quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Concurso com 2.000 vagas para Soldado 2ª Classe da Polícia Militar - SP

Com a organização e responsabilidade da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Fundação Vunesp), foi divulgado nesta quarta-feira, 16 de outubro de 2013, o edital de abertura do concurso público 3/321/13 da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM - SP). O certame foi autorizado por meio de Despacho do Governador do Estado, em 23 de maio do ano corrente.
São 2.000 vagas para Soldado PM de 2ª Classe para o Quadro de Praças da Polícia Militar, destinadas a candidatos dos sexos masculino e feminino, em caráter de estágio probatório, que inclui o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.
A remuneração inicial será de R$ 2.563,28 e só poderão se inscrever para o concurso, profissionais com idade entre 18 e 30 anos que tenham concluído o ensino médio e possuam carteira nacional de habilitação nas categorias "B" a "E". Além disso, será cobrada altura mínima de 1,60m (mulher) ou 1,65m (homem).
No caso desse certame não serão reservadas vagas para pessoas com deficiência, considerando-se as peculiaridades da função.
Os interessados que atendam às exigências em questão poderão realizar sua inscrição entre às 10h do dia 21 de outubro de 2013, próxima segunda-feira, e às 16h do dia 22 de novembro de 2013 pelo site www.vunesp.com.br. A taxa será de R$ 50,00.
Serão realizadas várias etapas de avaliação, sendo a primeira composta por provas escritas I e II, de caráter eliminatório e classificatório, a serem realizadas nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
A prova escrita I constará de 50 questões de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais, enquanto que a II será composta por redação. O tempo total de duração de ambas será de quatro horas e a previsão é de que sejam aplicadas em 12 de janeiro de 2014, às 14h. O conteúdo programático consta no Anexo B do certame e a indicação é de que o candidato compareça ao local de provas munido de caneta esferográfica transparente de tinta azul, preferencialmente, ou preta.
Haverá, ainda, prova de condicionamento físico, de caráter eliminatório, constituída dos seguintes exercícios: apoio de frente sobre o solo (flexão e extensão de cotovelos) para homens e apoio de frente no solo, sobre o banco (flexão e extensão de cotovelos) para mulheres; resistência abdominal, em decúbito dorsal (tipo remador); corrida de 50m; e corrida em 12 minutos.
Na sequência, os candidatos serão submetidos a exames de saúde, também de caráter eliminatório, compostos por exame médico geral e exames laboratoriais; assim como a exame psicológico, de caráter eliminatório, que analisará a personalidade, aptidão, potencial e adequação do candidato ao exercício da função.
Também haverá investigação social de todos os aprovados nas fases anteriores, com caráter eliminatório, que visará a análise da conduta social, reputação e idoneidade do candidato.
Por fim, os concursandos serão submetidos à análise de documentos, de caráter eliminatório e prova títulos, de caráter classificatório.
O concurso público terá validade de 90 dias, a contar de sua homologação e poderá ser prorrogado por igual período, a critério da Administração. Para mais detalhes confira o edital, disponível em nosso site.
Fonte: pciconcursos.com.br
Jornalista: Iara Valiente






CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
LÍNGUA PORTUGUESA
1. - Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários).
2. - Sinônimos e antônimos.
3. - Sentido próprio e figurado das palavras.
4. - Pontuação.
5. - Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.
6. - Concordância verbal e nominal.
7. - Regência verbal e nominal.
8. - Colocação pronominal.
9. - Crase.
MATEMÁTICA
1. - Números inteiros: operações e propriedades.
2. - Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades.
3. - Mínimo múltiplo comum. - Razão e proporção.
4. - Porcentagem.
5. - Regra de três simples.
6. - Média aritmética simples.
7. - Equação do 1ª grau.
8. - Sistema de equações do 1ª grau.
9. - Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade.
10. - Relação entre grandezas: tabelas e gráficos.
11. - Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, teorema de Pitágoras.
12. - Raciocínio lógico.
13. - Resolução de situações-problema.
CONHECIMENTOS GERAIS
HISTÓRIA GERAL
1. - Primeira Guerra Mundial.
2. - O nazifascismo e a Segunda Guerra Mundial.
3. - A Guerra Fria.
4. - Globalização e as políticas neoliberais.
HISTÓRIA DO BRASIL
1. - A Revolução de 1930 e a Era Vargas.
2. - As Constituições Republicanas.
3. - A estrutura política e os movimentos sociais no período militar.
4. - A abertura política e a redemocratização do Brasil.
GEOGRAFIA
Geografia Geral
1. - A nova ordem mundial, o espaço geopolítico e a globalização.
2. - Os principais problemas ambientais.
Geografia do Brasil
1. - A natureza brasileira (relevo, hidrografia, clima e vegetação)
2. - A população: crescimento, distribuição, estrutura e movimentos.
3. - As atividades econômicas: industrialização e urbanização, fontes de energia e agropecuária.
4. - Os impactos ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário