segunda-feira, 29 de junho de 2015

Cursos na área de Cinema da Escola de Cinema Darcy Ribeiro com bolsa de 100%



A Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR) tornou pública a abertura das inscrições para o programa de Bolsa de Estudos Integral, concedendo vagas limitadas para os Cursos Regulares neste semestre de 2015.2. Neste edital são estabelecidas normas relativas ao Processo de Seleção para os Cursos Regulares de Roteiro Cinematográfico, Direção Cinematográfica, Montagem e Edição de Imagem e Som e Produção Audiovisual para o segundo semestre de 2015. 

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E INFORMAÇÕES GERAIS:
1.1 Dos Cursos:
Os cursos regulares oferecidos pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro compreendem as
seguintes especialidades: Direção Cinematográfica, Roteiro Cinematográfico e Montagem
e Edição de Imagem e Som com duração de 4 semestres letivos e Produção Audiovisual
com duração de 2 semestres letivos. O candidato deverá optar por um dos cursos para se
submeter ao processo seletivo destinado à bolsa.

2. Das Inscrições: 
2.1 - O período de inscrição ocorrerá de 10 de junho a 10 de julho de 2015, de 10h às 19h na Secretaria da Escola, situada à Rua da Alfândega, nº 05 – Centro – RJ. 2.2 – O candidato deverá apresentar a cópia de toda documentação exigida no ato da inscrição e assume conhecer e estar de acordo com os termos deste Edital, se responsabilizando em comprovar e atender a todos os requisitos necessários. 2.3 – Inscrições realizadas de 10/06 a 30/06 estão isentas do pagamento da taxa. De 1º/07 a 10/07, será cobrado o valor de R$ 50,00 para a inscrição.

3. Os documentos obrigatórios para inscrição são: 
a)- Cópia de documento comprobatório da escolaridade mínima exigida (Ensino Médio Completo – Oriundo da Rede Pública de Ensino); b)- Cópia do documento de identidade e CPF; c)- Currículo atualizado; d)- 3 fotos ¾ recentes; e)- Comprovante de residência; 
f)- Carta de apresentação emitida por ONG ou Ponto de Cultura atestando que o candidato é integrante da ação, esclarecendo as atividades que o mesmo desenvolve na organização e a indicação do curso a ser realizado por ele; g)- Carta de apresentação pessoal;

4. Da Seleção: 
A seleção dos candidatos aos Cursos Regulares será regida por este edital e executada por uma Comissão de Especialistas definida pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. A seleção será realizada em duas etapas: Prova escrita (sobre conhecimentos específicos da área escolhida) e entrevista. A primeira etapa é de caráter eliminatório e a segunda, de caráter classificatório.  

5 - Etapas do processo seletivo

5.1 – Primeira Etapa – Prova Escrita: 
A prova escrita e dissertativa e avaliará as noções dos candidatos na área de conhecimento específico que norteia o curso regular escolhido, clareza na exposição de idéias, capacidade de síntese e ordenação lógica do pensamento. O resultado da prova escrita terá caráter eliminatório, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver o grau mínimo de 7,0 (sete), calculado como a média aritmética das notas a ele atribuídas pelos examinadores.

a) A Prova Dissertativa terá duração de 02 horas. b) Não será permitida consulta bibliográfica no dia da prova; c) Não será permitido o ingresso após o horário estabelecido para a prova. 5.2 – Segunda Etapa – Entrevistas: A entrevista será realizada apenas com os aprovados na primeira etapa e possui caráter classificatório. O resultado dos aprovados na prova escrita será divulgado no site da ECDR com os respectivos horários agendados para a entrevista de seleção. 

6. Realização do Processo Seletivo
6.1 - A prova dissertativa será realizada no dia 7 de agosto de 2015 às 19h , nas salas 01 e 02 da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, localizada à Rua da Alfândega Nº 05 - Centro, Rio de Janeiro. A divulgação dos aprovados na prova dissertativa estará disponível no site www.escoladarcyribeiro.org.br no dia 10 de agosto de 2015, às 19h. O candidato aprovado deverá consultar o horário agendado para a sua entrevista no site. 

6.2 - A entrevista será realizada na Escola de Cinema Darcy Ribeiro nos dias 11, 12 e 13 de agosto, a partir das 18h, de acordo com o horário agendado e divulgado no site da ECDR.




É de responsabilidade do candidato acompanhar o processo seletivo no site da ECDR: www.escoladarcyribeiro.org.br  

8 – Atribuições aos candidatos selecionados para manutenção da bolsa: 
a)- Comprometer-se a dedicar 10 (dez) horas semanais às atividades de monitoria na escola entregando os relatórios periodicamente à Coordenação de Ensino. b)- Comprometer-se a participar de todas as atividades de complementação promovidas pelas escola; c)- Comprometer-se a cumprir o Manual do Aluno e o Regimento Escolar. c)- Comprometer-se a ter no mínimo 75% de frequência em todas as disciplinas do curso escolhido e ter avaliações com nota mínima 7,0. 

9 – Matrícula: 

a)- Terão direito à matrícula os candidatos aprovados e selecionados, respeitando os limites das vagas estabelecidas pelo Programa; b)- Ter entregue toda a documentação exigida neste edital no ato da inscrição; c)- Efetuar a matrícula no prazo estipulado neste edital; d)- Assinar o contrato da prestação de serviços educacionais e o termo aditivo de bolsa de estudos; 

10 – Disposições Finais: 

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro reserva o direito de cancelar a Bolsa caso venha a constatar posteriormente qualquer tipo de divergência nas informações prestadas pelo aluno


Nenhum comentário:

Postar um comentário