A Secretaria Municipal de Administração do Rio de Janeiro torna público que fará realizar o Concurso Público para provimento de 150 vagas para o cargo de Professor I - Inglês, do Quadro Permanente de Pessoal do Município do Rio de Janeiro, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.
A remuneração para o cargo será de R$ 3.597,34 para jornada de trabalho de 40h semanais. Serão acrescidos bônus cultura no valor de R$ 114,71 - Lei nº 3.438/2002; auxílio transporte no valor de R$ 121,00 - Decreto nº 17.110/98; e benefício alimentação - de acordo com o Decreto nº 35.098/2012.
Poderão participar o candidato que tiver Licenciatura Plena, com habilitação em Inglês.
As inscrições serão recebidas das 10h do dia 17 de abril até às 23h59min do dia 2 de maio de 2013, horário de Brasília - incluindo sábados, domingos e feriados - somente via Internet, através de requerimento específico disponível no site http://concursos.rio.rj.gov.br.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 70,00 e deverá ser efetuada até a data do vencimento.
Não será permitido efetuar o referido pagamento através de depósito, transferência bancária e/ou agendamento.
O candidato deverá acompanhar a confirmação do pagamento de sua inscrição através do site até o dia 9 de maio de 2013. Para verificar a confirmação do pagamento, o candidato deverá acessar, no site a opção "consultar andamento da inscrição" e, verificar no final do requerimento se consta a mensagem "confirmado pagamento da taxa de inscrição". Caso não haja confirmação do respectivo pagamento da inscrição até a data estabelecida, o candidato deverá entrar em contato com a Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos, através dos telefones 2976-1612 e 2976-1103, no dia 10 de maio de 2013, impreterivelmente.
A avaliação dos candidatos será feita através de:
a) Prova Objetiva
b) Prova Oral
c) Prova de Títulos
d) Curso de Formação Básica
As Provas Objetiva e Oral, ambas de caráter eliminatório e classificatório, e de Títulos apenas de caráter classificatório.
As provas serão aplicadas na cidade do Rio de Janeiro em função da disponibilidade de locais para realização. Os locais, as datas e os horários de realização das provas serão publicados no Diário Oficial do Município e divulgados no site.
O candidato deverá comparecer ao local designado para a prova com antecedência de 60 minutos do horário fixado para o seu início, portando caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente e o original do documento de identidade oficial.
O resultado final do Concurso Público, por Coordenadoria Regional de Educação - CRE será divulgado por Edital, publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro e disponibilizado no site, após a conclusão do Curso de Formação Básica.
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, contado a partir da data de publicação da homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal Superior.
Jornalista: Marisa Bautz
DAS PROVAS OBJETIVA, ORAL E DE TÍTULOS
1. As Provas Objetiva e Oral, ambas de caráter eliminatório e classificatório, e de Títulos apenas de caráter classificatório, obedecerão o quadro a seguir:
TIPO DE PROVA
|
CONTEÚDO
|
Nº DE QUESTÕES
|
PONTOS POR QUESTÃO
|
TOTAL EM PONTO S
|
MÍNIMO EM PONTOS PARA HABILITAÇÃO, POR CONTEÚDO
|
MÍNIMO EM PONTOS PARA HABILITAÇÃO, NO TOTAL DA PROVA
|
OBJETIVA
|
Específico da Disciplina
|
35
|
2,0
|
70,0
|
14,0
|
72,0
|
Língua Portuguesa
|
15
|
2,0
|
30,0
|
6,0
| ||
Fundamentos Teórico-Metodológicos e Político-Filosóficos da Educação
|
10
|
2,0
|
20,0
|
4,0
| ||
ORAL
|
-
|
-
|
-
|
100,0
|
-
|
50,0
|
TÍTULOS
|
-
|
-
|
-
|
30
|
-
|
-
|
1.2 será considerado aprovado o candidato que obtiver:
a) na Prova Objetiva, o candidato que alcançar, no mínimo, 20% de pontos por conteúdo e 60% de pontos do total da prova, conforme o estabelecido no quadro acima;
b) na Prova Oral, o candidato que obtiver o mínimo de 50% do total de pontos da prova.
a aferição dos Títulos terá caráter classificatório, com valoração máxima de 30 (trinta) pontos, em conformidade com os critérios de valores determinados na tabela abaixo:
DENOMINAÇÃO
|
DOCUMENTO
|
Nº MÁXIMO DE TÍTULOS
|
PONTUAÇÃO DE CADA TÍTULO
|
Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" , em nível de Especialização, com duração mínima de 360 horas
|
Cópia autenticada do certificado ou da declaração de conclusão
|
01
|
08
|
Curso de Pós-Graduação "Stricto Sensu" , em nível de Mestrado
|
Cópia autenticada do certificado ou da declaração de conclusão
|
01
|
10
|
Curso de Pós-Graduação "Stricto Sensu" , em nível de Doutorado
|
Cópia autenticada do certificado ou da declaração de conclusão
|
01
|
12
|
4.5 no caso de declaração de conclusão de curso de Pós-Graduação, esta deverá conter a aprovação na monografia, dissertação e/ou defesa de tese e a data de conclusão do curso.
4.6 somente serão analisados os títulos relacionados no quadro acima, em cópia autenticada, que não será devolvida;
DO CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA- 3ª ETAPA
1. O Curso de Formação, de caráter obrigatório e eliminatório, será constituído de aulas teóricas e de atividade prática, obedecendo à regulamentação própria, mediante Ato Administrativo específico a ser publicado, na época de sua realização, sendo o candidato considerado APTO, INAPTO ou DESISTENTE.
2. Serão convocados para o Curso de Formação Básica somente os candidatos aprovados nas Provas Objetiva e Oral e classificados, parcialmente, de acordo com o quantitativo, por CRE, estabelecido a seguir:
1º GRUPO
| |||
QUANTITATIVO DE CANDIDATOS, POR CRE, QUE SERÃO CONVOCADOS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA
| |||
CRE
|
Candidatos aprovados nas Provas Objetiva e Oral classificados até o:
| ||
VAGAS REGULARES
|
VAGAS NEGROS E ÍNDIOS
|
VAGAS DEFICIENTES
| |
1ª
|
10
|
2
|
1
|
2ª
|
5
|
2
|
1
|
3ª
|
10
|
2
|
1
|
4ª
|
8
|
2
|
1
|
5ª
|
10
|
2
|
1
|
6ª
|
8
|
2
|
1
|
7ª
|
7
|
2
|
1
|
8ª
|
10
|
2
|
1
|
9ª
|
10
|
2
|
1
|
10ª
|
20
|
6
|
3
|
11ª
|
5
|
2
|
1
|
TOTAL
|
103
|
26
|
13
|
2º GRUPO
| |||
QUANTITATIVO DE CANDIDATOS, POR CRE, QUE SERÃO CONVOCADOS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA
| |||
CRE
|
Candidatos aprovados nas Provas Objetiva e Oral classificados até o:
| ||
VAGAS REGULARES
|
VAGAS NEGROS E ÍNDIOS
|
VAGAS DEFICIENTES
| |
1ª
|
9
|
2
|
0
|
2ª
|
5
|
1
|
0
|
3ª
|
9
|
2
|
0
|
4ª
|
8
|
2
|
0
|
5ª
|
9
|
2
|
0
|
6ª
|
8
|
2
|
0
|
7ª
|
6
|
1
|
0
|
8ª
|
9
|
2
|
0
|
9ª
|
9
|
2
|
0
|
10ª
|
19
|
5
|
0
|
11ª
|
5
|
1
|
0
|
TOTAL
|
96
|
22
|
0
|
2.1 a convocação para o Curso de Formação, a que se refere o item 2, deste Título, será em dois grupos, obedecendo o quantitativo estabelecido nos quadros acima.
3. Será emitida e publicada no D.O Rio a classificação parcial, por Coordenadoria Regional de Educação - CRE, em ordem decrescente de pontos, mediante o somatório das notas obtidas nas Provas Objetiva, Oral e de Títulos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Compreensão de textos contemporâneos. 1.1 Características da descrição, da narração, da dissertação e da injunção 1.2 Significado de palavras e expressões no contexto. 2. Coerência e coesão textual. 3. Denotação e conotação 3.1 Figuras de linguagem. 4. Variação lingüística. 4.1 Uso da língua padrão e adequação da linguagem às diferentes situações de comunicação. 5. Ortografia 5.1 Emprego de letras 5.2 Acentuação gráfica (conforme o atual Acordo Ortográfico). 6. Reconhecimento do uso significativo dos diferentes recursos gramaticais no texto (níveis: fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo) 6.1 Estrutura e formação de palavras. 6.2 Emprego e função das diversas classes de palavras. 6.3 Flexão verbal - valor semântico de tempos e modos. 6.4 Emprego dos sinais de pontuação. 7. Concordância nominal e verbal. 8. Regência nominal e verbal 8.1 Ocorrência da crase. 9. Relações de sentido entre orações e segmentos de texto 9.1 Coordenação e subordinação.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
AZEREDO, José Carlos. Gramática Houaiss da língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: Publifolha, 2008.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa (atualizada pelo Novo Acordo Ortográfico). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CUNHA, Celso e Lindley Cintra, L. F. Nova gramática do português contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.
FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E POLÍTICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: 1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - Lei 9.394/96. 2. Diretrizes Curriculares Nacionais: Parecer 04 CNE/SEB/98 e Resoluções 02 CNE/SEB/98 e 01 CNE/SEB/06.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO: 1. Perspectiva Histórica da Educação. 2. Aspectos filosóficos e sociológicos da Educação. 3. Aspectos psicológicos do desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem. 4. Teorias de Currículo, na perspectiva pós-crítica de currículo. 5. Concepções de aprendizagem na perspectiva histórico-cultural.
INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: 1. Projeto Político Pedagógico. 2. Planejamento. 3. Avaliação: função, objetivos e modalidades. 4. Projeto didático. 5. Metodologias de Ensino.
LETRAMENTO COMO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA PRESENTE EM TODAS AS ÁREAS DE ENSINO: 1. Conceitos de letramento. 2. O ensino de Matemática e a formação de leitores.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BRASIL. Lei 9.394/96. Diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL / CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes curriculares nacionais. Parecer 04 CNE/SEB/98.
BRASIL / CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes curriculares nacionais. Resolução 02 CNE/SEB/98.
BRASIL / CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes curriculares nacionais. Resolução 01 CNE/SEB/2006.
BRASIL / SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais (vol. 1). BRASÍLIA: MEC/SEF, 1997.
BRASIL / SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental:Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. BRASÍLIA: MEC/SEF, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia; saberes necessários à prática educativa.Rio: Paz e Terra, 1996.
GROSSI, Esther Pillar e BORDIN, Jussara (orgs.). Construtivismo Pós-Piagetiano. Rio de Janeiro, Vozes, 1999.
KOHL, Marta, Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento - um processo socio-histórico. São Paulo, Scipione, 1993.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (org). Currículo: políticas e práticas. S. Paulo: Papirus, 1999.
MULTIEDUCAÇÃO. (proposta Curricular da SME).
NEVES, Iara Conceição Bitencourt e outros (orgs.) Ler e escrever; compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2007.
FONTANA , Roseli & CRUZ, Nazaré. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo, Atual, 1997.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito & desafio, uma perspectiva construtivista. Edição, 23. Editora, Mediação, 2003.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré escola à universidade. 20ª Edição revista. Editora, Mediação, 2003.
HOFFMANN, Jussara.O jogo do contrário em avaliação. Editora, Mediação, 2005.
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: Estudos e proposições. Campinas: Cortez, 2011.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo, Ática, 1999.
CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento. Fundamentos
epistemológicos e políticos.São Paulo: Cortez, 2002.
ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite (orgs).O sentido da escola.Rio de Janeiro: DP&A, 2001
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
DEMO, Pedro. A nova LDB: ranços e avanços. São Paulo: Papirus, 1999.
LUCKESI, Cipriano. Filosofia da Educação. Rio de Janeiro: Cortez, 1990.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1. Métodos e abordagens de ensino da língua inglesa e sua relação com os Parâmetros Curriculares Nacionais - língua estrangeira. 2. Compreensão de textos: estratégias de leitura; conceito de gênero textual e de tipo de texto; leitura e gêneros textuais; identificação dos mecanismos que conferem coesão e coerência ao texto; relação texto-contexto. 3. Léxico-gramática: verbos: tempo, modo e voz; auxiliares modais; "phrasal verbs'; substantivos, pronomes, artigos, adjetivos possessivos e numerais. Advérbios e preposições expressando tempo, modo e lugar; subordinação e coordenação. 4. Discurso: discurso direto, relatado, direto livre e relatado livre e sua função comunicativa no texto. 5. Inglês escrito e falado, inclusive nas novas tecnologias de comunicação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL, SEF/MEC. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LÍNGUA ESTRANGEIRA. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. BRASÍLIA: MEC/SEF,1998. HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/SEB/ARQUIVOS/PDF/PCNESTRANGEIRA.PDF
CARTER R.; McCARTHY, M. Cambridge Grammar of English. Cambridge: CUP, 2006.
HARMER, J. The Practice of English Language Teaching (4th edition). Harlow: Longman, Pearson, 2007.
KLEIMAN, A. Oficina de Leitura: Teoria e Prática (9ª ed). Campinas: Pontes, 2002.
MACHADO, A. R.; DIONISIO, A. P.; BEZERRA, M. A. GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO. RIO DE JANEIRO: LUCERNA, 2004.
NUTTALL, C. TEACHING READING SKILLS IN A FOREIGN LANGUAGE. LONDON: HEINEMANN, 1996.
RICHARDS, J.; ROGERS, T.; SWAN, M. Approaches and methods in language teaching. Cambridge: CUP, 2001.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Multieducação: o ensino de Línguas Estrangeiras. Série Temas em Debate. Rio de Janeiro, 2008.
SINCLAIR, J. (Ed.) Collins Cobuild English grammar.(3rd ed) London: Harper Collins, 2011.
THORNBURY, S. About language. Cambridge: CUP, 1997.
THORNBURY, S. Beyond the sentence: introducing discourse analysis. London: MacMillan, 2005.
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