Com o objetivo de preencher 5.264 vagas, a Polícia Militar do Paraná (PM-PR) publicou o edital nº. 1107/2012 que regulamenta a realização de concurso público. Do total de vagas, 4.445 são para Policial Militar e 819 vagas são para Bombeiro Militar.
Os interessados em participar da seleção deverão ter diploma, devidamente registrado, de conclusão do ensino médio em escola pública ou particular reconhecida pelos órgãos oficiais de ensino e ter no máximo 30 anos de idade na data do primeiro dia da inscrição.
Segundo o edital, a bolsa auxílio do Soldado de 2ª Classe Policial e Bombeiro Militar será de R$ 1.463,03 e o subsídio do Soldado de 1ª Classe será de R$ 3.225,99.
As oportunidades estão distribuídas entre as regiões de Curitiba, região metropolitana e litoral, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.
Ainda de acordo com o edital, fica limitado o ingresso de pessoas do sexo feminino a até 50% das vagas ofertadas, nos termos da Lei estadual nº 14.804/2005. Atingido o limite previsto não serão nomeados candidatos do sexo feminino independente da classificação final obtida no certame. Além disso, 10% das vagas ficam reservadas aos afrodescendentes, nos termos da Lei estadual nº 14.274/2003.
INSCRIÇÕES
Para garantir sua participação no concurso basta se inscrever entre às 10h do dia 20 de dezembro de 2012 até às 14h do dia 21 de janeiro de 2013, pelo endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso. A taxa de inscrição será de R$ 85,50.
PROVAS
A previsão é de que os inscritos sejam avaliados por meio de prova de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, que será composta por prova objetiva com questões sobre Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Informática, Estatuto da Criança e do Adolescente e Atualidades e redação. Esta avaliação deverá ser aplicada nas cidades de Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.
Na sequência os candidatos serão submetidos a exames de capacidade física e de sanidade física, avaliação psicológica e pesquisa social e documental.
CURSO DE FORMAÇÃO
Aprovados no concurso público, os candidatos deverão frequentar, na condição de Soldados de 2ª Classe, o Curso de Formação Soldados PM/BM, nos termos definidos pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da Polícia Militar. Ele será realizado nas Escolas de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças, no Centro de Ensino e Instrução, assim como poderá ser descentralizado para qualquer Unidade da Polícia Militar no Estado, na Capital e no Interior, preferencialmente na região escolhida pelo candidato para lotação inicial.
A Prova de Conhecimentos será estruturada da seguinte maneira:
TABELA 9.1
TIPO DE PROVA
|
ETAPAS DA PROVA DE CONHECIMENTOS
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ÁREA DE CONHECIMENTO
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NÚMERO DE QUESTÕES
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PONTUAÇÃO MÍNIMA
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VALOR TOTAL DA PROVA DE CONHECIMENTOS
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Prova de Conhecimentos
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Objetiva
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Língua Portuguesa
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10
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20
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40
|
Matemática
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7
| ||||
História
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6
| ||||
Geografia
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6
| ||||
Informática
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5
| ||||
Estatuto da Criança e do Adolescente
|
3
| ||||
Atualidades
|
3
| ||||
Subjetiva
|
Redação
|
-
|
10
|
20
| |
VALOR TOTAL DE PONTOS
|
30
|
60
|
9.5 Da etapa Objetiva:
9.5.1 A pontuação máxima da etapa objetiva da Prova de Conhecimentos será de 40 pontos, tendo cada questão o valor de 01 (um) ponto.
9.5.2 Não serão computadas questões com emenda ou rasura, ainda que legível, nem questão não respondida ou que contenha mais de uma resposta, mesmo que uma delas esteja correta.
DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Língua Portuguesa
Compreensão e interpretação de textos, com moderado grau de complexidade. Reconhecimentos da finalidade de textos de diferentes gêneros. Localização de informações explícitas no texto. Inferência de sentido de palavras e/ou expressões. Inferência de informações implícitas no texto e das relações de causa e conseqüência entre as partes de um texto. Distinção de fato e opinião sobre esse fato. Interpretação de linguagem não-verbal (tabelas, fotos, quadrinhos etc.). Reconhecimentos das relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, preposições argumentativas, locuções etc. Reconhecimento das relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade. Identificação de efeitos de ironia ou humor em textos variados. Reconhecimento de efeitos de sentido decorrentes do uso de pontuação, da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos, de campos semânticos, e de outras notações. Identificação de diferentes estratégias que contribuem para a continuidade do texto (anáforas, pronomes relativos, demonstrativos etc.). Compreensão de estruturas temática e lexical complexas. Ambiguidade e paráfrase. Relação de sinonímia entre uma expressão vocabular complexa e uma palavra.
Matemática
Operações com números inteiros, fracionários e decimais. Frações ordinárias e decimais. Conjunto e funções. Progressões aritméticas e geométricas. Logaritmos. Porcentagem e juros. Razões e proporções. Medidas de tempo. Equações de primeiro e segundo grau; sistemas de equações. Sistema de medidas de tempo, sistema métrico decimal, sistema monetário brasileiro. Relações trigonométricas. Formas geométricas básicas. Perímetro, área e volume de figuras geométricas. Gráficos e tabelas. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Cálculo Proposicional. Lógica de1ª ordem. Raciocínio Lógico. Resolução de problemas.
História
Processo de construção e emancipação da Nação brasileira e a construção do estado democrático; a Constituição Brasileira e a conquista da cidadania; formação política do Estado do Paraná. Processo de colonização do Estado do Paraná e regiões circunvizinhas com a avaliação dos encontros de distintas culturas que resultaram na formação étnico-cultural presente no Estado. Processo de formação das Forças Armadas no Brasil - do Império à República; participação das forças armadas brasileiras em conflitos internacionais; participação da Polícia Militar do Estado do Paraná em conflitos históricos. Processo de globalização mundial e a inserção do Brasil no mundo do trabalho globalizado; formação de blocos econômicos na América Latina e no mundo. Processo de formação cultural no Brasil e no mundo; movimentos sociais e reivindicatórios; movimentos artísticos e religiosos.
Geografia
Categorias de análise geográfica: território, paisagem e espaço geográfico. Cartografia: utilidade das cartas básicas (bases cartográficas) e das cartas temáticas. Geografia física: climas da Terra, do Brasil e dinâmica climática do Paraná; geologia, relevo e solos do Brasil e do estado do Paraná; águas continentais; oceanos: produtividade marinha e mares territoriais; os biomas terrestres, brasileiros e a vegetação do estado do Paraná. Geografia humana: fatores de crescimento da população e teorias demográficas; distribuição e estrutura da população brasileira; diversidade étnica mundial; nacionalismo e separatismo; urbanização, redes urbanas, hierarquia das cidades; migrações internacionais e migrações internas. Geografia econômica e política: atividades agropecuárias e sistemas agrários no Paraná, no Brasil e no mundo; atividades industriais no Paraná, no Brasil e no mundo; os blocos econômicos, a multipolaridade mundial; o comércio mundial; as fontes de energia e a produção de energia. Países capitalistas desenvolvidos, em desenvolvimento e não desenvolvidos; países socialistas; o terrorismo no mundo atual. Problemas ambientais: erosão e poluição dos solos; poluição da atmosfera e alterações do clima local (clima urbano, ilha de calor) e do clima da Terra (efeito estufa, destruição da camada de ozônio, (chuvas ácidas); poluição das águas (eutrofização, poluição das águas doces); destruição da cobertura vegetal, desmatamento; unidades de conservação e a preservação dos ecossistemas e da flora e da fauna brasileira e paranaense.
Informática
Conceitos básicos de operação com arquivos utilizando o Windows Explorer e Linux. Noções consistentes de uso de Internet para informação (Internet Explorer e Mozilla Firefox) e comunicação (Microsoft - Outlook Express). Noções consistentes de trabalho com computadores em rede interna, ambiente Windows e Linux. Recursos de escrita e editoração de texto (Microsoft Word e OpenOffice). Recursos de cálculo e organização de dados em planilhas eletrônicas (Microsoft Excel e OpenOffice calc). Noções básicas (de usuário) sobre a instalação de aplicativos e funcionamento de computadores pessoais.
Estatuto da criança e do adolescente
Lei nº 8.069/90: Parte geral: Título I Das Disposições Preliminares. Título II Dos Direitos Fundamentais: Do Direito à Vida e à Saúde. Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade. Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer. Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho. Título III Da Prevenção: Dos Produtos e Serviços. Da Autorização para Viajar. Parte Especial: Título III Da Prática de Ato Infracional: Dos Direitos Individuais. Das garantias processuais. Das Medidas Sócioeducativas. Título IV Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsável. Título V Do Conselho Tutelar: Disposições Gerais. Das Atribuições do Conselho.
Atualidades
Noções gerais sobre temas da vida econômica, política e cultural do Paraná, do Brasil e do Mundo. O debate sobre as políticas públicas para o meio ambiente, saúde, educação, trabalho, segurança, assistência social e juventude. Ética e Cidadania. Aspectos relevantes das relações entre os Estados e Povos.
edital completo no link abaixo:
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