quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Walter Benjamin na UNIRIO - 16 a 18/08



Obra de Walter Benjamin é tema de colóquio na UNIRIO - 16 a 18/08 

Entre os dias 16 e 18 de agosto, a Escola de Letras e o Departamento de Teoria do Teatro da UNIRIO promovem o “Colóquio Memória, Literatura e Filosofia em Walter Benjamin”. A partir do diálogo interdisciplinar entre professores, pesquisadores e alunos, o Colóquio pretende promover o debate sobre a obra de Walter Benjamin e seus ecos para a contemporaneidade. Composto por palestras e mesas-redondas, o evento tem início às 18h desta terça-feira, 16 de agosto, com atividades na Sala do Audiovisual da Escola de Teatro da UNIRIO (Av. Pasteur, 436, sala 402, Urca). 

Abrindo o ciclo de palestras, o Prof. Dr. Detlev Schöttker, da Universidade de Dresden (Alemanha), apresenta “Concorrências de interpretação – Sobre o debate acerca do Holocausto entre Celan, Adorno e Hannah Arendt", a partir das 18h15 desta terça-feira, 16 de agosto. Além de organizador das obras de Walter Benjamin para a editora alemã Suhrkamp, Detlev Schöttker é professor de literatura alemã e estudos de mídia na Universidade de Dresden. No dia 17 de agosto, o Prof. Dr. Wolfgang Bock, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) profere a palestra “Hamlet é um drama barroco ou uma tragédia?”, com início às 18h15. As duas palestras contam com tradução simultânea. 

O evento é aberto ao público em geral, e os presentes receberão certificado de participação. Confira a programação completa no link a seguir.


Links relacionados: 

Fonte: 

Documento: Programação_Colóquio_Walter Benjamin.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário