comunicação e informação. Adaptações curriculares e a elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PIE). Oficinas de adaptações curriculares, na escola regular para atender à inclusão. Apoios diferenciados, planejamento e organização do Projeto Político Pedagógico. Alterações curriculares e avaliação. Materiais e jogos para diferentes ambientes de aprendizagem (salas de recursos multifuncionais, escola especial) desde a educação infantil até o ensino médio. Relação escola e família.
PROFESSOR I EDUCAÇÃO ESPECIAL: OM ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE
Políticas públicas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. A Educação Especial na Lei n°9394/96. Decreto n ° 3298/1999. Lei n° 10639 de 09/01/2003 (dispõe sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira). Declaração dos direitos das pessoas deficientes - ONU. Concepções sobre o atendimento especializado para o portador de necessidades especiais. Conceitos de deficiência. Concepções de aprendizagem. na área de deficiência. Conceituação de deficiência visual. Experiência com os outros sentidos (tato, olfato, paladar). - Domínio do corpo no espaço (lateralidade). Relação corpo-espaço. Exploração do espaço. Caminhar em segurança (guia-vidente). Conceituação e objetivos da orientação e mobilidade. Etapas da orientação e mobilidade. Pré-requisitos: área cognitiva, área psicomotora, área afetiva. Técnicas de orientação e mobilidade. Técnicas de guia vidente. Técnicas para a independência e para a auto proteção. Técnicas de bengala longa. Programa de treinamento. Manejos e orientações nas diferentes deficiências Adaptações curriculares e a elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PIE). Oficinas de adaptações curriculares, na escola regular para Apoios diferenciados, planejamento e organização do Projeto Político Pedagógico. Alterações curriculares e avaliação. Materiais e jogos para diferentes ambientes de aprendizagem (salas de recursos multifuncionais, escola especial) desde a educação infantil até o ensino médio. Relação escola e família. Cidadania.
PROFESSOR I: EDUCAÇÃO INFANTIL
Etapas do desenvolvimento psicológico do ser humano: desenvolvimento cognitivo, emocional e relacional. Etapas do desenvolvimento psicomotor. A construção do conhecimento e os pressupostos teórico-metodológicos. Aprendizagem: conceito e fatores intervenientes. A criança e a construção do número: sua conservação e a não conservação. Conceito de letramento. Aprendendo a aprender. O lúdico no desenvolvimento da autonomia. Processos de construção da identidade. O currículo da Educação Infantil. Estruturação da dinâmica da prática pedagógica: planejamento, avaliação e aspectos pedagógicos, políticos e teórico-metodológicos. Adaptações curriculares necessárias para o atendimento educacional. Fases do planejamento e avaliação de práticas educativas inclusivas. O planejamento individualizado como facilitador do processo de aprendizagem dos educandos
PROFESSOR I: SÉRIES INICIAIS
Abordagem holística dos conteúdos do ensino fundamental-séries iniciais: Alfabetização: concepções de aquisição do conhecimento. Métodos de alfabetização. Letramento e suas implicações para a alfabetização. Alfabetização e enfoque globalizador do conhecimento. Trabalhando com histórias, com livros e revistas, com dramatização, com desenho infantil. (verso, ritmo, canção, sons do corpo, cantigas, parlendas, adivinhas). Imagens. A criança e a aquisição do conceito numérico (numeralização: articulação da linguagem e do cotidiano infantil com a construção de conhecimentos matemáticos). Educação Física, Ciências naturais e alfabetização. Rotina da sala de aula. Brincar e aprender. Jogos, brincadeiras e psicomotricidade. A arte na escola: desenho, teatro, música, pintura. Construção das noções de espaço, tempo e grupo. Língua portuguesa: o processo de aquisição da leitura e da escrita. O texto: apreensão de ideias básicas e acessórias. Interpretação de ideias sugeridas por imagens. Metodologia da linguagem: objetivos do trabalho com a linguagem verbal na escola. Usos, funções e valores sociais da linguagem oral e da escrita. Linguagem: variação linguística; interlocução. O professor, o aluno e o processo de elaboração de textos escritos. Matemática: a construção dos conceitos matemáticos. Sistema de numeração em diferentes bases. Resolução de problemas. Metodologia do ensino de matemática. Ciências: água, ar e solo - características físicas, químicas e biológicas e suas relações nos ecossistemas. Sol - fontes de energia e processos energéticos vitais na natureza. Transformações dos materiais na natureza. Seres vivos - suas relações e interações ambientais, cadeia e teia alimentar. Corpo humano: higiene, alimentação, estrutura, funções, reprodução e sexualidade. Meio ambiente. Impactos ambientais - manejo e conservação. Lixo. Poluição. Estudos sociais: Economia e política no Brasil. Principais problemas sócio-econômicos, desigualdades regionais no Brasil de hoje. Brasil e estado do Espírito Santo: principais aspectos geográficos e econômicos. Espaço e tempo: localização, organização, representação. Tempo físico. Linha de tempo. Mapas e globo terrestre. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais - Ensino Fundamental (Resolução CNE/CEB nº 4 de 13 de julho de 2010). Lei n° 10639 de 09/01/2003 (dispõe sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira).
PROFESSOR II: CIÊNCIAS
Origem da vida: Teoria da abiogênese e da biogênese; Hipótese da evolução gradual dos sistemas químicos; experimento de Miller; hipótese heterotrófica. Citologia: características gerais das células procarióticas e eucarióticas; tamanho das células; doutrina celular; membranas celulares; citoplasma; síntese, armazenamento e transporte de macromoléculas; organelas citoplasmáticas; fermentação e respiração; fotossíntese e quimiossíntese; ácidos nucleicos e síntese de proteínas. Núcleo. Mitose e meiose. Embriologia: gametogênese e fecundação; desenvolvimento embrionário nos anfíbios, aves e mamíferos. Histologia: tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Vírus: estrutura; bacteriófagos; vírus de plantas e animais; estrutura e ciclo do vírus da AIDS. Moneras: morfologia das bactérias; bactérias autótropas e heterótrofas; bactérias patogênicas. Protistas: protozoários; algas. Fungos: características; classificações; estrutura e reprodução dos zigomicetos e basidiomicetos. Plantas: classificação; estrutura das plantas vasculares e avasculares; morfologia externa da raiz, caule e folha. Fisiologia vegetal (nutrição, crescimento e desenvolvimento das plantas). Animais - características gerais: porífera e cnidária (celenterata); vermes; artrópodes. Animais vertebrados: anatomia e fisiologia comparada. Genética: material hereditário. Leis de Mendel. Herança dos grupos sanguíneos. Herança quantitativa; genes ligados, permutações e mapas genéticos; determinações genéticas e herança ligada ao sexo. Evolução: evidências da evolução; teorias evolutivas; teoria sintética da evolução; surgimento de novas espécies. Ecologia: importância; estruturas dos ecossistemas; relações ente os seres vivos de uma comunidade. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais - Ensino Fundamental (Resolução CNE/CEB nº 4 de 13 de julho de 2010). Lei n° 10639 de 09/01/2003 (dispõe sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira).
PROFESSOR II: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
História da arte. Movimentos artísticos. O lúdico na obra de arte. Arte-educação. Psicologia da arte. Processo de criação. Percepção. Cor, disco cromático, espectro. Criatividade: conceito, originalidade, criatividade e desenvolvimento, inibição, processo e produto. Percepção: o mundo sonoro, o visual, o tátil. Aspectos formais da Arte: linha, forma, superfície, volume, espaço, tempo, movimento, som, ruído, intensidade, timbre, altura, duração, ritmo, dinâmica. Integração através da arte. Artes Cênicas: história das artes cênicas; Papel das artes cênicas no processo educacional, teoria e prática; teatro e jogo, criatividade e imaginação. Artes Plásticas: história geral das artes; história e ensino da arte no Brasil; teoria da arte: arte como produção, conhecimento e expressão; a obra de arte e sua recepção. Artes visuais: elementos de visualidade e suas relações; comunicação na contemporaneidade. Artes visuais e o multiculturalismo. Música: aspectos históricos da música ocidental; elementos estruturais da linguagem musical; tendências educacionais quanto ao ensino da música, na sala de aula; visão interdisciplinar do conhecimento musical. Música e expressão. Dança: história da dança; papel da dança na educação; estrutura e funcionamento do corpo para a dança; proposta triangular: fazer, apreciar, contextualizar. As danças como manifestações culturais. Cultura musical brasileira. Cultura local. Folclore do Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais - Ensino Fundamental (Resolução CNE/CEB nº 4 de 13 de julho de 2010). Lei n° 10639 de 09/01/2003 (dispõe sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira).
PROFESSOR II: EDUCAÇÃO FÍSICA
Objetivos e conteúdos da Educação Física em função do nível de desenvolvimento e aprendizagem da criança e do adolescente. Fases do desenvolvimento. Psicomotricidade. Aprendizagem motora e cognitiva. Educação Física no contexto da Educação Escolar. Educação Física, esporte e sociedade. História da Educação Física no Brasil. Função social da Educação Física. Papel do professor de Educação Física. Metodologia do ensino da Educação Física. Educação Física e lazer; corporeidade; aprendizagem motora; fisiologia do exercício; teoria do treinamento esportivo. Psicologia da aprendizagem; Psicologia do esporte. Avaliação em Educação Física. Critérios de seleção e organização de conteúdos. Objetivos gerais da área de Educação Física. Atividades estimuladoras do esporte amador. Trabalho motivacional e organização de atividades viabilizadoras para a participação dos portadores de necessidades especiais, gestantes e dos idosos, integrando-os aos demais usuários. Esportes: atletismo. Esportes coletivos: futebol de campo, futsal, basquete, voleibol, handebol. Esportes com bastões. Técnicas e táticas. Regras e penalidades. Organização de eventos esportivos. Jogos pré-desportivos. Brincadeiras da cultura popular. Lutas: judô, capoeira. Atividades rítmicas e expressivas: danças populares brasileiras; danças populares urbanas; danças modernas, contemporâneas e jazz; danças e coreografias associadas a manifestações culturais. Percepção corporal e espaço-temporal. Ginásticas de preparação e aperfeiçoamento para a dança; de preparação e aperfeiçoamento para os esportes, jogos e lutas; ginástica olímpica e rítmica desportiva. Primeiros socorros no esporte. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais - Ensino Fundamental (Resolução CNE/CEB nº 4 de 13 de julho de 2010). Lei n° 10639 de 09/01/2003 (dispõe sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira).
PROFESSOR II: ENSINO RELIGIOSO
Referencial curricular LDB: Art. 33; substitutivo do art. 33; Lei 9.475 de 22/07/97. Diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental (Resolução CNE/CEB nº 4 de 13 de julho de 2010). Conhecimento religioso. O Ensino Religioso nas leis de ensino a partir da concepção religiosa. Ensino Religioso nos diversos ciclos. Currículo: pressupostos; objetivos; interdisciplinaridade. Concepção; correlação da disciplina na área de conhecimento da educação religiosa. Metodologia, didática; avaliação. Ética. Respeito mútuo. Justiça. Solidariedade. Diálogo. Desenvolvimento moral. Caracterização histórica das tradições das grandes religiões (hinduísmo, budismo, judaísmo, cristianismo e islamismo) nos seguintes registros: crenças, livros sagrados, lugares sagrados e de oração, gestos e ritos, festas religiosas, fundadores, organização institucional, valores éticos, símbolos sagrados. Lei n° 10639 de 09/01/2003 (dispõe sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira).
PROFESSOR II: GEOGRAFIA
Atuais concepções teórico-metodológicas da ciência geográfica e das relativas ao ensino e à aprendizagem. As conexões da Geografia com outras disciplinas, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. A linguagem cartográfica: o planeta ao alcance do estudante e aplicações do conhecimento geográfico ao cotidiano escolar. A Terra como nossa morada no Universo: o pensar consciente e o agir respeitando o meio ambiente e a atitude de um cidadão plenamente informado sobre problemas cruciais que afetam a humanidade. A dinâmica demográfica mundial e o patrimônio ambiental: por um conhecimento geográfico sem dramas, mas com uma interpretação pluralista do mundo e do Brasil. Uma nova Globalização ou um novo olhar geográfico sobre o Sistema Mundial? As questões ambientais e a humanidade: seus desafios e necessidades de superação. Os recursos hídricos e energéticos e a inserção do território brasileiro neste contexto. A unificação dos mercados nacionais, as tecnologias e o espaço geográfico. O processo de urbanização mundial e sua espacialização no Brasil. A indústria e seus fatores locacionais. A agricultura e a segurança alimentar no mundo; o agronegócio no Brasil (sua concentração/desconcentração). O Estado do Espírito Santo; fatores econômicos, geográficos e sociais. O sistema mundial: os EUA, a UE (União Européia) e os países que formam o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China); o Japão na ordem mundial; o Oriente Médio e os conflitos atuais; o sistema sul-americano; a unidade e a diversidade da África; A Oceania. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais - Ensino Fundamental (Resolução CNE/CEB nº 4 de 13 de julho de 2010). Lei n° 10639 de 09/01/2003 (dispõe sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira).
PROFESSOR II: HISTÓRIA
Teoria, metodologia e correntes historiográficas. Formação e crise do mundo medieval. Monarquias Nacionais. Renascimento. Expansão marítima e comercial européia. Mercantilismo. Sistema Colonial. Reforma Protestante e Absolutismo Monárquico. Colonização Portuguesa da América (XVI-XVIII). América Espanhola. Trabalho, escravidão e mercado Atlântico. Revolução Inglesa do século XVII. Ilustração. Revolução Americana. Revolução Industrial. Revolução Francesa. Império Napoleônico. Reação absolutista. As ondas revolucionárias do século XIX. Brasil: de Colônia à Império - processo de emancipação política e formação do Estado Imperial. Movimento Operário. Socialismo e marxismo. Pós-48: cientificismo, democracia e transformações na estrutura do capitalismo - capitalismo monopolista. Nacionalismo e Estados Nações no século XIX. Imperialismo, Neocolonialismo e 1a guerra mundial. Brasil: da estabilidade à crise da Monarquia. Proclamação da República. Primeiros anos da República no Brasil. Século XX: a 1a guerra e seus desdobramentos políticos, econômicos e sociais para a Europa. Revolução Russa. Crise de 29. Totalitarismo. Segunda guerra. O Brasil da República Velha: política oligárquica, movimentos sociais e movimento operário. Crise e Revolução de 30. Estado Novo. Guerra Fria e a nova expansão do capitalismo. Descolonização afro-asiática: novos rumos. O Novo Oriente Médio. Revoluções do período. Brasil: do Pacto Populista ao Golpe Militar - economia, política, sociedade e cultura do período 1937-1964. Anos 70-90: a crise do império soviético e do leste europeu. A nova crise do capitalismo. O Pós-guerra Fria. Neoliberalismo e globalização da economia. Brasil: da transição para a democracia à atualidade. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais - Ensino Fundamental (Resolução CNE/CEB nº 4 de 13 de julho de 2010).
PROFESSOR II: LÍNGUA PORTUGUESA
Noções de cultura, arte e literatura. O texto literário e o não literário. Aspectos básicos do texto literário: denotação e conotação; principais recursos expressivos. Gêneros literários: lírico, narrativo/épico, dramático. Principais aspectos da versificação. Elementos estruturais da narrativa. Formas narrativas: crônica, conto e romance. Texto: condições de leitura e produção textual: a enunciação. Coesão e coerência textuais. Intertextualidade. Tipologia textual. Modos de organização do discurso: narrativo, descritivo e dissertativo/argumentativo. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia. Sistema fonológico do português. Sistema ortográfico vigente. Morfossintaxe: classes de palavras. Formação de palavras. Morfologia nominal. Morfologia verbal. Morfologia pronominal. Processos sintáticos: subordinação e coordenação. Constituintes da oração e orações no período. Frase e discurso. Valores semântico-sintáticos dos conectivos. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Colocação dos termos na frase. Emprego do acento da crase. Normas de pontuação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais - Ensino Fundamental (Resolução CNE/CEB nº 4 de 13 de julho de 2010). Lei n° 10639 de 09/01/2003 (dispõe sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira).
PROFESSOR II: MATEMÁTICA
Sistemas de numeração. Conjuntos numéricos. Operações: múltiplos, divisores. Frações. Números decimais. Medidas: área, perímetros, comprimento, capacidade, volume. Simetria. Função de primeiro e segundo grau. Porcentagens, possibilidades e estatísticas. Gráficos. Ângulos. Proporcionalidade. Equações e inequações de primeiro e segundo graus. Sistema de Equações. Polígonos. Funções e relações. Trigonometria no triângulo. Semelhança. Congruência. Teoremas: Tales e Pitágoras. Círculos. Noções de probabilidade. Geometria: figuras geométricas planas: quadrado, retângulo, triângulo, círculo; sólidos geométricos: cubo, paralelepípedo, prisma, cilindro, pirâmide, cone; esfera: cálculo de perímetros, áreas e volumes. Tópicos de matemática financeira: Juros Simples: Cálculo do montante e do Principal - Equivalência de capitais a juros simples. Juros Compostos: Cálculo do Montante e do Principal - Equivalência de capitais a juros compostos. Taxa de juros: Taxa de juros efetiva e nominal - Cálculo da taxa efetiva a partir da taxa nominal - taxas equivalentes em períodos quaisquer. Fatoração. Polinômios (operações). Lógica. Jogos e desafios da matemática. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais - Ensino Fundamental (Resolução CNE/CEB nº 4 de 13 de julho de 2010). Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel, PowerPoint. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Lei n° 10639 de 09/01/2003 (dispõe sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira).
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