terça-feira, 14 de agosto de 2012

Machismo vá se lavar, porque hoje a Globo vai lhe usar



Na História universal as grandes obras culturais serviram não somente como arte, para se admirar ou apreciar. Outras cumpriram outros papéis.
Foi assim com Homero, em sua Odisseia e Ilíada, que mostram a perspicácia e capacidade do povo grego, os ensinam a adorar e respeitar os deuses.  Chaucer no seu livro “The Canterbury Tales”,  (Os Contos da Cantuária,) não só cria um estilo de escrever,  mas também unifica o Inglês medieval. Assim como Shakespeare vai ser como um padrão mais tarde nessa língua.
 Dante, em a Divina Comédia, usa o céu e o inferno e unifica a língua Italiana.
Nos tempos modernos, porém, com os novos meios de comunicação, cada vez mais rápidos e abrangentes, é de se esperar que esses conhecimentos e atitudes fluíssem mais aceleradamente..
Foi assim como o rádio, em especial no Brasil. Ele serviu para alegrar e instruir, moldando a cultura nacional, criando celebridades, bordões. Programas de humor como PRK30, “Balança, mas não cai” e outros nos apresentaram personagens que até hoje em dia fazem rir, de situações tipicamente brasileiras ou universais. Esse caráter foi herdado pela televisão,
A Rede Globo de Televisão, líder de audiência desde a década de 70, tem ditado em suas produções, tais novelas, filmes, desenhos e programas de humor como o se portar, funcionando como formador de opinião, tendo um importante peso no processo de pensar e agir.
Infelizmente, a partir disso, vários preconceitos ficaram enraizados no consciente coletivo nacional. Só há pouco tempo começaram a aparecer personagens negros em papéis principais, como mocinhos, por exemplo. E mesmo em papéis secundários e figurantes, estes não são muitos. Algo que não reflete a realidade do povo que a Globo pretende retratar
E mais uma vez a Rede Globo de televisão presta um desserviço às mulheres do Brasil. O personagem de José Wilker, o Coronel Jesuíno Mendonça, da novela "Gabriela" é um machista emperdenido, saído da obra de Jorge Amado.
            Ficou famoso seu bordão "Vá se lavar, que eu quero lhe usar hoje". Tendo virado charge, piadas e fotos em várias redes sociais, especialmente no Facebook.
Esse personagem é mesmo o que há de pior em matéria de machismo na Globo! (Ao menos até agora). Mas realmente não é o único... A novela como um todo é extremamente machista, incentivando a prostituição e a objetificação das mulheres de uma maneira geral. E essa versão faz isso de uma maneira muito mais ofensiva do que a primeira. A Globo está apelando e descendo cada vez mais o nível.
Depois de incentivar o estupro feminino nos transportes público, no quadro “Metrô Zorra Brasil”, com as personagens: "Valéria” (Rodrigo Sant'anna), ex-Valdemar que operou e virou mulher e Janete (Thalita Carauta) do programa Zorra Total, a Globo celebra o machismo historicamente presente em nossa sociedade.
Temos acompanhado frequentemente pela mídia os inúmeros casos de mulheres agredidas, espancadas, violentadas ou mesmo assassinadas, em sua maioria pelos próprios companheiros com quem conviviam.
 A violência doméstica ainda é um crime silencioso, sustentado pelo medo, submissão e desamparo das vítimas, que deixa sequelas e desmoraliza as mulheres, fragilizadas e expostas pela violência cotidiano da classe trabalhadora, oprimida e explorada. Pesquisas mostram que uma mulher é assassinada a cada 2 horas e outra é vítima de agressão a cada 12 segundos.
Sei que a piada é boa, para algumas pessoas. Mas pensando bem, o personagem em questão é o depositório de todo machismo do mundo. Tanto que matou a sua esposa-personagem, e com o artíficio legal que existia antigamente, chamado de "lavagem da honra", ele seria liberto em ser punido por matar a esposa e amante.O "lavar a honra", isto é, o homem poder assassinar a mulher que o traiu e sair impune, era para as mulheres o "auto de resistência" era para o povo negro e o pobre
Ambos eram elementos jurídicos que garantiam a possibilidade de ser mort@ sem julgamento ou punição. A diferença é que o auto de resistência ainda existe legalmente.
Me assusta um pouco essa valorização do machismo implícito. Além disso, fica a pergunta:a indústria cultural continuará transformando machismo em “entretenimento” e lucrando à custa da opressão?



- Pelo Fim da Violência contra a mulher! Aplicação e Ampliação da Lei Maria da Penha! Punição dos Agressores, construção de casas-abrigo!

Um comentário:

  1. vish... texto bem antigo esse... mas vou comentar assim mesmo... mesmo que o dono desse blog nem o olhe mais .-. ...enfim... eu fiquei horrorizado quando descobri esse personagem... a rede globo que é a maior emissora de televisão, e tem influencia absoluta na formação da mente dos jovens... está cada vez mais... influenciando não só o machismo como também a promiscuidade, traição(não religiosamente falando)... sendo que o brasil já não tem uma cultura que valoriza a educação... mas essa tendencia da liberdade de expressão que está severamente sendo confundida com libertinagem... eu venho percebendo a mudança desde 2012 quando esse texto foi publicado... os videos dos vlogeiros que explodiram no youtube fazendo sucesso gritando e xingando as coisas que mais odeiam... e hoje muito tempo depois desse texto ter sido publicado... a situação só piora! tem por exemplo a personagem persefone interpretada pela fabiana karla na novela amor a vida(que já acabou), ela é virgem e zoada por isso, o que acontece na vida real, vingindade é tratada como doença e incentiva crianças de 11/12 anos a perderem a virgindade logo, o que pode causar muitas consequencias. no meu ponto de vista nem o machismo nem o feminismo é correto, apesar de ter as feministas que lutam por direitos iguais, tem feministas "radicais" que querem superioridade pelos longos anos de repressão. quanto ao cmentário acima, não concordo com a parte de a mulher ter varios amigos homems e ser chamada de puta... nunca vi isso! nem ter várias amigas mulheres e ser chamada de lesica.

    ResponderExcluir