segunda-feira, 18 de julho de 2011

Como vc pode aprender Inglês hj em dia?

Como vc pode aprender Inglês hj em dia?
A idéia de escrever o titulo acima com os “vc” e “hj” em lugar de você e hoje da língua culta padrão, surgiu da necessidade de lembrar que estamos em 2011, e que é assim que escreve nas redes sociais, nos emails e bilhetes, etc. Isto é, de certa forma um Português moldado pelas tecnologias de comunicação modernas.
O que isso tem a ver com o ensino de língua inglesa? Acredite: muitas coisas. No mínimo se o seu Português, falado, escrito é moderno, atual, a forma que você vai aprender Inglês também tem que ser
Por exemplo, quando eu comecei a aprender a língua inglesa, lá em 1985, aos 14 anos de idade, não havia CD, DVD, nem internet. Era na base do ler o livro em casa, repetir em sala de aula exaustivamente, com a pronúncia e sotaque que o(a) professor(a) tivesse.  
Para melhorar minha pronúncia e vocabulário, dava calote no ônibus para a Zona Sul, para poder conversar com turistas, o que rendia histórias engraçadas, às vezes.
Com as técnicas e métodos modernos, se pode aprender Inglês até mesmo de forma autodidata, caso se tenha disciplina, ou se preferir, procure um colega que dê aula particular ou em um curso. Ele (a) poderá lhe dizer qual seu nível, o melhor caminho para que você siga aprendendo.
Pode-se grava as aulas, baixar ou copiar CD’s e/ou DVD’s  inteiros da internet, ouvir repetidas vezes no seu celular ou MP3 player de última geração. Há também vários sites que podem ser usados completamente de graça. Em geral tem-se a opção de adquirir uma conta Premium, e com ela você tem acesso a funções adicionais de aprendizagem, como unidades gramaticais, PDFs, podcasts, etc. Mas isso é opcional, você pode usar os sites com uma conta básica sem pagar nada.
O aprendizado online gratuito de idiomas é possível com dedicação e disciplina pessoal. Mas, lembre-se que a qualidade dos sites encontrados na rede varia bastante. Mas vale a tentativa, e se eventualmente você venha a se frustrar, há sempre opções mais profissionais, com mais recursos. Além, é claro dos cursos livres presenciais mais pertos de sua casa, trabalho ou estudo.
Ao final, o que conta é sua disposição em aprender outra língua, seja por necessidade pessoal (estudo, emprego, viagens, etc) ou por pura satisfação e realização pessoal.
Há casos nos quais o aprendizado de outra língua é extremamente recomendado, como na terceira idade, para o fortalecimento e treinamento da memória, assim interação social, além da satisfação pessoal, quando se percebe o progresso intelectual.
È também recomendado que se aprenda o Inglês, ou outra língua estrangeira moderna, para as crianças e adolescentes, para satisfazer suas necessidades de conhecimento e socialização, além de melhorar o rendimento escolar.
Mas se você é adulto e precisa saber falar inglês para o emprego e /ou aproveitar as oportunidades que surgem com os mega eventos programados para o Brasil em 2014 e 2016, não entre em pânico!
Todas as dicas dadas aqui são também válidas para você. Tendo disciplina e motivação, ao final da capacitação, terá as ferramentas essenciais para ingressar no mercado de trabalho. Para tal é necessário que você desenvolva uma atitude positiva e confiante, estimulando seu desejo de aprender Inglês e alimentando sua autoestima e segurança quanto à capacidade de aprender uma língua estrangeira;
E também desenvolva estratégias de aprendizagem especificas que possibilitem compensar a ausência do domínio de certos conhecimentos e arriscar-se a falar, esclarecer dúvidas na comunicação, utilizar a língua materna como recurso auxiliar e desenvolver técnicas que auxiliem e acelerem o aprendizado da língua estrangeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário