sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mostra reúne o trabalho artístico de diferentes povos africanos e o músico Lucio Sanfilippo, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica












A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura apresentam no próximo sábado, dia 26, a Exposição “Panos e Tapas, Joias e Adornos d’ África”, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. O Museu Afro Brasil de São Paulo traz ao Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica a exposição “Panos e Tapas, Joias e Adornos d´África” como possibilidade de reconhecimento da competência artística e tecnológica de diferentes povos africanos.














São cerca de 250 peças, entre brincos, tornozeleiras, pulseiras, tecidos e tapas que, apesar de representarem um imenso universo artístico, ainda é pouco conhecido do grande público, principalmente quando comparado às máscaras e estatuetas africanas.











O conjunto de obras a serem expostas apresenta uma grande variedade de estilos e técnicas de produção. As funções dessas obras também variam de acordo com os povos que a produzem: elas podem estar ligadas às cerimônias ou simplesmente ao embelezamento. Alguns tipos de joias e tecidos, por outro lado, estavam inseridos numa perspectiva econômica e eram usados como moedas de trocas.







A exposição terá abertura no sábado, dia 26, às 16h. O músico Lucio Sanfilippo se apresentará no local, a partir das 16h30. A mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 11h às 18h, sábado, domingo e feriado, das 11h às 17h. O Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica fica na Rua Luís de Camões, 68, Centro. A classificação é livre e a entrada gratuita. 




 _92D11957DC4F27

Nenhum comentário:

Postar um comentário