sábado, 30 de maio de 2015

Charlie, você está na Internet?


A humanidade sempre teve seus medos, como forma de se preservar. O  medo é um sentimento que visa proteger o organismo de um perigo ou de uma ameaça. Por isso, é um sentimento presente nos animais, que os faz sobreviver em ambientes difíceis e, ao seu modo, também está presente no homem, como uma herança instintiva que tem o mesmo significado: proteção contra algo ou alguém que possa fazer mal.
Levando esta questão do medo para a nossa vida, veremos que o medo no nosso dia-a-dia na maior parte das vezes é infundado, ou seja, estão presentes na mente mas não na realidade. Com isso, podemos deixar de realizar muita coisa por medo do que poderia acontecer. Mas não aconteceu – ainda – e muito provavelmente não vai acontecer.
A partir disso, várias pessoas no decorrer do tempo se aproveitaram desse sentimento para uso pessoal, tirar vantagens dos que sentem ou expressam um medo do desconhecido, do irracional, do que não podem entender. Quando Orson  Wells transmitiu a adaptação de Guerra dos Mundos, de H. G.Wells, atualizando a história para o presente e alterando o formato para o de noticiário, sem avisar aos seus ouvintes, criou pânico generalizado, telefonemas desesperados para a polícia, grupos armados saindo pela noite em busca dos marcianos, pessoas cobrindo as janelas com panos úmidos e americanos preferindo o suicídio à morte por gás venenoso, como se todo o país tivesse acreditado estar ouvindo uma descrição real de uma invasão do espaço. Naquele momento, o papel do jornalismo adaptado à nova mídia que surgia, no caso o rádio, foi estudado, criando novas regras, e ética para os novos tempos, um novo jornalismo.
A Internet tem propiciado, pela aceleração da divulgação de informação (e com certeza pela falta de atenção e espírito critico de muitos pessoas)  outros fenômenos de medo coletivo, mas em tempo de Facebook,  Twitter, redes sociais e celebridades instantâneas, tudo circula muito mais rapidamente.
Recentemente, tivemos um novo fenômeno, invadindo um espaço bastante propício a esses dois elementos, internet e medo coletivo do desconhecido: em várias partes do mundo, foi relatado que um ritual de invocação de espíritos causou tumulto em escolas. Estudantes passaram mal após a brincadeira "Charlie Charlie", no Brasil, em vários estados do países, assim como nos EUA, Inglaterra e em muitos locais.
O ritual "Charlie Charlie" envolve colocar dois lápis um em cima do outro em forma de cruz, e escrever as palavras "sim" e "não" nos quadrados formados por eles. O invocador deve então perguntar "Charlie Charlie, você está aí?". Se um dos lápis se mover para a palavra "sim", o espírito estará presente.
"Ontem, uma menina do 8º ano começou com a brincadeira do 'Charlie'. Uma menina disse que viu o 'demônio', e outra começou a ver e espalhar para escola toda. As meninas começaram a desmaiar, ter convulsões, os pequenos do 1º ao 6º ano começaram a se enforcar a se bater", disse uma das alunas da escola. Ela não quis ser identificada, segundo relato no portal G1.
Mas, acabou-se descobrindo que o "Desafio Charlie Charlie", brincadeira que viralizou na internet e supostamente invoca um espírito chamado "Charlie", se trata de uma grande jogada de marketing do filme de terror "A Força", que tem previsão de estreia para o dia 17 de julho nos cinemas do Brasil.
O filme conta a história de um grupo de jovens que encenam uma peça teatral na escola e são assombrados pelo espírito de um ator chamado Charlie que morreu há 20 anos enquanto fazia a mesma peça, no mesmo palco. A produtora Blumhouse Productions, responsável pelo filme, ‘A Forca‘ (The Gallows), produzido por Jason Blum, responsável pelas franquias ‘Atividade Paranormal’, ‘Sobrenatural’ e ‘Uma Noite de Crime’.
A Blumhouse Productions, produtora responsável pelo filme, foi quem lançou a brincadeira no Twitter, dia 26 de Maio.
publicou um vídeo com uma brincadeira semelhante nas redes sociais, de acordo com o jornal o Dia. Já os veículos britânicos BBC e Telegraph desmistificaram a teoria de assombração que movem os objetos, e de acordo com as investigações isso ocorre pela gravidade, o equilíbrio entre as canetas e correntes de ar.
Mesmo com a divulgação da origem do mito, no  Twitter a hashtag #charliecharliechallenge teve mais de 1,5 mil publicações somente em um dia. Para os desavisados, explica um texto sobre a brincadeira na web, há regras antes de brincar com Charlie: Ele é bem educado e você deve se despedir do espírito antes de parar a brincadeira.
Porém, segundo um internauta, a brincadeira é tradicional no México. Nem todos acreditam, no entanto, alguns se assustam com as supostas respostas de Charlie, gritam e correm assustados.
O que espanta nisso tudo é a rapidez com que o nosso amigo fantasminha Charlie(você está lendo este texto?) foi divulgado de forma tão rápida. Em praticamente três dias ele já havia percorrido o globo, indo de um canto a outro, aterrorizando mentes sugestionáveis, sem questionamento sobre sua origem. Ao se pesquisar na internet sobre o nome aproximadamente 481.000.000 resultados surgem como resposta.
Quando o sociólogo Barry Glassner, da Universidade da Califórnia, fez uma análise da última década, ele viu uma sociedade saltando de um susto para outro - mas, geralmente, sem nenhum motivo.
Glassner destaca o papel daquilo que ele chama de "doenças metafóricas" - simplificações que são criadas para facilitar o entendimento do público de uma doença, geralmente real.
Isto se dá principalmente pela incapacidade do público em entender os meandros da ciência por trás desses estudos. Uma das características da doença metafórica, segundo o sociólogo, é que ela não é uma doença real no sentido médico do termo - pode mesmo haver dúvidas entre especialistas se a doença de fato existe.
Como não há uma fundamentação científica direta, é comum que as doenças metafóricas tornem-se objeto de exageros, superstições e muitos boatos.
Em seu livro, Glassner demonstra que é a nossa percepção do perigo que tem aumentado, e não o nível real de risco.
Ele expõe as pessoas e organizações que manipulam nossas percepções e lucram com os medos coletivos, incluindo grupos que arrecadam dinheiro exagerando a importância e a ocorrência de doenças e os políticos que ganham eleições aumentando as preocupações sobre o crime, o uso de drogas e o terrorismo.
De um medo de fantasma, de uma assustadora brincadeira do Charlie Charlie Challenge, o qual não passou de uma jogada de marketing, a paranoias coletivas e /ou  preconceitos, o medo é um excelente elemento para manipulação cínica por parte de  políticos ou quem queira fazer uso dele para fins de controle social.  

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Reitor da UERJ agride estudantes e moradores de favela



Houve um tempo em que um reitor de uma universidade pública, frente a possibilidade de ter a Polícia Militar invadindo as instalações de sua instituição, declarou: “Policial aqui só entra se passar no Vestibular!”.
Infelizmente, esse perfil de reitor de universidade ligado à comunidade, defensor da educação pública de qualidade, que respeita a autonomia universitária, e que junto com  estudantes, técnicos administrativos e professores luta pela qualidade e zelo do nome da instituição parece que não existe mais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Vide os últimos casos que aconteceram na UERJ, nos últimos dois anos: cortes de verbas por parte do governo do estado do Rio de Janeiro tem deixado a universidade sem dinheiro para pagar professores contratados, sem realizar concurso para professores efetivos, deixando alunos sem aula em diversos cursos e campi.  Empresas terceirizadas de limpeza e manutenção não pagam salários de seus funcionários, deixando setores da antiga pérola acadêmica da zona norte parecendo um lixão de detritos.
Pesquisas são cortadas, projetos são abandonados e a privatização de setores da UERJ, através de fundações e cursos pagos, é feita em silêncio, com a desculpa da falta de verba.
Mas, um dos lados que parece estar mudando mais é a relação da UERJ e sua reitoria com a sua comunidade ao redor e as causas sociais da cidade. Esta sempre teve uma profunda ligação com os moradores da região da Tijuca, e suas favelas. Até porque está inserida na paisagem urbana, é passagem para o metrô, e trem. Além de com seus serviços e cursos, servir a quase 500 mil pessoas há alguns anos, entre usuários do Hospital Universitário Pedro Ernesto(HUPE), LICOM(curso de línguas para a comunidade), exames de DNA de graça, e muitos outros.  Mas com a falta de verbas, corte de projetos e recursos, o atendimento a comunidade tem diminuído drasticamente. A casa “cinza” de concreto assusta quem passa por lá, como outros prédios de universidades, que não atraem o povo, como no IFCS, da UFRJ, o qual a população não entra nem para usar o banheiro.
E a UERJ, onde tenho muito orgulho de ter estudado, também sempre foi solidário para com as causas sociais. Esteve presente, por exemplo, apoiando a população de Vigário geral, quando do Massacre causado por policiais da ”banda podre”, em 1993, e outros tantos.
Mas, a atual reitoria parece ter um medo de movimento sociais incrível. Por duas vezes adiantou o fim do semestre, devido a atos e seus participantes buscarem refúgio em suas paredes. E enfim, no dia 28 de maio deste ano, o reitor da UERJ se esmerou: deu ordem para que seus seguranças fiéis reprimissem estudantes da universidade, os quais  apoiavam moradores da favela que estavam sendo removida pelo PM,a  mando do prefeito Eduardo Paes, com a ação da Guarda Municipal e também da Polícia Militar. A remoção - como de habitual no Rio - foi extremamente violenta, atirando bombas de gás lacrimogêneo dentro das casas das pessoas e com violência física com cassetetes contra os moradores.
Segundo o site Vírus Planetário, os estudantes da UERJ realizavam assembleia e, ao saberem do fato, foram para o local apoiar os moradores. A repressão da Polícia, com mais resistência dos estudantes, ficou ainda mais dura e todos correram para a UERJ para se refugiar.
A polícia do lado de fora tacava bombas fazendo com que as pessoas entrassem na UERJ e do lado de dentro, os seguranças da universidade, a mando do Reitor Vieiralves, lançavam jatos de água contra as pessoas. 
Como resultado, houve quebra dos vidros da entrada da universidade, quando os seguranças impediam estudantes da UERJ e moradores da favela Metrô-Mangueira,  de se refugiar dentro do espaço que basicamente é deles.
Algumas pessoas poderiam dizer que esse título deste pequeno artigo está errado ou exagerado. Que não foi o reitor que bateu ou agrediu os estudantes e moradores de favela, no caso acontecido ontem, dia 28. Mas o caso é que as responsabilidades dos atos tem que ser imputadas a quem os comete. Assim como o reitor não deixou os alunos e moradores da favela removida se refugiarem na UERJ, ele poderia muito bem ter dito como o seu antigo colega de cargo: “Policial aqui só entra se passar no Vestibular!”. Desta forma, não haveria quebra de vidros, o trânsito na cidade não teria dado um nó na volta do trabalho de milhares de trabalhadores para sua casa. Talvez até chamar sociólogos, assistentes sociais, engenheiros, arquitetos, e tantos outros profissionais da universidade, para pensar formas de cuidar de moradores que sofreram remoção violenta, traumas psicológicos e sofrimentos.
Mas, ao optar pela violência contra estudantes e moradores de favela Metrô-Mangueira,  que fica próxima ao Maracanã, à UERJ e à Mangueira, e teve seu processo de remoção iniciado em 2012,  o reitor da UERJ, além de colaborar com o show de horrores e agressão da PM do Rio, em fotos que irão percorrer o mundo, trazendo mais desonra e infâmia para os corredores da universidade, o qual diz em seu estatuto que seu maior patrimônio é o aluno da instituição. Mas este só tem visto falta de responsabilidade, de diálogo e má gestão no seu dia a dia. 
Os fatos falam por si: mais do que as fotos da entrada da UERJ quebrada. Está quebrada também a tradição de uma universidade solidária, comunitária, de qualidade e pública.

Maximiano Laureano da Silva


Professor e ex-aluno da UERJ

P.S:
Após publicar esse artigo, fico sabendo que a justiça proibiu novas demolições na Favela do Metrô.  E que caso a prefeitura descumpra a decisão judicial, será multada em R$ 20 mil por imóvel derrubado. 











































segunda-feira, 18 de maio de 2015

Processo Seletivo para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante - EFOMM-2016

Segundo o site do Correioweb, a Diretoria de Portos e Costas, da Marinha Mercante, abriu novo concurso público com 395 oportunidades. De acordo com o edital simplificado, divulgado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18/5), as chances são para admissão às Escolas de Formação de oficiais do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (230), no Rio de Janeiro, e do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (165), em Belém. 
Podem concorrer candidatos de ambos os sexos, com idade entre 17 e 23 anos, e que tenham concluído o nível médio escolar até o dia 11 de janeiro de 2016.
As inscrições começam no dia 2 de maio, mediante pagamento da taxa de R$ 50, e vão até 18 de junho, pelo site www.mar.mil.br. Em 25 de julho haverá provas de português, inglês e redação, e no dia seguinte serão aplicados testes de matemática e física. O concurso ainda conta com seleção psicofísica e teste de suficiência física. O curso de formação tem início em fevereiro do ano que vem.


:. Provas Anteriores Concurso EFOMM
PROCESSO SELETIVO 2015 (formato ZIP)
PROCESSO SELETIVO 2014 (formato ZIP)
PROCESSO SELETIVO 2013 (formato ZIP)
PROCESSO SELETIVO 2010 (formato ZIP)
PROCESSO SELETIVO 2009 (formato ZIP)
PROCESSO SELETIVO 2008 (formato ZIP)
PROCESSO SELETIVO 2007 (formato ZIP)
PROCESSO SELETIVO 2006 (formato ZIP)
PROCESSO SELETIVO 2005 (formato ZIP)

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Exército Brasileiro: inscrições de Concursos Públicos com 1.910 vagas

Exército Brasileiro, recebe a partir desta segunda-feira (11), as inscrições de quatro Concursos Públicos com 1.910 vagas no total.
A Escola Preparatória de Cadetes do Exército, visa o preenchimento de 500 vagas, destinadas à matricula no Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico, conforme edital nº 1/2015.
Para os Cursos de Formação de Sargentos, há oportunidades conforme os documentos e áreas relacionadas a seguir:
  • Edital nº 2/2015: Combatente, Logística-técnica e Aviação (1.260);
  • Edital nº 3/2015: Música (80);
  • Edital nº 4/2015: Saúde (70).
Além de ter concluído o nível médio, verifique os requisitos específicos de cada caso, como curso Técnico e limites de idade, por exemplo. As admissões estão previstas para o ano de 2016.
Os cursos de Formação de Sargentos recebem as inscrições até o dia 6 de julho de 2015, e a Escola de Cadetes recebe os pedidos de participação até o dia 10 de julho de 2015.
Você deve acessar o site www.esa.ensino.eb.br, preencher a ficha de inscrição, e realizar o pagamento da taxa por meio de GRU.
Estes Concursos têm entre os métodos de avaliação, a realização de exame intelectual, valoração de títulos, inspeção de saúde, revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos, observadas as cidades e horários de cada edital de abertura.
Já a validade, é para o ano a qual se referem as inscrições, a partir da data de publicação dos respectivos editais de homologação do resultado, e encerra, no mínimo, quinze dias após a data limite prevista para matrícula.
Confira os documentos disponíveis em nosso com todas informações.
Jornalista: Ariane Gonçalves
fonte: pciconcursos.com.br

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Polícia Militar - MG:1.410 vagas para curso de formação de Soldados

A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PM - MG), publicou a abertura do Concurso Público para admissão de 1.410 candidatos no curso de formação de Soldados, para o ano de 2016. Desse total, 1.269 são destinadas a homens e 141 para mulheres.
O curso ocorrerá na Escola de Formação de Soldados (EFSD) da Academia de Polícia Militar (APM), durante 11 meses, com início previsto para março de 2016 e encerramento em fevereiro de 2017.
Quem for aprovado para realização do curso, receberá a remuneração de R$ 3.049,05, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica. Dos interessados são exigidas formação em ensino médio completo ou equivalente, altura mínima de 1,60m e idade entre 18 e 30 anos (nascidos de 01/03/1986 a 01/03/1998), considerando a data de inicio do curso, que é 1º de março de 2016.
Após a conclusão deste, o candidato será promovido a Soldado 1ª Classe e alocado em uma das cidades pertencentes às 1ª, 2ª e 3ª Regiões da Polícia Militar e Comando de Policiamento Especializado (CPE). Os municípios que compõe essas unidades estão descritos em um dos anexos do edital de abertura.
As inscrições devem ser efetuadas pelo site www.policiamilitar.mg.gov.br, de 18 de maio de 2015 a 18 de junho de 2015, mediante o recolhimento da taxa no valor de R$ 122,95.
Os candidatos inscritos serão submetidos às etapas de Provas de Conhecimento e de Redação, Exames de Saúde, Teste de Capacitação Física e Avaliação Psicológica com Exame Toxicológico.
PROGRAMA DE MATÉRIAS – CONCURSO CFSd QPPM/2016 PORTUGUÊS 1. Domínio da Expressão Escrita (redação). 2. Adequação Conceitual. 3. Pertinência, relevância e articulação dos argumentos. 4. Seleção Vocabular. 5. Estudo de texto(s) (questões objetivas sobre textos de conteúdo literário ou informativo ou crônica). 6. Ortografia. 7. Acentuação gráfica. 8. Pontuação. 9. Estrutura e Formação de Palavras. 10. Classes de Palavras. 11. Frase, Oração e Período. 12. Termos da oração. 13. Período Composto. 14. Funções sintáticas dos pronomes relativos. 15. Emprego de nomes e pronomes. 16. Emprego de tempos e modos verbais. 17. Regência Verbal e Nominal (crase). 18. Concordância Verbal e Nominal. 19. Orações reduzidas. 20. Colocação pronominal. 21. Estilística. 22. Figuras de Linguagem. MATEMÁTICA 1. Conjuntos numéricos (operações básicas, propriedades, múltiplos e divisores, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum e radicais). 2. Polinômios (operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão). 3. Produtos notáveis. 4. Equações do 1º e 2º graus. 5. Inequações do 1º e 2º graus. 6. Sistemas de equações do 1º e 2º graus. 7. Sistema legal de unidade de medida. 8. Razões e proporções. 9. Grandezas diretas e inversamente proporcionais. 10. Regra de três simples e composta. 11. Funções. 12. Função exponencial. 13. Probabilidade. 14. Matemática financeira. GEOGRAFIA Geografia Geral: 1. O espaço natural e econômico. 2. Orientação, localização, representação da Terra e fusos horários. 3. Características e movimentos. 4. Evolução da Terra. 5. Relevo terrestre e seus agentes. 6. A atmosfera e sua dinâmica. 7. Geopolítica. 8. Atualidade. 9. Política. 10. Conflitos. 11. Globalização. 12. Cartografia. 13. Educação Ambiental. Geografia do Brasil: 1. Tempo. 2. Clima. 3. Aspectos demográficos: conceitos fundamentais. 4. Comércio. 5. Recursos naturais e extrativismo mineral. 6. Fontes de energia. 7. Indústria. 8. Agricultura. 9. Regiões Brasileiras: aspectos naturais, humanos, políticos e econômicos. HISTÓRIA DO BRASIL 1. A Era Vargas. 2. A terceira República. 3. O Regime Militar e A Nova República. 4. Situação econômica pós 1964. 5. Redemocratização do país. 6. Diretas Já. 7. A Nova República. 8. Governo Sarney. 9. Governo Collor. 10. Governo Itamar e a eleição de Fernando Henrique Cardoso. 11. Governo Fernando Henrique Cardoso. 12. Eleição e primeiro mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 13. A sociedade brasileira na atualidade. NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS 1. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 2. Constituição da República Federativa do Brasil: Art. 5º ao 7º e Art. 14. 3. Lei nº 4.898, de 09 de dezembro de 1965, regula o direito de representação e o processo de responsabilidade administrativa, civil e penal, 32 nos casos de abuso de autoridade: Art. 1º ao 6º. 4. Lei nº 9.455, de 07 de abril de 1997, define os crimes de tortura e dá outras providências. 5. Lei nº 9.807, de 13 de julho de 1999, estabelece normas para a organização e a manutenção de programas especiais de proteção a vítimas e a testemunhas ameaçadas: Artigos 1º ao 15. 6. Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências. Art. 1º ao 7º. 7. Lei Federal nº 9.459, de 13 de maio de 1997 ( altera os artigos 1º e 20 da Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça e cor, e acrescenta parágrafos ao art. 140, do Decreto-lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940). NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1. Conceitos Básicos de Computação: computadores, componentes de hardware e software de computadores. 2. Sistema operacional Windows 7 e Linux: Introdução, arquivos, pastas, navegador, correio eletrônico, principais programas, compartilhamentos, impressão e áreas de transferência. 3. Conhecimentos de Processadores de texto (Microsoft Office Word/open Office writer): operações básicas, digitação de textos, formatação, cabeçalho, rodapé e tabelas. 4. Conhecimentos de Planilha Eletrônica (Microsoft Office Excel/open Office 32alç): operações básicas, fórmulas, funções, pastas e formatação. 5. Noções de rede de computadores: conceitos e serviços relacionados à Internet, tecnologias e protocolos da internet, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet/intranet. 6. Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação na internet e correio eletrônico. 7. Conceitos básicos sobre os principais aplicativos comerciais para antivírus e procedimentos de segurança. 8. Noções de software livre/licenciamento. 
Acesse no site abaixo o edital completo:
Jornalista: Aline Martins

Mais de 600 vagas de Estágio para nível Médio no TRE - SP

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE - SP) divulgou a abertura das inscrições para uma ótima oportunidade de Estágio.

Ao todo 607 vagas foram anunciadas para as Zonas Eleitorais do Estado de São Paulo e na Secretaria do Tribunal, sendo distribuídas entre a Capital e os seguintes municípios paulistas: Adamantina (1); Aguaí (1); Altinópolis (1); Americana (4); Amparo (2); Andradina (2); Angatuba (1); Aparecida (1); Apiaí (1); Araçatuba (4); Araraquara (5); Araras (2); Arujá (2); Atibaia (2); Auriflama (1); Avaré (2); Bananal (1); Bariri (1); Barra Bonita (2); Barretos (2); Barueri (4); Batatais (1); Bauru (4); Bebedouro (2); Bilac (1); Birigui (2); Boituva (2); Botucatu (2); Bragança Paulista (3); Brotas (1); Buritama (1); Caçapava (2); Cachoeira Paulista (1); Caconde (1); Cajamar (1); Cajuru (1); Campinas (14); Campo Limpo Paulista (2); Campos do Jordão (1); Cananéia (1); Cândido Mota (1); Capão Bonito (2); Carapicuíba (2); Cardoso (1); Catanduva (3); Cerqueira César (1); Cerquilho (1); Colina (1); Cosmópolis (2); Cotia (4); Cravinhos (1); Cruzeiro (2); Cubatão (2); Cunha (1); Descalvado (1); Diadema (5); Dois Córregos (1); Embu das Artes (3); Embu-Guaçu (2); Espírito Santo do Pinhal (2); Estrela d'Oeste (2); Fartura (1); Fernandópolis (2); Franca (2); Francisco Morato (2); Franco da Rocha (2); Garça (2); General Salgado (1); Guaíra (1); Guaratinguetá (4); Guariba (1); Guarujá (2); Guarulhos (11); Hortolândia (2); Ibitinga (2); Ibiúna (2); Igarapava (1); Iguape (1); Ilha Solteira (1); Indaiatuba (1); Itanhaém (2); Itapecerica da Serra (2); Itapetininga (2); Itapeva (2); Itapevi (2); Itápolis (1); Itaporanga (1); Itaquaquecetuba (2); Itararé (2); Itatiba (2); Itu (2); Ituverava (1); Jaboticabal (1); Jacareí (4); Jacupiranga (2); Jales (2); Jandira (2); Jardinópolis (1); Jaú (3); José Bonifácio (1); Jundiaí (2); Junqueirópolis (1); Juquiá (2); Leme (2); Lençóis Paulista (1); Limeira (4); Lins (3); Lorena (2); Mairiporã (1); Marília (3); Martinópolis (1); Matão (1); Mauá (6); Miracatu (1); Mirassol (2); Mococa (1); Mogi das Cruzes (6); Mogi Guaçu (2); Mogi Mirim (2); Monte Alto (1); Monte Aprazível (1); Monte Azul Paulista (1); Monte Mor (2); Morro Agudo (1); Nhandeara (1); Nova Granada (1); Nova Odessa (2); Novo Horizonte (2); Nuporanga (1); Olímpia (2); Orlândia (1); Osasco (12); Ourinhos (2); Pacaembu (1); Palestina (1); Palmeira d' Oeste (1); Paraguaçu Paulista (1); Paraibuna (1); Paulínia (2); Paulo de Faria (1); Pederneiras (1); Pedregulho (2); Pedreira (1); Penápolis (3); Pereira Barreto (2); Peruíbe (2); Piedade (2); Pindamonhangaba (2); Piquete (1); Piracicaba (5); Piraju (2); Pirajuí (1); Pirapozinho (2); Pirassununga (2); Piratininga (1); Pitangueiras (1); Poá (2); Pompéia (1); Porto Feliz (1); Porto Ferreira (1); Praia Grande (3); Presidente Bernardes (1); Presidente Epitácio (1); Presidente Prudente (3); Presidente Venceslau (1); Promissão (1); Quatá (1); Queluz (1); Regente Feijó (1); Registro (2); Ribeirão Bonito (1); Ribeirão Pires (4); Ribeirão Preto (7); Rio Claro (6); São Paulo - Capital (113); Salto (1); Santa Adélia (1); Santa Bárbara d'Oeste (2); Santa Branca (1); Santa Cruz das Palmeiras (1); Santa Cruz do Rio Pardo (2); Santa Fé do Sul (1); Santa Isabel (1); Santa Rita do Passa Quatro (1); Santa Rosa de Viterbo (2); Santo Anastácio (1); Santo André (14); Santos (6); São Bento do Sapucaí (1); São Bernardo do Campo (12); São Caetano do Sul (4); São Carlos (3); São João da Boa Vista (1); São José do Rio Preto (9); São José dos Campos (8); São Luís do Paraitinga (1); São Manuel (1); São Miguel Arcanjo (1); São Pedro (1); São Roque (2); São Sebastião (20; São Sebastião da Grama (1); São Simão (1); São Vicente (4); Serra Negra (2); Serrana (1); Sertãozinho (2); Socorro (1); Sorocaba (12); Sumaré (3); Suzano (4); Taboão da Serra (4); Tambaú (1); Taquaritinga (2); Taquarituba (1); Tatuí (2); Teodoro Sampaio (1); Tietê (1); Tremembé (1); Tupã (3); Tupi Paulista (1); Ubatuba (2); Urupês (1); Valinhos (2); Valparaíso (1); Vargem Grande do Sul (1); Várzea Paulista (2); Vinhedo (1); Viradouro (1); Votorantim (2); e Votuporanga (1).
Para concorrer é preciso que o estudante tenha a idade mínima de 16 anos, e que na data da inscrição, esteja cursando o primeiro ou segundo ano do ensino Médio Regular. Além disso, só podem participar os alunos matriculados em estabelecimentos públicos ou particulares, com frequência efetiva, em instituições de ensino conveniadas ao CIEE.
Quem for selecionado vai atuar em jornadas diárias de 4 horas, com remuneração de R$ 450,00, acrescida por auxílio transporte no valor diário de R$ 7,00. Os aprovados também estarão assegurados, mediante apólice de seguros, contra acidentes pessoais 24 horas por dia, e terão ainda um Fundo de Assistência ao Estagiário, para casos de pequenos acidentes.
Se você tem o perfil exigido e deseja participar desta oportunidade, acesse o site do CIEE, www.ciee.org.br, faça seu cadastro e se inscreva de forma gratuita, até o dia 14 de maio de 2015.
O processo de seleção será composto por Prova Objetiva de múltipla escolha, formada por 30 questões, prevista para ser aplicada em 24 de maio de 2015, em locais a serem divulgados posteriormente.
A classificação final dos candidatos será apurada, no caso da capital, por unidade, e, no caso do interior e grande São Paulo, por município, considerando a soma dos pontos obtidos na prova objetiva de múltipla escolha, obedecendo a ordem decrescente da nota final. 
Em caso de empate na nota final, serão utilizados os seguintes critérios para o desempate: a. maior nota na prova de língua portuguesa; b. maior nota na prova de conhecimentos gerais; c. maior nota na prova de matemática; d. maior idade.
A validade desta seletiva é de um ano, mas é possível que este prazo seja prorrogado pelo TRE - SP. Mais informações podem ser obtidas no edital completo disponível no site.
Jornalista: Ynaiê Botelho

Polícia Militar - SP:Concurso com 2 mil vagas para Soldado

Polícia Militar do Estado de São Paulo, está realizando o primeiro Concurso Público de 2015 que objetiva o preenchimento de 2 mil vagas no cargo de Soldado PM de 2ª Classe.
A remuneração básica inicial é de R$ 2.901,03, sendo que as parcelas que a compõem são: padrão no valor de R$ 1.178,88, RETP no de R$ 1.178,88, e insalubridade no valor de R$ 543,27.
Podem se inscrever candidatos que tenham concluído o ensino médio e que tenham no mínimo 18 anos, e no máximo 30. Há ainda outros requisitos que estão discriminados no edital de abertura.
As inscrições devem ser realizadas por meio do site da empresa organizadora Vunesp (www.vunesp.com.br), a partir das 10h de 27 de abril de 2015 às 15h59 de 22 de maio de 2015. A taxa de participação é de R$ 50,00 e deve ser paga mediante boleto bancário.
Terá direito à redução de 50% (cinquenta por cento) do valor da taxa de inscrição o candidato que cumulativamente atenda aos seguintes requisitos: . seja estudante regularmente matriculado no ensino médio, curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação; e  perceba remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos, ou estiver desempregado. O candidato que preencher cumulativamente as condições estabelecidas nos subitens 15.1. e 15.2. deste Capítulo deverá solicitar a redução do valor da taxa de inscrição obedecendo aos seguintes procedimentos: . acessar, no período das 10h00 de 27 de abril de 2015 às 23h59 de 28 de abril de 2015, o “link” próprio da página do concurso – site www.vunesp.com.br;  preencher o requerimento de solicitação de redução de taxa de inscrição com os dados solicitados;
Os candidatos farão Prova Escrita com Redação e serão submetidos também a Avaliação de Condicionamento Físico, Exames de Saúde e Psicológicos e passarão por um detalhado Processo de Investigação Social e Análise de Documentos e Títulos.
As provas escritas serão realizadas nas cidades de Araçatuba; Bauru; Campinas; Piracicaba; Presidente Prudente; Ribeirão Preto; Santos; São José do Rio Preto; São José dos Campos; São Paulo; e Sorocaba.
Este Concurso terá validade de 90 dias, a contar da data de sua homologação e poderá, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.
Mais informações podem ser obtidas no edital completo disponível no site abaixo:

terça-feira, 5 de maio de 2015

Prefeitura de Araruama - RJ: mais de 1.700 vagas em Concurso Público

A Prefeitura de Araruama divulgou a realização de um novo Concurso Público, com o objetivo de preencher 1.727 vagas e formar cadastro reserva.
Esta oportunidade irá contratar candidatos para atuarem em diversas secretarias do município, nos cargos distribuídos entre os seguintes níveis de escolaridade:
  • Nível Fundamental (completo e incompleto): Motorista (20); e Motorista nas Categorias C (4); e D (1); Monitor de Transporte Escolar (25); e Telefonista (4).
  • Nível Médio/ Técnico: Cuidador (4); Fiscal de Obras (4); Fiscal de Posturas (10); Fiscal de Tributos (10); Guarda Civil (150); Intérprete de Libras (2); Oficial Administrativo I (150); Secretário Escolar (38); Locutor (2); Técnicos em Agropecuária (1); Computação (7); Edificações (16); Educacional (1); Enfermagem (22); Hemoterapia (5); Informática (4); Laboratório (8); Meio Ambiente (2); em Radiologia (4); e em Segurança do Trabalho (16); e Topógrafo (1).
  • Nível Superior: Advogado (8); Analista de Sistemas (2); Arquiteto (2); Assistente Social (23); Auditor Fiscal (12); Auditor Fiscal com ênfase em Meio Ambiente (4); Contador (3); Dentista (10); Economista (1); Enfermeiro (22); Engenheiros nas áreas Florestal (1); Agrônomo (1); Ambiental (1); Civil (3); Químico (1); e Elétrico (2); Farmacêutico (16); Fisioterapeuta (20); Fonoaudiólogo (11); Médico nas especialidades de Anestesista (7); Cardiologista (2); Cirurgião (10); Clínico Geral (10); Dermatologista (3); Endocrinologista (3); Ginecologista (1); Infectologista (2); Mastologista (2); Neurologista (2); Obstetra (7); Ortopedista (5); Pediatra (10); Pneumologista (3); Psiquiatra (6); Socorrista (10); Urologista (2); Veterinário (3); Museólogo (1); Orientador Educacional (54); Orientador Social (5); Orientador Pedagógico (60); Pedagogo (3); Procurador Jurídico (3); Professor I - Braile (1); Professor I nas disciplinas de Ciências (34); Educação Artística (31); Educação Especial (40); Educação Física (82); Geografia (27); História (31); Língua Inglesa (23); Língua Portuguesa (63); Matemática (62); Professor I - Ledor (5); Libras (2); 1º ao 5º ano (389); Psicólogo (31); Psicomotricista (3); Psicopedagogo (8); Sanitarista (2); e Supervisor Educacional (25).
Os salários pagos aos aprovados variam de R$ 788,00 a R$ 1.536,89, pelo desempenho de atividades em jornadas semanais de até 44 horas. É importante lembrar que dentro do número total de oportunidades, há vagas para pessoas com necessidades especiais.
Caso tenha interesse em concorrer, inscreva-se de 1º a 30 de junho de 2015, por meio do site da empresa organizadora, www.funcab.org. As taxas são de R$ 60,00; R$ 70,00; e R$ 90,00, conforme a atividade desejada, e é preciso efetuar o pagamento via boleto bancário.
Quem não possui acesso à internet, pode comparecer dentro do prazo já citado, junto ao posto disponibilizado para inscrição, que fica na sede da Prefeitura, na Avenida João Kennedy, nº 120, Centro, Araruama - RJ, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.
Os candidatos serão avaliados por meio de Prova Objetiva, que será de caráter classificatório e eliminatório, e para algumas funções haverá também Provas Prática, de Títulos e de Capacidade Física.
Poderá solicitar isenção do pagamento do valor da inscrição o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007, e for membro de família de 2007. Para a realização da inscrição com isenção do pagamento do valor da inscrição, o candidato deverá preencher o Formulário de Inscrição, via Internet, no site Identificação Social – NIS, atribuído pelo CadÚnico do Governo Federal, e firmará declaração de que pertence à família de baixa renda.
A relação das isenções deferidas e indeferidas será disponibilizada no site prevista no cronograma. 
A validade do concurso é de dois anos, mas é possível que este período seja prorrogado. Para mais informações, confira o edital completo no link abaixo:
http://tinyurl.com/q4afdnj